O que a influência do meio representa na nossa trajetória de vida

o-que-a-influência-do-meio-representa-na-nossa-trajetória-de-vida
Nossa trajetória é marcada pela influência do meio. Entenda como isso acontece! 

 

Sabemos que nenhuma pessoa é igual à outra. Cada um possui características biológicas, comportamentos, maneira de pensar e de agir peculiares. Isso é o que nos faz diferentes, além de estipular o nosso papel na sociedade em que estamos inseridos. E é importante frisar que muito do que nós somos, independentemente de fatores genéticos, é resultado do contato que temos com o meio em que vivemos e das pessoas com as quais nos relacionamos durante toda a vida. Continue lendo o texto para saber mais sobre o assunto!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Nossa vida é reflexo também da vida ao redor

É impossível desconsiderar os fatores que estão ao redor de uma pessoa durante o crescimento dela. São estes que ajudarão a formar o seu caráter. Isso reafirma que, mesmo com um determinado tipo de criação, uma criança é perfeitamente capaz de ser influenciada pelo ambiente em que estuda, brinca e se desenvolve. Por isso, antes de julgar o comportamento de uma pessoa de forma superficial, busque conhecer o seu histórico.

Alguns exemplos são os fatores naturais como a geografia e o clima e outros sociais como as diferenças ideológicas e os abismos entre as classes. Ainda devemos lembrar-se dos itens que influenciam nosso dia a dia mesmo sem percebermos, tais como a religião e os preconceitos de diversos tipos. Até mesmo os aspectos mais modernos como as redes sociais. Pode ser que você não se recorde de uma situação para cada cenários que eu expus, mas comece a prestar atenção nesses pontos ao seu redor que você começará a identificá-los.

É essencial compreender que toda interferência na formação da personalidade de uma pessoa pode ter efeito positivo ou negativo, uma classificação que pode mudar de acordo com a ética e moral de determinada região. As regras de um país de maioria de religião muçulmana são diferentes da realidade de uma nação laica.

Toda essa injeção de intervenção tem papel fundamental na formação dos nossos ideais, padrões, filosofias, comportamentos, crenças, conduta, direitos, deveres, caráter, expectativas, objetivos, ou seja, da nossa personalidade como um todo.

Você é feliz na sua vida pessoal e profissional?
Clique aqui e descubra como anda sua Felicidade!

A construção da personalidade

A formação da nossa personalidade tem início logo na infância, quando estabelecemos contato com a nossa família. Nesse momento, somos influenciados pelas relações às quais somos submetidos com os nossos familiares, pelos processos educativos dos nossos pais, pela região em que moramos e muito mais.

A partir daí, os próximos grupos com os quais nós interagimos ao decorrer dos anos também moldam a nossa personalidade. Por exemplo, na escola, com o grupo de amigos, os vizinhos, a empresa em que trabalhamos, os locais que saímos para nos divertir etc.

Seguindo essa linha de pensamento, é possível dizer que nós não nos mantemos os mesmos durante toda a nossa vida. Ou seja: quando entramos em contato com diferentes grupos, nossa trajetória é marcada por mudanças na forma de agir, de pensar, de encarar as situações, de socializar, enfim, somos seres mutáveis. Como bem disse o filósofo grego Heráclito, conhecido como o pai da dialética: “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou.”.

Nesse sentido, o meio em que vivemos tem grande influência no nosso modo de enxergar as coisas, de se relacionar com os outros e de viver. Muitas das vezes em que entramos em contato com um grupo com uma conduta, uma ideologia ou um pensamento que não concordamos, a nossa reação é entrar em confronto com o grupo em questão ou com os nossos próprios valores. Claro que isso não pode ser generalizado, afinal cada pessoa encara as situações de uma forma diferente.

Cada novo grupo com o qual nós entramos em contato, cada situação, seja ela positiva ou negativa, coloca nosso ser mais próximo do desenvolvimento. Essa trajetória, tanto de influência do meio sobre nós quanto de evolução, é uma caminhada única, que cada indivíduo trilha sozinho. Por meio dela, cada um é capaz de definir sua história, as atitudes, as ideologias, as expectativas, os objetivos, os sonhos.

Justamente por compreender que o meio em que estamos pode ter conexão direta com a construção da nossa identidade, é fundamental ficar atento a não se tornar somente uma massa de manobra. O exercício do senso crítico é obrigatório para a formação da nossa essencialidade. Somente assim, somos capazes de entender como reagir ao meio, bem como criar mecanismos para não sermos influenciados de forma negativa pelo mesmo.

Analise as situações a seguir e entenda a importância de saber controlar a influência do meio na sua vida: imagine que uma pessoa que cresceu assistindo seus pais brigando de forma constante passa a acreditar que ela nunca seria feliz e depositou toda essa insegurança nos seus relacionamentos. Outro exemplo: um indivíduo que possui um gestor autoritário e desrespeitoso e acredita que para vencer profissionalmente essa é uma conduta a ser seguida e passa a agir assim com seus colegas de trabalho. Consegue ver como o meio nos influencia e o quanto é preciso ter controle sobre isso?  

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Como o coaching auxilia a entender a influência do meio no comportamento humano

Agora que você já sabe que o meio influencia o comportamento humano e que é muito importante saber controlar como ele nos afeta, chegou a hora de conhecer mecanismos para colocar tudo isso em prática. Vamos lá?

O coaching é uma metodologia que, por meio de conhecimentos de diversas áreas, ciências, técnicas, ferramentas e perguntas poderosas permite que você identifique suas habilidades, as competências, os pontos de melhoria, os medos, os sonhos, as expectativas, as emoções, as limitações e muito mais. Muito mais do que aquele conceito simples que muitas pessoas esboçam sobre o autoconhecimento, não é mesmo?

Entre as muitas opções de ferramentas que o coaching disponibiliza, o principal objetivo é empoderar o coachee (aluno, no caso você). Independentemente da sua meta ser evoluir na vida pessoal ou se tornar um líder de alta performance, o coaching irá mostrar que você se tornar o que deseja e ir muito além! Mais do que isso: você pode continuar evoluindo todos os dias da sua vida.

Por meio desse movimento, você será capaz de compreender como o meio, seja ele familiar, profissional ou afetivo, tem forte influência na sua vida e quais são suas ações em relação a todo esse cenário. A partir dessa consciência, você poderá modificar padrões negativos de comportamento que você adquiriu por influência do meio, além de ressignificar aquilo que não pode ser mudado. Basicamente, você poderá se tornar uma pessoa mais empoderada e domadora da sua própria vida. Seja você o dono do seu destino!

É importante frisar que nós nunca seremos passivos ao meio ao qual nós estamos inseridos. Nós reagimos aos estímulos, aos sentimentos, aos comportamentos, aos pensamentos e as pessoas a todo o momento. Não existe uma conduta ideal, porém, nossa trajetória precisa ser marcada por adaptações e pelo equilíbrio das nossas experiências positivas e negativas. Só dessa forma conseguiremos entender na essência e viver uma vida plena, feliz e de qualidade.

Você consegue compreender como o meio influencia o seu dia a dia? Conte-se sua resposta e escreva o que achou do artigo nos comentários!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright:  Gajus

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010