10 Hábitos que vão te ajudar a manter sua família unida

Uma família de mãos dadas

Saiba como manter sua família unida.

A família é a primeira comunidade em que vivemos, é nela que aprendemos a conviver, compartilhar, perdoar e amar. Sabemos que a convivência nem sempre é fácil e que os desafios podem surgir. Porém, existem hábitos capazes de ajudar a manter a família unida. Assim, vocês terão os laços fortalecidos e conseguirão resolver problemas de maneira mais leve.

Continue lendo para conferir a lista que preparamos com dez hábitos para fortalecer e preservar a união familiar.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Hábitos para manter a família unida

Com a correria do dia a dia, muitas famílias acabam se distanciando, mesmo que dividam a mesma casa. Por isso, é sempre bom adotar hábitos que possam gerar a aproximação, seja em momentos de conversas mais profundas ou de descontração. Veja, a seguir, dez hábitos que ajudarão a manter sua família unida.

1. Prezar pelo diálogo

Uma atitude primordial para manter a família unida é o diálogo. É através da conversa que familiares poderão se conhecer melhor, se entender e se aproximar. Vale ressaltar que dialogar é muito mais do que trocar palavras sobre o clima ou assuntos aleatórios. É preciso falar sobre si, planos, sentimentos, enfim, temas mais profundos.

2. Falar sobre os problemas

Ainda em relação ao diálogo, é muito importante que os familiares conversem sobre os problemas. Isso se aplica a diferentes situações, como quando um faz algo que incomoda ou magoa o outro e, também, quando a família está passando por uma situação delicada.

No caso de um problema financeiro, por exemplo, os pais podem explicar a situação para os filhos, claro, respeitando a idade e a capacidade de discernimento. Participar a todos da situação faz com que possam contribuir e, assim, o senso de união é fortalecido.

3. Fazer refeições juntos

No passado, era mais comum que as refeições fossem realizadas em família com maior frequência. Contudo, hoje, nem todas mantiveram esse hábito, seja por desencontro de horários ou porque, mesmo dividindo a mesma mesa, cada um fica focando na tela do seu smartphone.

Se você e seus familiares não costumam fazer as refeições juntos, encontre formas de resgatar esse hábito. Mesmo que os horários sejam diferentes, definam um dia da semana para terem esse momento. Aproveitem para saborear os alimentos e conversar sobre assuntos diversos.

4. Cuidar uns dos outros

O cuidado é uma grande demonstração de amor. Cuidar significa se preocupar com o outro e realizar atos com o objetivo de vê-lo bem. Alguns exemplos de cuidado incluem: acolher a pessoa quando ela estiver precisando, preparar uma receita especial para ela, ajudá-la a resolver um problema e assim por diante.

5. Conhecer os interesses de cada familiar

Cada pessoa tende a ter interesses por certas coisas em especial. Há quem seja fã de quadrinhos, de um artista, de jogos eletrônicos, determinado gênero de livros e filmes, além de temas ligados à carreira. Você saberia explicar os interesses dos seus familiares?

Saiba que se aproximar do universo particular dos membros da sua família é mais um hábito bastante positivo. Experimente fazer perguntas e pesquisas sobre o assunto, e lembre-se de também falar sobre os seus interesses, certamente será bastante enriquecedor.

6. Fazer passeios e viagens juntos

Você e sua família costumam fazer passeios e viagens juntos? Quando foi a última experiência do tipo? Ter esses momentos de lazer e descoberta de novos lugares é mais um hábito bastante positivo para promover a união.

Cada família pode se programar dentro das suas possibilidades. Se não dá para ir para um resort, por exemplo, vocês podem ir até uma cidade mais próxima ou mesmo fazerem um piquenique em um parque, o mais importante é estarem na presença uns dos outros.

7. Passar tempo de qualidade juntos

Independentemente do que forem fazer, é muito importante que familiares passem tempo de qualidade juntos. A palavra qualidade deve ser sempre lembrada, pois de nada adianta estarem em um mesmo ambiente se não houver conexão.

Façam combinados de tirarem um ou mais momentos na semana para estarem juntos, seja assistindo a um filme, conversando, preparando uma refeição ou o que desejarem. Mantenham os celular afastados e dediquem toda a atenção ao presente.

8. Apoiar os projetos dos familiares

A intimidade muitas vezes faz com que pessoas se esqueçam de demonstrar sua admiração e apoio aos seus familiares. Para evitar isso, procure apoiar mais os projetos dos seus familiares, sejam eles pessoais ou profissionais. Esteja presente, divulgue, prestigie, isso fará toda a diferença, tanto para o empenho deles quanto para a relação de vocês.

9. Demonstrar gratidão uns aos outros

Você costuma demonstrar gratidão pelos gestos realizados por seus familiares? Mais uma vez, a intimidade muitas vezes leva as pessoas a se esquecerem disso e o hábito de agradecer precisa ser resgatado.

Agradeça aos seus pais pelo cuidado e dedicação, por investirem nos seus estudos e educação. Se tem filhos, agradeça-os pelo carinho e por serem quem são. A gratidão une as pessoas e nos leva a dar o devido valor ao novo maior tesouro, a nossa família.

10. Saber perdoar

Por mais que a sua família seja unida e se esforce para manter o relacionamento saudável, é natural que problemas aconteçam. Afinal, não existe família perfeita e é exatamente através das imperfeições que mais aprendemos e evoluímos.

Nesse sentido, se um familiar te magoar, ouça o que ele tem a dizer e perdoe-o. Lembre-se de que você também é humano e pode falhar. O perdão faz com que as relações se fortaleçam e evita que conserve sentimentos ruins dentro de si.

Da mesma maneira, se for você que cometer um erro, peça perdão e faça o que estiver ao seu alcance para resolver a questão ou reduzir os danos causados por ela. Além disso, procure se perdoar, porque a culpa poderá causar muitos transtornos a você e, consequentemente, ao seu relacionamento familiar.

Que tal a começar a colocar em prática hoje mesmo alguns desses hábitos para manter a sua família unida? Com essas ações vocês irão se aproximar cada vez mais e fortalecer os laços que os unem.

Tem alguma sugestão a fazer? Deixe sua contribuição no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para incentivar mais pessoas a se aproximarem dos seus familiares!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010