O que é ser resiliente?

Para a Psicologia, a resiliência é a capacidade que cada ser humano tem para se adaptar e crescer após situações de crise.

Quem você é depois de passar por desafios em sua vida? Você se considera uma pessoa com a superação no sangue, daquelas com uma grande capacidade de recuperar suas forças e recolocar a vida nos eixos? Ou você se abala e perde a autoconfiança?

Em alguns momentos, é natural ter a sensação de que o chão desapareceu sob nossos pés e de que tudo está indo pelos ares. No entanto, com o passar do tempo, as coisas voltam aos seus lugares e recuperamos nossa força para viver. Essa capacidade humana é chamada de resiliência. Para saber mais sobre como isso ocorre, continue a leitura deste artigo.

O que é resiliência?

Na física, a resiliência é uma propriedade que alguns materiais possuem de voltarem à sua forma inicial depois de terem sido submetidos a uma deformação elástica. Quando você aperta uma esponja, ela logo retorna à sua forma original, pois é um material resiliente.

A psicologia tomou de empréstimo esse conceito da física e o ressignificou de forma metafórica. Ela considera que as pessoas também possuem essa propriedade, e, neste contexto, a resiliência é a capacidade que cada ser humano tem de se adaptar e crescer após situações de crise ou adversidades.

Um indivíduo que é resiliente, portanto, apresenta uma incrível capacidade para superar desafios e transformar algo ruim em um grande aprendizado, fazendo com que o obstáculo se torne uma força impulsionadora.

Já deu para perceber que a resiliência é algo que nos ajuda a nos posicionarmos diante dos desafios de maneira positiva, sempre entendendo que todas as experiências pelas quais passamos na vida são essenciais para o nosso crescimento e desenvolvimento enquanto seres em constante evolução.

É por ser tão importante que, hoje, eu vou compartilhar com você as principais atitudes de pessoas que conseguem ser altamente resilientes, de modo que você saiba de que maneira pode desenvolver ainda mais a sua resiliência no dia a dia. Confira.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

As principais atitudes das pessoas resilientes

Saber reconhecer as principais atitudes e comportamentos das pessoas que conseguem ser altamente resilientes diante das adversidades e desafios é fundamental para que você também desenvolva esta habilidade e tenha resultados ainda mais positivos, tanto em sua vida pessoal, quanto em sua vida profissional. Veja quais são esses comportamentos a seguir:

1. Adaptam-se com facilidade

As pessoas resilientes são altamente adaptáveis. Isso ocorre porque elas entendem que a vida é feita de constantes mudanças e que é necessário ter flexibilidade para lidar com cada uma delas, aproveitando tudo aquilo que de melhor elas têm a nos oferecer.

Além disso, quando assumem essa postura diante das mudanças impostas pela vida, as pessoas resilientes sabem que vão sofrer muito menos do que aquelas que lutam e resistem contra tudo e contra todos.

2. São otimistas

otimismo é uma das principais características das pessoas resilientes. Elas acreditam e direcionam seus comportamentos e atitudes para que, no final das contas, tudo dê certo para todo mundo. Nunca perdem as esperanças e sempre acreditam nos resultados positivos, embora também se preparem para as adversidades.

Além disso, mesmo diante de situações adversas, esses indivíduos procuram sempre focar no lado positivo das coisas, mesmo que sejam experiências negativas, buscando compreender como elas podem sair melhor e mais fortalecidas de cada desafio.

3. Têm inteligência emocional

Dificilmente você vai ver uma pessoa resiliente desesperada por algo de ruim que lhe aconteceu. É claro que ela vai sentir o impacto da situação e pode até sofrer com isso, entretanto, por ter uma inteligência emocional altamente desenvolvida, ela vai poder contar com os sentimentos positivos, bem como com os valores internos que regem a sua vida, para lidar com as tristezas e situações estressantes de sua jornada.

O impacto inicial de um problema pode até ser negativo, mas o resiliente sabe que ele não é eterno. Ele foca na solução e se esforça para resolver a situação, em vez de lamentar o que já passou e não pode mais ser alterado.

