O que é marketing ambiental (marketing verde)?

Muito mais que reciclar embalagens e não distribuir sacolas plásticas, o marketing ambiental tem a finalidade de promover uma marca, fidelizar clientes preocupados com a natureza e ainda colaborar para um mundo melhor.

Também chamado de marketing verde, o marketing ambiental é uma estratégia voltada ao processo de venda e divulgação de produtos ou serviços que são considerados ecologicamente corretos. Trata-se, portanto, de uma ação que vincula a empresa à uma imagem de consciência ambiental e preocupação com a sustentabilidade.

[php_everywhere instance=”2″]

Embora seja muito eficiente como método de divulgação, é preciso ter cautela ao fazer marketing ambiental. Isso porque a sustentabilidade vai muito além do que simplesmente usar sacolas recicláveis, reaproveitar suas embalagens e usar algumas frases bonitas para completar uma ação de marketing. É preciso que a organização adote uma cultura de sustentabilidade que abranja todos os seus setores.

As estratégias de marketing ambiental devem ser muito bem formuladas e estruturadas para que essa seja uma forma de capturar novos clientes, fidelizar os já existentes, gerar lucros e reduzir gastos, além de fortalecer a marca no mercado.

Conseguiu compreender o que é o marketing ambiental? Essa estratégia tem lugar na sua empresa? O que você acha da vinculação de uma marca, produto ou serviço à ideia do ecologicamente correto?

Você acha que esse posicionamento é um diferencial hoje em dia? Deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite para curtir e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais. Propague conhecimento e ideias.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010