A importância de analisar e reconhecer a evolução profissional e pessoal

evolução pessoal e profissional

Na estrada da vida, a evolução pessoal e profissional é constante!

 

Não há dúvidas de que o mundo está em constante movimento, querida pessoa.  E esse movimentar do mundo é que nos faz viver momentos bons e momentos ruins. Momentos em que não conseguimos reconhecer nosso potencial infinito para ir além. A correria do dia a dia, a rotina do trabalho e tantas outras questões fazem com que cada vez mais pessoas se sintam frustradas e desmotivadas. Todos nós em certo ponto de nossa existência nos deparamos com essas situações em que a frustração e o desânimo se fazem presentes.  Mas, porque estou aqui falando sobre isso com você? Porque neste artigo quero te mostrar a importância de reconhecer a evolução profissional e pessoal. Vale para aqueles que te cercam e principalmente, para você. Vamos lá?

O que faz parte da nossa evolução?

Sentir-se frustrado e desmotivado em algum momento da vida é completamente normal. Ninguém tem uma vida totalmente livre de situações ruins. Uma vida sem frustração, tristeza ou dor é uma existência utópica. Porém, tais sentimentos não podem ser constantes e principalmente, não podem ser o eixo da vida e da rotina do ser humano. O que diferencia as pessoas é a forma com que cada uma delas lida com suas dores. Afinal, é a partir delas que é possível evoluir. Há uma frase bastante citada que fala “a dor é inevitável, o sofrimento é opcional”. Eu acredito verdadeiramente nesta citação pois sei que são as dores podem se tornar verdadeiras molas impulsionadoras no processo evolutivo das pessoas.

Quer um exemplo? Olhe para a sua própria trajetória de vida, querida pessoa! Se você analisar a sua trajetória, você vai perceber que não é mais o mesmo do ano passado e até mesmo da semana passada. Se você parar para fazer uma breve análise, você verá quantas transformações aconteceram em sua vida. Seus valores, emoções, medos e até mesmo, seus objetivos de vida mudaram com o passar dos anos. Com isso, é possível afirmar que as emoções, os objetivos, o discurso e a vida como um todo estão em constante evolução.

Por conta disso, é fundamental que o indivíduo busque constantemente por crescimento, seja ele pessoal ou profissional. Isso será fundamental para que o sentimento de frustração e desânimo não sejam tão presentes em sua vida. Isso te ajudará a não se acomodar e lidar de maneira saudável com sentimentos que podem ser sabotadores. A partir do momento que tomamos a decisão de buscar evoluir, a primeira transformação que acontece em nossa existência é o despertar da nossa capacidade de identificar e aproveitar tanto as oportunidades quanto os desafios que a vida proporciona ao longo do tempo. Mas afinal, o que é evolução pessoal? E o que é evolução profissional?

Evolução Pessoal

Ainda é comum encontrar pessoas que acreditam que a sua evolução pessoal depende de outras pessoas e fatores. Muita gente ainda acredita que para evoluir é preciso que as pessoas a sua volta façam alguma coisa, ou que a empresa e seus colegas de trabalho tomem certas providências para que a situação em que ela se encontra evolua de alguma forma. Tais pensamentos não são benéficos. A verdade é que nossa evolução e crescimento dependem unicamente de nós mesmos. Nossa evolução pessoal é algo bastante particular.

Para que o processo de evolução pessoal ocorra de maneira autêntica e poderosa, o autoconhecimento é a peça chave. Através dele, o indivíduo é capaz de tomar consciência sobre a sua vida, identificar suas qualidades, pontos de melhoria, limitações, bloqueios, pensamentos, emoções e comportamentos.

A partir do momento que conseguimos discernir todas essas questões, nos tornamos capazes de potencializar a nossa autoestima e confiança, identificar o nosso propósito de vida. Com isso, é possível modificar e/ou eliminar crenças limitantes e pensamentos sabotadores, desenvolver novas capacidades e competências e assim, não deixar que as eventuais frustrações do dia a dia e a rotina nos afetem de forma negativa. Afinal, este processo nos faz encontrar o equilíbrio entre o noss eu e o mundo externo.

Evolução Profissional

Em âmbito profissional, o autoconhecimento também é parte fundamental para o processo de evolução. Afinal, é através dele (o autoconhecimento) que o profissional consegue identificar suas habilidades e competências. Além disso, o autoconhecimento no âmbito profissional contribui para identificar os aspectos que precisam ser melhorados, e assim, contribuir com a ascensão na carreira.

Outros fatores também são importantes para que todo esse processo evolutivo profissional ocorra. Mas, por onde começar? O primeiro passo é identificar os obstáculos que impedem o desenvolvimento profissional. É válido destacar aqui que estes obstáculos podem estar dentro ou fora da empresa e identificá-los é importante para  transformá-los em oportunidades de crescimento. Saber quais são os obstáculos que impedem a evolução profissional é fundamental para traçar metas e objetivos profissionais para planejar e trabalhar na construção de uma carreira sólida. No livro A Arte da Guerra, Sun Tzu fala que Conheça o inimigo e a si mesmo e você obterá a vitória sem qualquer perigo; conheça o terreno e as condições da natureza, e você será sempre vitorioso.”

Outro aspecto crucial é a busca constante por conhecimento e capacitação. Em um ambiente tão concorrido, nenhum indivíduo é capaz de evoluir enquanto profissional se cair na zona de conforto e não ir atrás de desenvolvimento e aprimoramento. O networking também é uma ótima forma de garantir novas oportunidades e o crescimento de qualquer carreira.

O ideal é que a pessoa equilibre seus objetivos pessoais e profissionais, visto que tais aspectos estão vinculados entre si. A partir do momento que o indivíduo consegue ponderar seus objetivos pessoais e profissionais, ele consegue caminhar rumo a sua evolução.

Benefícios da Evolução Profissional e Pessoal

A evolução, seja ela em âmbito profissional ou pessoal, gera uma série de benefícios para a pessoa. Conheça alguns deles:

  • Perspectiva positiva em relação à vida;
  • Desenvolvimento da compaixão;
  • Aprimoramento do relacionamento interpessoal;
  • Melhor qualidade de vida;
  • Aceitação quanto às eventuais situações adversas;
  • Responsabilização pelos seus atos;
  • Aumento da autoestima e autoconfiança;
  • Libertação de pensamentos e comportamentos negativos.

O Coaching é um processo capaz de auxiliar a pessoa quanto ao seu desenvolvimento pessoal e profissional e consequentemente, no alcance da sua evolução. Através de técnicas e ferramentas comprovadas, a metodologia tem como objetivo, levar o ser humano ao estado desejado através de mudanças e transformações, sejam elas pessoais ou profissionais.O ser humano que decide melhorar e evoluir em âmbito pessoal e/ou profissional, transforma não apenas a sua vida, como também a de pessoas a sua volta, influenciando assim, na construção de um ciclo positivo e um mundo melhor.

Clique aqui e baixe gratuitamente o e-book AUTOCONHECIMENTO

Espero que este conteúdo contribua de maneira verdadeiramente poderosa com a sua evolução – seja no âmbito pessoal, seja no âmbito profissional. Que você descubra o seu potencial infinito cada vez mais!  Agora, me conte: você tem buscado a sua evolução pessoal? E a sua evolução profissional? O que você tem feito para que ela ocorra? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: Michael Coury

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010