4. Possuem autoestima elevada

Pessoas com autoestima elevada não costumam se deixar abater por quaisquer situações que venham para “tentar lhes derrubar”. Por terem uma boa visão de si mesmas e um autoconhecimento bem desenvolvido — compreendendo suas maiores potencialidades, habilidades e competências —, elas sabem exatamente quais recursos internos e externos possuem para superar desafios e adversidades.

Essa autoestima elevada não é confundida com soberba, orgulho ou prepotência. Trata-se apenas de uma autoconfiança que o indivíduo possui, acreditando que será capaz de vencer os obstáculos que surgem.

Desenvolva um mindset poderoso com ajuda do Coaching.
Acesse “O Poder do Autoconhecimento” Gratuitamente!

Histórias de pessoas resilientes

Se você duvida de que o ser humano possui esta capacidade extraordinária, vale a pena conhecer a história de pessoas resilientes, que foram capazes de superar até os maiores desafios impostos pela vida. O cantor Herbert Vianna e a judoca Rafaela Silva são dois grandes exemplos.

Herbert Vianna

Cantor, compositor e líder da banda “Os Paralamas do Sucesso”, Herbert Vianna passou por uma intensa reviravolta em sua vida. Em fevereiro de 2001, o músico sofreu um acidente de ultraleve, em que sua esposa faleceu e ele acabou paraplégico, após ter passado semanas em coma.

Para a equipe médica que atendeu Herbert Vianna, as chances de que ele sobrevivesse ao acidente eram de apenas 5%. Para muitos, as chances de ele voltar aos palcos eram praticamente nulas.

Herbert Vianna, porém, surpreendeu a todos quando se apresentou novamente, em 2002, junto com João Barone e Bi Ribeiro. “Os Paralamas do Sucesso” seguiram carreira desde então, com um Herbert Vianna talentoso como sempre e resiliente como nunca.

Rafaela Lopes Silva

A primeira medalha de ouro brasileira conquistada nas Olimpíadas do Rio de Janeiro é fruto da resiliência. A judoca carioca Rafaela Lopes Silva começou a praticar o esporte na Cidade de Deus, uma das maiores favelas da capital fluminense. Talentosa desde criança, Rafaela participou de competições em vários países até chegar às Olimpíadas de Londres, em 2012.

Entretanto, o que era para ser um momento triunfal na carreira de Rafaela tornou-se um marco: foi no tatame das Olimpíadas de Londres que Rafaela foi vaiada pela torcida após ser desclassificada. Além das vaias, Rafaela foi vítima de racismo, com ataques em suas redes sociais.

A eliminação foi um verdadeiro choque para a judoca, mas também serviu para que ela desse a volta por cima. Em terras brasileiras, junto de seus conterrâneos, Rafaela foi a primeira atleta brasileira a conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2016.

O Coaching como apoio no desenvolvimento de pessoas resilientes

Se você acredita que precisa desenvolver ou potencializar esta habilidade em sua personalidade, de modo que possa lidar ainda melhor com as situações que lhe ocorrem no dia a dia, acredito, verdadeiramente, que o Coaching é a ferramenta ideal para você.

Digo isso, pois, após passarem por uma formação em Coaching, como o Professional & Self Coaching – PSC, as pessoas conseguem desenvolver o seu autoconhecimento, o que lhes ajuda a enxergar seus melhores recursos para lidarem com as adversidades e desafios. Consequentemente, isso também as auxilia no desenvolvimento de um indivíduo mais resiliente e seguro de si.

Confie no Coaching para lhe apoiar nesta jornada de evolução contínua!

Use o espaço abaixo para nos contar em quais momentos da sua vida a resiliência se fez presente. Além disso, se este conteúdo te ajudou de forma positiva e se você acredita que ajudará outras pessoas também, lembre-se sempre de curtir e compartilhar o artigo em suas redes sociais.

Imagem: DRogatnev / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010