Bondade – Um valor universal

Mãos segurando um coração

Confira 7 motivos pelos quais a bondade é importante.

A bondade é um valor universal e que está presente nas mais diferentes culturas. Podemos praticá-la de diversas maneiras, como quando fazemos bem a uma pessoa, a um animal, à uma causa ou à sociedade de modo geral.

Trata-se de um conceito bastante amplo e que traz diversos benefícios, promovendo a felicidade, a saúde do corpo e da mente, o fortalecimento dos relacionamentos, a harmonia, entre outros.

Continue lendo para saber mais a respeito da bondade, sua importância e reflexões para começar a praticá-la com mais frequência no dia a dia.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é a bondade?

A bondade é o ato de fazer o bem a alguém sem qualquer outra intenção, além de apenas oferecer algo de positivo. Podemos fazer o bem de diversas formas, como ouvindo um amigo que está passando por um momento delicado, ajudando uma pessoa a carregar uma sacola pesada, oferecendo alimento a quem tem fome, lutando contra uma injustiça etc.

Quando agimos com bondade nos conectamos uns aos outros e incentivamos as outras pessoas a levarem o bem adiante. Isso ocorre porque estamos o tempo todo influenciando e sendo influenciados em nosso círculo de convivência. Assim, ao praticarmos um ato positivo, estamos estimulando os demais a seguirem pelo mesmo caminho.

7 Motivos pelos quais a bondade é importante

Se alguém te perguntasse por que devemos ser bons, qual seria a sua resposta? Para te ajudar nessa reflexão, iremos citar os motivos pelos quais a bondade é importante.

1. Precisamos dela para nossa sobrevivência

Se não fosse a bondade, provavelmente não estaríamos mais aqui, pois ela foi fundamental para a sobrevivência da espécie humana. Nos primórdios da humanidade, a vida era rodeada de perigos e os primeiros indivíduos conseguiram sobreviver, entre outros motivos, porque se apoiaram uns nos outros.

Hoje, embora a vida seja bastante diferente desse passado remoto, ainda podemos perceber o quanto a bondade é necessária em nossas vidas. Quando grandes tragédias acontecem, quase que automaticamente pessoas se reúnem para ajudar aqueles que foram atingidos.

2. Fortalece o senso de utilidade

Quando você faz uma pausa nas suas atividades cotidianas para ajudar alguém está fortalecendo o seu senso de utilidade. Isso é muito importante porque reforça o sentido que damos à vida, além da nossa autoestima e da vontade de continuar fazendo a diferença no mundo.

3. Promove a felicidade

Saber que um gesto que realizamos está ajudando uma pessoa de alguma maneira é extremamente satisfatório e capaz de promover a felicidade. É por isso que se costuma dizer que, quando praticamos atos de bondade, somos igualmente beneficiados, esse gesto realmente tem um grande poder.

4. Incentiva outras pessoas a serem boas também

Grandes movimentos sociais começam através da iniciativa de uma ou poucas pessoas. Então, as demais observam aquelas ações, se sentem estimuladas e se unem à causa. A bondade é contagiante, o que se aplica a todas as formas dela, incluindo desde gestos mais simples até os mais grandiosos.

5. Alivia a ansiedade e o estresse

Fazer o bem gera uma sensação muito agradável por conta de tudo o que citamos até aqui, senso de utilidade, felicidade, de ser parte de algo. Uma das consequências disso é o alívio da ansiedade e do estresse. Passamos a dar mais valor para as coisas positivas, o que naturalmente acaba por enfraquecer as preocupações.

6. Fortalece o respeito por si mesmo

Quando você pratica um ato de bondade por alguém, está também fortalecendo o respeito que tem por si mesmo. Isso se deve a todas as sensações experimentadas quando se faz o bem, por se ver como útil e perceber que é capaz de oferecer algo de positivo à outra pessoa.

7. Faz bem para a saúde

Corpo e mente estão conectados, sendo assim, quando realizamos ações que trazem benefícios para a nossa mente, automaticamente o físico também se beneficia. Praticar a bondade faz bem para a saúde do coração, aumenta a imunidade, retarda o envelhecimento e melhora o humor.

Atos de bondade para praticar no dia a dia

Para finalizar, fique com algumas sugestões de como praticar a bondade no dia a dia. Aproveite para refletir sobre cada uma delas e entender como pode inseri-las em sua rotina.

  1. Tenha mais atenção às pessoas ao seu redor – É assim que conseguirá identificar que um colega de trabalho está mais calado e aparentando tristeza ou que no seu caminho para o trabalho há uma pessoa que está passando fome ou frio.
  2. Ouça com atenção alguém que esteja precisando desabafar – A bondade também pode ser praticada cedendo seu tempo e sua atenção. Ofereça seu ouvido para escutar um amigo que esteja precisando colocar seus sentimentos e pensamentos para fora. Você não precisa fazer muito além de ouvir e dizer que o apoia.
  3. Dedique seu tempo a uma causa – Doações financeiras são muito importantes para instituições beneficentes. Contudo, doar seu tempo também é uma forma muito poderosa de ajudar. Você pode fazer isso visitando orfanatos, asilos e outros locais do tipo. Conversar, brincar e escutar crianças e idosos é uma maneira de fazer o bem a eles.
  4. Dar comida a quem tem fome – Em muitas cidades, especialmente as de grande porte, não é difícil encontrar pessoas em situação de sua. Sempre que possível, dê comida a quem tem fome. Mas faça isso sem julgar, por mais que não irá resolver a situação dela, já será uma forma de alento.
  5. Pratique o bem na sua família – Olhar para fora de casa é preciso, mas devemos tomar cuidado para evitar fechar os olhos para a nossa família. Busque praticar o bem também entre os seus entes queridos, das formas que julgar pertinentes.
  6. Indique pessoas para oportunidades – Ficou sabendo de uma oportunidade de trabalho na qual um amigo se encaixa? Faça a indicação, essa também é uma maneira de praticar a bondade.
  7. Faça o bem sem julgar – Independentemente de qual seja a situação na qual o outro se encontra, faça o bem sem julgá-lo. Tenha sempre a intenção de ajudar e nunca de se sentir superior.

Viu só como a bondade é importante e pode ser praticada de diferentes maneiras? Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds