Pensamentos Intrusivos: como tratar o problema?

Pensamentos Intrusivos: como tratar o problema?
Pensamentos intrusivos são causam ansiedade, destroem a autoconfiança e fazem o indivíduo pensar em coisas e fatos ruins.

A mente humana é muito poderosa, e cada pensamento tem o potencial de se tornar forte e agir de maneira transformadora. Por meio do pensamento positivo, o indivíduo é capaz de modificar comportamentos e espalhar luz por onde passa. Porém, existem pensamentos que não contribuem para o crescimento individual e podem causar diversos problemas: são os chamados pensamentos intrusivos.

O que são pensamentos intrusivos?

Pensamentos intrusivos são aqueles que causam ansiedade, destroem a autoconfiança e fazem o indivíduo pensar em coisas e fatos ruins. Quem tem pensamentos intrusivos costuma sempre esperar que coisas ruins aconteçam, desconfia das pessoas (até mesmo, de pessoas próximas e queridas) e tende a ser inquieto e impaciente.

Uma das causas mais comuns para o surgimento dos pensamentos intrusivos é a ansiedade. Nesse contexto, os pensamentos intrusivos aumentam os medos e potencializam os demais sintomas do transtorno. É na constância e frequência que está o perigo dos pensamentos intrusivos, uma vez que eles aumentam os sintomas da ansiedade e podem levar ao desenvolvimento de transtornos emocionais ainda mais intensos.

No trabalho, um profissional com pensamentos intrusivos não consegue ser tão produtivo quanto suas habilidades permitiriam. Além disso, os pensamentos intrusivos dificultam as boas relações interpessoais e fazem com que o colaborador tenha ideias e atitudes que sabotam a própria carreira.

Como lidar com os pensamentos intrusivos e qual o tratamento?

É preciso identificar qual é a causa destes pensamentos. Além da ansiedade, existem alguns transtornos emocionais responsáveis pelos pensamentos intrusivos. São eles:

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada;
  • Fobia Social;
  • Síndrome do Pânico.

Para identificar a causa destes pensamentos, é fundamental buscar ajuda com profissionais capacitados e que poderão indicar o melhor tratamento para cada caso. Além disso, com o tratamento ideal e correto, é possível resistir gradativamente a estes pensamentos negativos.

Cada vez que algum pensamento sabotador e intrusivo surgir em sua mente, diga a si mesmo que você é capaz, talentoso, criativo e querido pelos colegas de trabalho. Com o tempo, você estará mais seguro de suas habilidades profissionais e livre destes pensamentos que só fazem mal.

Imagem: Ollyy / Shutterstock

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010