O que são meios de comunicação?

Os meios de comunicação são as formas que temos de transmitir nossa mensagem para os receptores.

 

Já imaginou como seria nossa vida se não houvessem os meios de comunicação para transmitir as informações para as pessoas com que queremos conversar?

Há muito tempo o homem desenvolveu formas para se comunicar e, para isso, utilizou sinais, desenhos, cartas, criação de alguns objetos, entre outros. E não parou por aí: com o avanço tecnológico, os meios de comunicação se tornaram ainda mais eficazes e capazes de aproximar com maestria as pessoas, independentemente de onde elas estejam localizadas.

Assim, os meios de comunicação possibilitam as transferências de informações entre todos aqueles que deles se utilizam, em diferentes locais no tempo e no espaço. Entretanto, um longo caminho foi percorrido para a evolução da comunicação, desde a palavra falada até a internet sem fio dos dias atuais.

Aplique processos eficazes para a comunicação de sua empresa!
Conheça algumas em “Ferramentas de Gestão”, baixe Gratuitamente!


Atualmente o smartphone mais simples permite que as pessoas se comuniquem em tempo real, por meio de som, imagem e vídeo, de qualquer lugar do planeta. E a tendência é que a cada dia mais informações possam ser transmitidas em uma velocidade cada vez maior.

No artigo de hoje, vou compartilhar com você um pouco sobre a importância da comunicação, bem como dos meios utilizados por ela para transmitir mensagens dos mais diversos tipos e, com isso, aproximar ainda mais as pessoas ao redor do mundo. Acompanhe-me nesta leitura e confira.

Conhecendo o universo dos meios de comunicação

Falando de forma técnica, quando abordamos o assunto meios de comunicação, estamos falando de instrumentos utilizados para transmitir mensagens e informações, seja de forma individual, de pessoa para pessoa, ou em massa, ou seja, para muitas pessoas ao mesmo tempo.  

O rádio, a televisão, o telefone, o jornal, a revista, a internet, o cinema e vários outros veículos são exemplos dos meios de comunicação, individuais e de massa, disponíveis e que são largamente utilizados até então.

Assim, com a evolução contínua que estamos acompanhando, conforme o tempo vai passando, hoje é possível proporcionar educação à distância, por exemplo, levando o conhecimento a diversas partes do mundo sem que as pessoas tenham que sair de casa para ter acesso à um infinidade de informações. Para isso, basta ter um computador e conexão com a internet.

Como ocorre o processo comunicacional

Antes de nos aprofundarmos neste assunto e conhecermos melhor os meios de comunicação, bem como as diversas questões relacionadas a este tema, é importante saber e compreender como de fato ocorre o processo comunicacional.

Para que a comunicação aconteça de fato e seja verdadeiramente efetiva, existem alguns atores, que fazem com que isso aconteça. Um deles é o locutor, ou emissor, que é a pessoa responsável por emitir determinar mensagem ou informação.

Esta mensagem, por sua vez, deve chegar ao interlocutor, ou receptor, que, como o próprio nome diz, é a pessoa que irá receber a informação e deve decodificá-la, ou interpretá-la. Por fim, neste processo, existe o canal, que basicamente é o local ou meio que será utilizado pelo locutor para transmitir a mensagem ao interlocutor.

Falando sobre a mensagem, o emissor pode escolher algumas linguagens para transmitir a informação que deseja ao receptor, como a sonora, a escrita ou a audiovisual.

Os meios de comunicação

Vamos agora fazer um passeio histórico e falar, de fato, dos meios de comunicação mais utilizados ao redor do mundo, para transmitir diversos tipos de mensagens, e que nos ajudaram a evoluir e chegar no patamar avançado de tecnologia que nos encontramos atualmente. Confira a seguir:

Correios

Ao contrário do que muitos imaginam, o correio é um dos meios de comunicação mais antigos da história. Isso porque antigamente, no lugar dos carteiros e entregadores de encomendas, como conhecemos nos dias atuais, as mensagens eram enviadas aos seus destinos por meio de pombos e corvos.

