A geração conhecida como Baby Boomers recebeu esse nome em referência ao fenômeno que lhe deu origem. Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, houve uma verdadeira explosão demográfica em países que lutaram do lado dos Aliados, como Estados Unidos, Inglaterra e França.
O período entre os anos de 1945 e 1964 foi marcado por um número exponencial de nascimentos, ou seja, uma explosão de bebês (tradução literal de Baby Boomers). As pessoas dessa geração viveram o ápice de suas juventudes entre os anos 1960 e 1970, período em que o mundo passou por profundas transformações, particularmente em relação à política.
Ao longo do artigo vamos falar um pouco mais sobre as características marcantes dessa geração. Siga a leitura e confira!
Afinal, quem são os Baby Boomers?
Como mencionamos na introdução do artigo, os Baby Boomers são os bebês nascidos entre 1945 e 1964, época em que houve um boom demográfico, especialmente nos Estados Unidos. Na década de 1970, as crianças do pós-guerra chegaram à idade adulta assistindo e participando de uma grande diversidade de transformações no mundo em âmbitos cultural, social e político.
Os Baby Boomers brasileiros (que ingressaram efetivamente no mercado de trabalho a partir dos anos 1970) passaram por extremos, haja vista que no início da década havia um cenário econômico que parecia potencialmente positivo e, no fim desses dez anos, uma grave crise econômica tomou corpo. Essa experiência de trabalho fez com que os Baby Boomers brasileiros adquirissem um perfil mais conservador em se tratando de gastos do que os Baby Boomers europeus e norte-americanos.
[php_everywhere instance=”2″]
Baby Boomers: conheça as principais características da geração
Os filhos de pais que haviam acabado de passar por uma guerra, que foi devastadora em diversos aspectos, tiveram uma criação mais rígida e disciplinada. Essa forma diferente de educar os filhos é um reflexo de um momento de reconstrução do entendimento de segurança. Em linhas gerais, os filhos do período entre 1945 e 1964 apresentam a tendência de serem mais obstinados e focados.
Os Baby Boomers dão muito valor ao trabalho e à formação de uma família sólida. Outra característica marcante é a busca incessante por melhores condições de vida e bem-estar para si e seus familiares, bem provavelmente porque a guerra tirou isso dos seus pais. Atualmente, os Baby Boomers estão na faixa etária entre 65 e 75 anos e suas características mais acentuadas são:
- Foco na busca por realização no âmbito pessoal;
- Dedicação ao trabalho para ter uma vida próspera;
- Grande valorização dos laços familiares;
- Valorização de cenários de estabilidade financeira;
- Dificuldade de viver grandes mudanças.
Geração conservadora
É curioso destacar o conservadorismo na geração de Baby Boomers, uma vez que, durante sua juventude, muitas dessas pessoas lutaram por igualdade e justiça social, se inserindo em grupos de contracultura e movimentos artísticos.
No entanto, mesmo com essa participação ativa em lutas, muitos Baby Boomers se mostram bastante conservadores nos dias atuais, algo que pode ser explicado como um reflexo da criação mais rígida que receberam. A criação dos filhos dos Baby Boomers também foi marcada por rigidez e disciplina.
O papel dos Baby Boomers na economia
Quanto mais crianças nascem no mundo, maior é o consumo, essa é uma matemática bem simples de decodificar. Para se ter uma ideia, ainda hoje os economistas têm dificuldade em analisar e listar todas as consequências dessa explosão demográfica ocorrida entre 1945 e 1964 para a economia do Norte global.
O nascimento de tantas crianças fez com que a pirâmide etária sofresse grandes alterações. É importante fazer o adendo de explicar o que é essa pirâmide, basicamente, é um gráfico em forma de triângulo que demonstra o aumento da população em um período determinado de tempo, com a divisão entre os gêneros masculino e feminino. As bases dessa pirâmide se expandiram de um momento para o outro a partir de 1945.
Essa mudança nas bases da pirâmide levou a processos profundos de reorganização, em particular do mercado de trabalho. Durante algum tempo, o foco das campanhas publicitárias foram os Baby Boomers, eles representavam uma parcela significativa da população. Nos Estados Unidos, esse grupo chegou a representar 26% dos seus habitantes. Além disso, não se pode ignorar o fato de que os pais dessas crianças tiveram um aumento considerável de gastos com tantos filhos.
Se há mais crianças, se torna necessário comprar mais roupas, remédios, comida, entre outros itens. Conforme essas crianças foram crescendo, o consumo se manteve elevado, apenas mudando de foco. Logo, é possível afirmar que os Baby Boomers não foram responsáveis somente pelo boom populacional, mas também pelo boom do consumo, em especial nos Estados Unidos.
Perfil dos Baby Boomers atualmente
Hoje em dia, os Baby Boomers têm entre 65 e 75 anos de idade, isso significa que estão se aposentando ou muito perto disso. Logo, o mercado de trabalho está passando por uma fase de esvaziamento dessa geração. Claro que uma mudança como essa irá impactar significativamente, tanto de forma positiva quanto negativa, a economia mais uma vez, principalmente nos Estados Unidos.
Os investimentos dos Baby Boomers estão sendo direcionados para coisas que até o momento não eram uma prioridade, como seguros de vida e planos de saúde, dois segmentos que apresentaram uma alta considerável nos últimos anos. Nos Estados Unidos, o crescimento da busca por seguros e planos de saúde subiu quando os primeiros Baby Boomers completaram 65 anos.
Conheça outras gerações
Antes dos Baby Boomers, houve a chamada Geração Silenciosa, formada por nascidos entre os anos de 1925 e 1944. Essas pessoas nasceram em um período bastante complicado, que tinha como pano de fundo a Grande Depressão seguida da Segunda Guerra Mundial. Em sua vida adulta, presenciaram a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã, entre outros conflitos bélicos.
A geração que veio depois dos Baby Boomers é a Geração X, composta pelos nascidos entre os anos de 1975 e 1979. Nos anos 1980, surgiu a geração Y que também é chamada de Millennials, pois é composta por pessoas que assistiram a virada do milênio antes de se tornarem adultas, mas com discernimento para entender o ocorrido. Finalmente, chegamos à geração Z que é formada pelos nascidos após 1997 e que têm como característica principal serem extremamente conectados à internet.
Gostou de conhecer melhor os Baby Boomers? Você é dessa geração? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conhecimento através das suas redes sociais!
[php_everywhere instance=”1″]
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.