Quais são as necessidades básicas do ser humano?

Quais são as necessidades básicas do ser humano?
Alcançar suas necessidades básicas é essencial para que uma pessoa se sinta motivada e em harmonia com os indivíduos e o restante do mundo.

Ao longo da vida, o ser humano se depara com diferentes necessidades, sendo que cada uma delas influencia diretamente em sua motivação e no seu nível de realização. De acordo com o psicólogo, Abraham Maslow, o indivíduo rege sua vida de acordo com as suas necessidades, que podem ser divididas em:

  • Fisiológicas: ar, água, comida, exercício, repouso e saúde;
  • Segurança: abrigo, estabilidade, segurança;
  • Social: se sentir querido, pertencer a um grupo, ser incluso;
  • Estima: poder, reconhecimento, prestígio e autoestima;
  • Autorrealização: desenvolvimento, criatividade, autonomia, realização.

Quais são suas necessidades? Você quer ser feliz? Posso te ajudar!
Preparei um desafio de 21 dias. Clique aqui! Viva mais Leve e Feliz!

De acordo com Maslow, as necessidades fisiológicas são as necessidades básicas do ser humano. Ao alcançá-las, ele consegue avançar para o alcance das necessidades de segurança — e assim sucessivamente, até atingir as necessidades de autorrealização.

Metodologia Self Coaching

Na formação em Coaching do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), o Professional & Self Coaching, José Roberto Marques apresenta as três necessidades básicas do ser humano no que diz respeito a seu comportamento. São elas:

  • Ser ouvido na essência;
  • Ser notado, reconhecido e amado;
  • Ter direito de errar (perdoar a si mesmo e aos outros, ressignificação).

Todas as pessoas buscam alcançar felicidade, satisfação e motivação, seja no âmbito pessoal ou profissional. É necessário primeiro estar em equilíbrio consigo mesmo para, em seguida, ser capaz de entrar em harmonia com as outras pessoas e o restante do mundo.

Nesse sentido, caso alguma das necessidades básicas (fisiológicas ou comportamentais) não estejam alinhadas, o ser humano se depara com uma série de problemas. São eles: insatisfação, desmotivação, agressividade, insônia, baixa autoestima, insegurança, entre outros.

Por meio da metodologia de Coaching e suas técnicas e ferramentas comprovadas, o indivíduo se torna capaz de desenvolver suas habilidades e competências, além de superar suas crenças limitantes, identificar pontos de melhoria, trabalhar em seus aspectos comportamentais e definir metas. Com todas essas mudanças, ele pode sair do estado A (atual) e chegar ao estado B (desejado), suprindo suas necessidades básicas, passando a se sentir motivado e alcançando felicidade e resultados extraordinários.

E você, acredita ser uma pessoa que já atingiu suas necessidades básicas? O que você tem feito para que isso ocorra? Comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Imagem: SCOTTCHAN / Shutterstock

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010