É isso mesmo! Essas aves mensageiras contam com uma moradia fixa, o que os faz levar a mensagem ao destino que precisam e retornar para casa, onde encontram alimentos e a segurança necessária para a sua sobrevivência.  

Telégrafo

Conforme o tempo foi passando e com os avanços nos estudos relacionados à eletricidade, no século XVIII surgiu o telégrafo, que, por meio da emissão de impulsos eletromagnéticos, tinha como principal objetivo o envio de mensagens a locais de longa distância.

O surgimento do telégrafo fez com que houvesse uma grande revolução no que diz respeito aos meios de comunicação. Por este motivo, ele é considerado um dos sistemas pioneiros da comunicação moderna.

Rádio

Dando prosseguimento ao nosso passeio histórico, o veículo que vamos falar agora é um dos maiores instrumentos de comunicação. O rádio foi criado em 1888, pelo grande físico alemão Heinrich Hertz, que conseguiu produzir as primeiras ondas de rádio. Essa brilhante invenção recebeu o seu sobrenome como forma de medir essas ondas.

Largamente utilizado ao redor do mundo inteiro, este instrumento serviu como forma de transmissão de informações, principalmente nos períodos de guerra, e também como entretenimento, por meio dos programas musicais e das radionovelas.

Telefone

A evolução do telégrafo veio por meio do telefone, que não só transmitia mensagens de texto ou desenhos, mas também emitia a seus interlocutores mensagens de voz, tudo isso a longas distâncias.

Esta invenção, datada da década de 1870, tendo como grande responsável o inventor e empresário escocês Alexander Graham Bell, hoje evoluiu consideravelmente, tendo como principais representantes os aparelhos celulares imensamente utilizados ao redor de todo o mundo.

Televisão

Um meio de comunicação que transmite ao mesmo tempo som e imagem. Criada em 1923, pelo engenheiro russo Vladimir Zworykin.

No Brasil, a primeira transmissão foi pela Rede Tupi, por volta de 1950. As primeiras imagens eram em preto e branco e somente mais tarde elas passaram a ser coloridas.

Internet

Atualmente a internet é a maior rede de comunicação existente. Sua origem foi por volta da década de 70, para estudos na área militar. Por meio dela é possível nos comunicarmos com pessoas de todo o planeta, fazer novos amigos, pesquisar sobre temas e assuntos diversos, obter conhecimento, acesso às informações e muito mais. É um mundo que vai muito além do que se pode imaginar.

Comunicação: os problemas a serem resolvidos

Por mais que tenhamos avançado bastante no quesito meios de comunicação, conforme foi possível observar ao longo da leitura deste artigo, ainda existem questões que precisam de nossa atenção quando falamos em comunicação e seus meios de transmitir mensagens e informações.

Acontece, que tanto nos ambientes empresariais, como também fora deles, uma das questões que mais impactam o bom andamento dos processos é falta de uma comunicação clara, objetivo e assertiva. Geralmente, isso se dá, pois as pessoas enfrentam dificuldades, não só para se expressarem, mas também para interpretarem aquilo que lhes é falado, escrito ou transmitido.

Para evitar que situações como estas atrapalhem o seu desenvolvimento, na vida profissional e fora dela também, procure ler com calma, por exemplo, aquele e-mail que você recebeu e acredita não ter entendido muito bem. Se ver que é necessário, leia novamente, para que dessa maneira, você possa responder exatamente aquilo que é esperado de você.

Conheça as melhores ferramentas de Gestão através do meu Ebook!
Baixe Gratuitamente e eleve o nível de gestão de sua empresa!

Cultive este hábito também quando receber mensagens instantâneas no aplicativo em seu smartphone. Se receber mensagem de áudio, escute quantas vezes precisar, para que a interpretação seja de fato assertiva e a comunicação aconteça com maestria.

Colocando estas dicas em prática, você consegue evitar falhas na comunicação que deseja estabelecer com seus interlocutores.

Agora me conte: quais meios de comunicação você mais utiliza? Convido você a deixar um comentário abaixo e utilizar esse espaço para compartilhar e trocar experiências comigo.

E, se fizer sentido para você, curta e compartilhe o texto em suas redes sociais com seus amigos.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Volodymyr Vasylkiv  / Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010