A leitura no processo de desenvolvimento pessoal

A leitura é uma ferramenta extraordinária que nos permite crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente

A leitura é uma atividade essencial dentro do processo de desenvolvimento pessoal por diversos motivos. Em primeiro lugar, porque expande a mente em relação ao conteúdo consumido. Além disso, ajuda a enriquecer o vocabulário, melhora o raciocínio, fortalece o pensamento crítico, são muitos os benefícios. Se deseja saber mais a respeito, comece com o pé direito, fazendo esta leitura sobre o quanto adotar o hábito de ler pode transformar a sua vida.

A leitura liberta e empodera!

Frederick Douglas, um ex-escravo que viveu no século XIX e se tornou líder do movimento abolicionista nos Estados Unidos, disse uma frase muito poderosa: “Depois de aprender a ler, você estará livre para sempre”. Uma pessoa que passou boa parte da vida sem qualquer liberdade de escolha, que era subjugado e obrigado a trabalhar sem qualquer remuneração, se sentiu verdadeiramente livre quando aprender a ler.

Realmente, se formos parar para pensar, essa ação, que é natural para muitos de nós, é mesmo muito empoderadora. Ler nos permite entender o que está acontecendo no mundo, obter conhecimento, formar nossa própria opinião. Observe o entusiasmo de uma criança que aprende a ler suas primeiras palavras, que sai pela rua querendo decifrar o que está escrito em todas as placas que vê pela frente.

Conforme o tempo passa, a habilidade de leitura acaba se tornando parte da rotina e muitos deixam de dar a ela o devido valor. Além de poder ler placas, avisos e frases que surgem no dia a dia, devemos ir em busca da leitura, seja de livros, reportagens sobre temas da atualidade, temas curiosos, enfim, são muitas as possibilidades para ler, expandir nossa mente, aprender coisas novas.

7 Motivos pelos quais a leitura é importante no processo de desenvolvimento pessoal

Em uma escala de 0 a 10, que nota atribui para a sua relação com a leitura? Se a resposta foi menos que 7, saiba que pode estar perdendo grandes oportunidades de se desenvolver. Aproveite para conferir alguns grandes motivos para adotar esse hábito.

1 – Estimula a mente e a memória

Especialistas afirmam que manter o cérebro ativo pode retardar ou até mesmo prevenir o Alzheimer e outras doenças degenerativas que ocorrem na mente. A leitura é uma atividade extremamente positiva para estimular as funções cerebrais e que pode acompanhar uma pessoa por toda a vida, já que existem obras voltadas para públicos de todas as idades e sobre os mais diferentes assuntos.

2 – Traz conhecimento

Quando você lê um livro, artigo ou reportagem sobre determinado tema, absorve aquele conhecimento, o que é positivo por vários motivos. Pessoas bem informadas e que dominam vários assuntos costumam se destacar no mercado de trabalho, nos estudos e, até mesmo, em seus relacionamentos pessoais, pois são vistas como interessantes, já que têm sempre algo a agregar, mesmo na mais corriqueira das conversas.

3 – Reduz o estresse

O estresse é um sentimento gerado por uma situação que aconteceu ou pela ansiedade em relação ao que nem se sabe se irá acontecer. Sendo assim, conectar-se ao momento presente é a forma mais eficaz de entrar em estado de relaxamento e a leitura é um meio de conseguir isso com mais facilidade. Experimente começar a ler sobre um assunto do seu interesse quando estiver estressado, em algumas linhas irá se esquecer do que estava te afligindo para se conectar totalmente ao conteúdo.

4 – Enriquece o vocabulário

Assim como o conhecimento abre portas, saber usar bem as palavras para se comunicar também é muito positivo. Ao ler, é possível aprender uma série de novas palavras aplicadas, o que facilita o entendimento. Para tornar o aprendizado desses vocábulos ainda mais eficaz, é interessante grifá-los ou anotar em outro local. Assim, fixarão melhor em sua mente e poderá usar em um texto ou e-mail que for escrever ou em uma conversa que achar adequada.

5 – Melhora a habilidade de escrita

Por falar em escrever, ler é uma ótima maneira de melhorar seus conhecimentos de gramática da língua portuguesa, já que estará vendo as regras aplicadas em cada frase. Mesmo que não estejam apresentadas as nomenclaturas dessas regras, quanto mais a leitura fizer parte da sua vida, mais irá entender sobre pontuação, concordância, coesão, coerência, o que certamente fará com que escreva melhor.

