Potencial humano – até onde podemos chegar?

coaching sistemico

Explore seu potencial e encontre os melhores rumos para a sua vida


 
Encontrar o rumo da vida pessoal e profissional é a missão de cada um de nós. Com o passar dos anos, acumulamos experiências e adquirimos habilidades de diversas maneiras, algo fundamental que vai ajudar na jornada até conquistarmos a satisfação, atingindo os objetivos traçados. Mas até onde podemos chegar? O que devemos fazer para seguir crescendo, evoluindo e mantendo-se em uma posição favorável?

O potencial humano é a chave para essas questões. Trata-se de algo inserido em todos nós, cabendo apenas ser desenvolvido. Temos essa capacidade e, sabendo trabalhar alguns quesitos, conseguimos nos desprender e evoluir ainda mais rumo ao que mais buscamos na vida pessoal e/ou profissional. E para atingir esse estágio, precisamos seguir algumas metodologias e adotar práticas diferentes em nosso dia a dia. Aos poucos, com a mudança de abordagem, pisamos no acelerador, desenvolvendo nosso potencial, passando a um novo estágio a cada avanço.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Como o Coaching pode ajudar nesse processo?

O Coaching é uma das soluções mais interessantes para quem deseja destravar o seu potencial humano. Suas técnicas e métodos fazem com que essa alteração de postura seja nítida e eficiente, fazendo com que novas oportunidades surjam para quem está estagnado ou no anseio de uma mudança. Veja abaixo algumas saídas que o Coaching oferece para todas as pessoas e perfis:

Psicologia Positiva

Desenvolvido pelo professor da Universidade da Pensilvânia (EUA), Martin Seligman Ph.D, o estudo da Psicologia Positiva estuda como despertar e manter a felicidade autêntica. O autor analisou os itens, virtudes e forças que levam os indivíduos a se sentirem plenamente realizados, elaborando os pontos chave que precisamos ter para viver bem: emoções positivas, engajamento e fluidez, relacionamentos construtivos e propósitos.

Apesar do nome simples, a Psicologia Positiva não se trata apenas de pensar com otimismo e viver sorrindo. Ela busca, mensura e aposta nas maiores forças e qualidades que temos internamente, fazendo com que utilizemos nossos melhores recursos de uma forma que seja positiva para o nosso dia a dia. Cultivar esse lado significa reforçar o positivo para estarmos preparados para a outra parte. Estando mais fortes positivamente, temos força para neutralizar os efeitos das emoções e eventos negativos que naturalmente enfrentaremos durante nossa jornada.

Essa abordagem também permite elevar nosso potencial humano. Ao enxergar nossas virtudes, força de caráter e talentos, conseguimos pensar exclusivamente no crescimento, onde podemos chegar. Desta forma, seremos mais fortes e conquistaremos muito mais!

PNL – Programação Neurolinguística

Controlar nossa mente, modificar a forma de pensar e encarar o mundo e suas situações… Tudo isso são habilidades que seriam maravilhosas para alavancarmos nosso potencial, certo? Pois elas são tangíveis quando falamos na PNL. Tony Robbins, escritor e palestrante motivacional norte-americano, é considerado o pai dessa que é uma das técnicas mais interessantes no mundo do Coaching.

Nossa mente é uma caixinha fascinante, que guarda todas as nossas experiências, conhecimentos, pensamentos, memórias e muitos outros itens relacionados à nossa vida. Visitar esse lugar incrível e poder liberar pensamentos negativos, conseguir identificar algo e compreender sentimentos é parte do que a PNL pode trazer para uma pessoa. São diversas técnicas e habilidades que promovem essa interação, fazendo com que tomemos o controle melhorarmos em qualquer contexto, inclusive liberando bloqueios que estão impedindo nosso crescimento pessoal e profissional, fazendo com que nosso potencial humano volte a crescer!

Ao fazer um curso de PNL, você conhecerá diversas formas de atingir seus objetivos e desfrutará de benefícios como:

  • Transformar sonhos em objetivos;
  • Trabalhar melhor a gestão do seu tempo;
  • Aumentar o poder de influência;
  • Desenvolver e ampliar a criatividade;
  • Promover a aprendizagem constante;
  • Entender e trabalhar a autoestima;
  • Gerenciar pensamentos e sentimentos; controlando as emoções;
  • Aprender a eliminar bloqueios.
  • E muito mais!

Essa é uma das saídas mais interessantes que o Coaching oferece para quem deseja destravar seu potencial e seguir em frente. Pense na PNL como uma grande aliada nessa tarefa tão importante.

O primeiro passo para crescimento pessoal e profissional é identificar seu nivel de felicidade!
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

Dicas simples para elevar o potencial humano

O Coaching é um apoio espetacular, mas você já pode começar a trabalhar o desenvolvimento do potencial humano com algumas saídas simples, mudando sua atitude e permitindo coisas novas para que, aos poucos, sua mente passe a trabalhar de maneira diferente. Veja abaixo algumas dicas simples:

  1. Seja curioso e busque sempre essa característica: Pessoas que se permitem ter curiosidade para tudo conseguem ter uma mente mais ativa. Criam-se novas perspectivas e nos atrai para o que é novo, inédito.
  2. Se abra novas experiências: Não fique apenas no lugar comum, naquilo que você já aprendeu. Abrir-se para novas experiências complementa o primeiro item, da curiosidade. Permita conhecer assuntos diferentes, lugares novos… Assim, as ideias surgirão com mais frequência para seu dia a dia.
  3. Confie sempre que tudo dará certo: A autoconfiança é uma ferramenta poderosa para que seu potencial siga em constante evolução. Acredite em você, confie no que aprendeu e no que sabe fazer. Cada um sabe de seus limites e onde pode e quer chegar, por isso é muito importante trabalhar essa característica.
  4. Tire as coisas do papel: Nosso potencial, por muitas vezes, nos traz pensamentos e ideias que viram teorias ou projetos para o futuro. Não deixe isso apenas na gaveta! Coloque em prática tudo que sua mente lhe ofereceu, não deixe as oportunidades passarem. Tirar do papel é dar uma resposta prática ao seu potencial. Recompense-o.
  5. Pontos forte e fracos: Todos temos os prós e contras, seja no meio pessoal ou profissional. O que temos que fazer para seguir crescendo é avaliar constantemente os dois quesitos. Identifique seus pontos de melhoria e trabalhe-os para que os erros possam ser reduzidos ou evitados. Ao mesmo tempo, veja o que tem de melhor e reforce-os sempre que possível. Assim, você filtra as vantagens e dá ao seu potencial humano apenas o bom combustível para manter-se em crescimento.

Trabalhar o potencial humano é uma tarefa essencial para nossas vidas. Existem diversas formas e apoios para que consigamos atingir esse objetivo. O mais importante, no entanto, é entender que não existem limites para nossa mente e podemos chegar a lugares nunca antes imaginados. Acredite no seu potencial e busque sempre o lugar mais alto!

Se você tem uma história de sucesso ou uma dica valiosa de como elevou seu potencial, compartilhe agora mesmo nos comentários e inspire mais pessoas a fazer o mesmo!

Copyright: 575648038 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tashatuvango

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010