Qual o perfil de um colaborador ideal?

Colaborador Ideal

Existe um colaborador ideal para a empresa?

Muito se fala em perfis e habilidades desejadas por empresas no mundo todo. Mas será que existe um perfil único de colaborador ideal? Existe o colaborador dos sonhos? Para saber mais sobre este tema e encontrar as respostas para essas questões, continue a leitura!

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O perfil do colaborador ideal para as empresas

Talvez possa soar controverso e até estranho, mas a verdade é que não existe esse colaborador dos sonhos. O que existe são profissionais que possuem habilidades que podem contribuir com o sucesso da organização. Existe também o profissional com características e valores que podem fazer a diferença no ambiente de trabalho. O que isso quer dizer?

Que o colaborador ideal existe de acordo com as necessidades e anseios das organizações empresariais. A ideia de um colaborador ideal não é única e imutável. Cada empresa busca colaboradores com base em fatores bastante particulares, que inclusive variam de acordo com a cultura organizacional e com as propriedades de cada cargo.

Apesar disso, existem algumas características bastante procuradas por empresas que almejam ter um colaborador ideal. E que características são essas? Confira no próximo tópico!

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As características de um colaborador ideal 

Confira a seguir algumas características almejadas pelas empresas. Descubra quais delas você tem!

1. Ter verdadeira paixão pelo que faz

O primeiro aspecto a ser observado na busca por esse colaborador é a paixão pelo que se faz. É um grande diferencial ter em seu quadro de colaboradores profissionais verdadeiramente apaixonados pelo trabalho e pela função que exercem.

Toda essa paixão e esse prazer pelo trabalho se tornam poderosos impulsionadores na busca por evolução profissional. Além disso, tais fatores incentivam a evolução pessoal desses colaboradores.  Portanto, é importante que os funcionários estejam em uma carreira de que realmente gostem, agindo com motivação, paixão e interesse genuíno nas atividades.

2. Ser motivador e motivado

É da paixão pelo trabalho que vem também a motivação. O colaborador ideal se sente motivado a dar o seu melhor para a organização em que ele está. É também o profissional que constantemente está em busca dos bons resultados para a empresa e está sempre preparado para enfrentar os desafios e dificuldades do dia a dia. O colaborador que está motivado naturalmente motiva os colegas que estão ao seu redor.

É essa motivação que garante que mudanças positivas ocorram na cultura organizacional. Colaboradores motivados se tornam pessoas motivadoras. Seja para a busca do crescimento pessoal, aperfeiçoamento profissional, participação em cursos e palestras ou até mesmo para as atividades mais complexas, sempre é bom ter colaboradores com tais características.

3. Buscar o conhecimento e novas habilidades

Não existe ninguém que não tenha algo novo para aprender, nem mesmo os mais experientes. A vontade e a disposição para aprender também são características importantes para quem deseja ser o colaborador ideal. E por que é importante ter conhecimento? Para desenvolver habilidades e para ter ideias inovadoras.

A busca pelo conhecimento é fundamental para que a inovação se faça presente na organização. É também graças ao conhecimento que novas habilidades se desenvolvem. Vale destacar que este é um movimento contínuo. Sempre será importante buscar novos conhecimentos, novos saberes e novas habilidades, afinal de contas, toda profissão passa por mudanças e atualizações que devem ser acompanhadas.

Habilidades que precisam ser desenvolvidas

Agora que você já sabe que o colaborador ideal possui algumas características importantes, como a busca pelo conhecimento, a motivação e, principalmente, o desenvolvimento contínuo de habilidades, fica a pergunta: que habilidades seriam essas?

1. Trabalho em equipe

Não importa o quão competente uma pessoa seja em sua individualidade. Ela precisa utilizar essa competência em benefício do trabalho em equipe. Toda empresa é resultado da soma das habilidades dos seus componentes e da forma como uns interagem com os outros. Sendo assim, é fundamental ter boas habilidades de relacionamento interpessoal, empatia, altruísmo e cooperação para que bons resultados sejam alcançados. A ajuda mútua deve se tornar uma prática diária.

2. Comunicação eficaz

A clareza de comunicação também é imprescindível. Muitos erros cometidos diariamente nas organizações são fruto de um tom de voz inadequado, de uma escolha de palavras equivocada, de uma má seleção de canais de comunicação e do simples fato de falar sem pensar.

Sendo assim, desenvolva a sua capacidade de ser claro e preciso com as palavras, seja ao falar, seja ao escrever. Assim, você conseguirá transmitir a mensagem que deseja, sem dar margem a interpretações inadequadas ou ambíguas.

3. Liderança

Você não precisa ocupar uma posição de liderança para desenvolver as habilidades típicas de um líder. Elas podem ser adquiridas e treinadas em qualquer posto da organização.

Entre essas habilidades, podemos citar a organização, o planejamento estratégico, a capacidade de tomar decisões com base em informações, a proatividade, a capacidade de influenciar e de defender as suas ideias, o conhecimento adequado para dar feedbacks de qualidade aos seus colegas, o ato de nunca deixar de estudar, enfim, a postura de assumir as rédeas da própria carreira.

4. Flexibilidade

Ao mesmo tempo em que o colaborador ideal deve ser firme na conquista dos seus objetivos, ele também precisa ser flexível. Isso se faz necessário quando percebemos que é melhor mudar de ideia, refazer os nossos planos, recalcular a rota, enfim, alterar os rumos quando percebemos que eles não vão produzir os resultados desejados. Além disso, é importante manter-se atualizado e acompanhar o dinamismo do mundo moderno. Quem é inflexível e não se atualiza fica para trás.

5. Visão sistêmica

Por fim, o conceito de visão sistêmica se refere à capacidade do colaborador de enxergar o todo em que está inserido. Por mais que ele tenha um cargo específico com funções determinadas, ele precisa conhecer o departamento em que trabalha e a estrutura da empresa como um todo.

É a partir desse conhecimento que ele será capaz de entender como o fluxo de trabalho chega até ele e para onde esse fluxo vai depois que a sua etapa é encerrada. Isso dá a ele um senso de valorização do próprio trabalho, mas também de responsabilidade diante do trabalho dos colegas, já que há uma interdependência de competências.

O coaching como aliado do colaborador ideal 

Vale dizer que essas são algumas das habilidades mais importantes. Além delas, cabe também a esse colaborador ser capaz de traçar metas e objetivos, estruturar estratégias para alcançá-los e desenvolver um plano de carreira bem elaborado. Mas como fazer tudo isso? A resposta você já deve conhecer: o coaching!

O coaching é um ótimo aliado para o profissional que deseja potencializar o seu desempenho e chegar próximo à perfeição, por meio da evolução contínua. Com essa técnica, é possível identificar pontos fortes e de melhoria, desenvolver habilidades e aprimorar competências para alcançar resultados cada vez mais extraordinários. Com as técnicas e ferramentas do coaching, é possível desenvolver habilidades que farão diferença em sua carreira, tais como:

  • Rapport;
  • Negociação;
  • Planejamento estratégico;
  • Inteligência Emocional;
  • Empatia;
  • Escuta na essência;
  • Disciplina;
  • Feedbacks.

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Agora, conte para nós: você se considera um colaborador ideal para a empresa em que trabalha atualmente? O que você acredita que deveria ter para ser esse colaborador? Use o espaço abaixo para deixar a sua opinião e compartilhar a sua experiência a esse respeito. Por fim, espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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