6 – Melhora no foco e concentração

Sentar-se com um livro e dedicar toda a sua atenção ao conteúdo lido é um ótimo treinamento para melhorar o foco e a concentração. Caso seja uma pessoa que costuma se distrair, sempre que sua mente voar para longe, traga-a de volta. Se necessário, releia trechos que não leu com tanta atenção. Aos poucos, irá desenvolver essa habilidade e conseguir se concentrar mais facilmente.

7 – Estimula o pensamento analítico

Ler é muito mais do que entender o sentido das frases escritas, envolve refletir, analisar, tirar conclusões. Experimente fazer a leitura de uma história policial, em que há uma grande investigação. Ao longo das páginas, vá tirando suas conclusões, se questionando sobre o que acha que aconteceu. Esse exercício é ótimo para estimular o pensamento crítico, algo que poderá levar para a sua vida e que te ajudará a tomar decisões com mais assertividade.

A leitura é um modo eficaz de se adquirir mais conhecimento

7 Dicas para adquirir o hábito da leitura

Depois de saber todos os benefícios fantásticos que a leitura pode proporcionar para o seu desenvolvimento, veja dicas que te ajudarão a adquirir esse hábito. Assim como qualquer outro, será preciso disciplina, força de vontade e comprometimento, ações extremamente positivas para seu crescimento pessoal e profissional.

1 – Defina horários para ler

Toda tarefa que desejar mesmo realizar precisa ter um horário predefinido. Se você simplesmente pensar: preciso organizar a casa, provavelmente passará a semana vivendo em meio ao caos, o que também se aplica à leitura. É preciso saber exatamente quando irá parar para ler, se será todos os dias e por quanto tempo ficará fazendo isso.

Você pode, por exemplo, estipular um horário para começar a ter como meta uma quantidade X de páginas. Apenas evite começar querendo ler páginas demais por dia. Prefira dar passos pequenos no início e ir aumentando conforme for se acostumando. Cerca de dez páginas é um bom início, assim, poderá observar quanto tempo irá levar e fazer as adaptações de acordo com a sua rotina.

2 – Tenha sempre um livro à mão

Além do compromisso diário com a leitura, você pode recorrer a ela quando tiver um tempo ocioso na fila do banco, no transporte público ou na sala de espera do dentista. Isso é ótimo para que evite se estressar com atrasos e, também, para otimizar a sua rotina, fazendo algo de produtivo em um momento que seria vazio.

3 – Faça uma lista com os livros que deseja ler

Listas são ótimas para se organizar e se motivar para realizar alguma atividade. Sempre que souber de algum livro que julgar interessante, coloque-o na sua lista de leituras futuras. Isso também te ajudará a se organizar para comprar os títulos, buscar em lojas de usados ou mesmo pedir emprestado a um amigo.

4 – Torne o momento de leitura o mais agradável possível

Você pode fazer do seu momento de leitura um instante de prazer e relaxamento. Para isso, atente-se a alguns detalhes. A começar pelo local, é preciso que seja um ambiente tranquilo e agradável, em que ninguém irá te interromper. Também é interessante trazer outros elementos positivos, como saborear um chá ou café enquanto lê e deixar uma suave música ambiente tocando.

5 – Mantenha um registro com as obras lidas

Uma forma de verificar como está evoluindo no hábito de leitura é registrar informações sobre as obras lidas e o tempo que levou para concluir cada uma. Lembre-se que a intenção não é que leia mais do que as outras pessoas e fique se comparando e sim que se conheça melhor e veja sua própria evolução ao longo do tempo.

6 – Escolha livros de temas do seu interesse

Quando se trata de ler, existem as obras que você lê porque gosta e outras porque precisa, seja para fazer uma atividade acadêmica ou algo relacionado ao trabalho. Para adquirir esse hábito como forma de desenvolvimento pessoal, é interessante começar com títulos do seu interesse, para que seja verdadeiramente prazeroso. Com o tempo, pode começar a incluir outras opções mais técnicas.

7 – Leia para seus filhos ou outras crianças da família

Se tem filhos ou crianças na família, leia para eles desde a infância, incentivando esse hábito. A infinidade de obras infanto-juvenis é muito grande e aborda diversos tipos de temas interessantes para crianças e adolescentes. Peça para que os pequenos te ajudem na escolha, tornando-as parte de todas as etapas do processo de leitura. Esses momentos juntos serão ótimo para ambos, tanto pelo conhecimento adquirido, quanto pela conexão envolvida.

Ler é ter a oportunidade de conversar com uma grande variedade de mentes e aprender muito com cada uma delas. Aproveite para deixar seu comentário abaixo contando sobre a sua relação com a leitura e compartilhar o artigo em suas redes sociais, incentivando mais pessoas a adquirirem esse hábito.

Fontes:

http://opais.sapo.mz/mais-de-260-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-estao-fora-da-escola

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63