Ansiedade: Livre-se dela!

Mulher ansiosa

Confira dicas que vão te ajudar a lidar com a ansiedade no seu dia a dia.

A ansiedade é um mal que afeta a vida de cada vez mais pessoas. Caracteriza-se por ser uma preocupação que foge ao controle e influencia negativamente a sua vida pessoal e profissional.

De acordo com uma pesquisa feita em 13 países pela consultoria Robert Half, os brasileiros são os mais estressados no mercado de trabalho. O estudo ainda mostrou que 42% dos profissionais do nosso país são afetados pelo estresse e ansiedade gerados pelo emprego. Em outros países a média é de apenas 11%.

Além de afetar psicologicamente, a ansiedade acarreta alguns sintomas físicos, como: taquicardia, tensões musculares, tremores, dentre outros. Em alguns casos, recomenda-se ajuda profissional. No artigo a seguir daremos dicas de como se livrar da ansiedade e, assim, ter uma vida mais plena e tranquila. 

Afinal, o que é ansiedade?

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer o que é ansiedade. Nem todo mundo sabe diferenciar a ansiedade patológica de um simples nervosismo. O estado de ansiedade tem como características principais o medo, mal-estar, apreensão, desconforto e a sensação de que algo ruim irá acontecer. 

Tal estado de alerta é uma reação natural do corpo, no entanto, quando passa a atrapalhar a vida do indivíduo, começa a ser considerado um distúrbio. Basicamente, isso acontece quando a pessoa passa a ter sintomas de preocupação excessiva diante de situações simples do dia a dia. 

Sintomas da ansiedade

Os sintomas de um quadro de ansiedade podem incluir:

– Falta de ar;

– Taquicardia;

– Dores no peito;

– Respiração ofegante;

– Tensão muscular;

– Náuseas e vômito;

– Insônia;

– Tontura e sensação de que vai desmaiar;

– Irritabilidade;

– Enxaqueca;

– Suor frio;

– Dificuldade para se concentrar;

– Pernas e braços agitados;

– Dormência no braço;

– Sensação constante de medo. 

Como se livrar da ansiedade?

Confira a seguir dicas que vão te ajudar a reduzir e lidar com a ansiedade no seu dia a dia.

1. Controle da respiração

Durante uma crise de ansiedade, é importante focar na respiração primeiro para conseguir controlar o quadro. Uma boa técnica para usar é a mindfulness, que consiste em voltar sua atenção para o movimento de inspiração pelo nariz e expiração pela boca. Essa técnica ajuda a acalmar e ainda diminui as reações do sistema nervoso autônomo. 

2. Meditação 

Quem tem crises de ansiedade deve lidar com o problema até quando ele não está manifestando. Incluir a meditação guiada no seu dia a dia é um ótimo recurso para quem não consegue se concentrar. Com a orientação de um instrutor, você poderá chegar a um nível elevado de relaxamento físico e emocional. 

3. Alternativas naturais de relaxamento

Tratamentos alternativos, como o uso de florais e homeopatia, também podem contribuir para reduzir a ansiedade. Chás como lavanda, camomila, valeriana, flor de maracujá, entre outros, também podem ajudar a acalmar. 

4. Atividades físicas

Praticar exercícios físicos contribui para o controle da ansiedade porque aumenta a produção de serotonina, uma substância que eleva a sensação de prazer. Corrida, caminhada e até yoga podem ser bastante positivos para o controle do transtorno de ansiedade. 

5. Acorde 15 minutos antes

Despertar entre 15 e 30 minutos antes do horário convencional permite que descanse a sua mente, reduzindo o possível estresse. Com mais tempo, você consegue fazer as suas atividades sem atropelos. Conforme o tempo for passando, acordar cedo se tornará um hábito e irá ficando mais fácil. 

6. Organize a sua vida

Essa é uma dica essencial para quem deseja reduzir a ansiedade em sua vida. Organizar os ambientes de trabalho, estudo e convivência ajuda a potencializar o equilíbrio emocional. Quando você passa muito tempo em um lugar bagunçado, além de ficar estressado, ainda pode ter dificuldade para encontrar o que está procurando. 

7. Atenção para o seu sono

Antes de dormir, você deve evitar tudo o que te deixa preocupado ou te desgasta. Claro que nem sempre dá para prever o que vai acontecer antes de deitar, porém, é possível evitar alguns incômodos. Não entre nas redes sociais ou no seu e-mail pouco antes de dormir. O momento do sono deve ser única e exclusivamente dedicado para acalmar a mente. 

8. Foque no presente

Deixar a sua mente vagando, aleatoriamente, entre o passado e o futuro, pode iniciar uma crise de ansiedade. Para entrar em um estado de calma é imprescindível se manter focado no momento atual. Analise os seus pensamentos e cuide para controlar sua ansiedade. 

9. Diminua o consumo de açúcar e alimentos processados

O consumo excessivo de açúcar e de alimentos processados pode fazer com que seu corpo esteja constantemente com picos de açúcar no sangue. Então, quando você reduz o consumo desses alimentos, tende a controlar melhor os sentimentos de ansiedade. 

10. Óleos essenciais 

Para reduzir o estresse e a ansiedade, nada melhor do que usar óleos essenciais, acender incenso ou vela perfumada. Dentre os aromas calmantes estão bergamota, flor de laranjeira, lavanda, rosa, vetiver, laranja e camomila romana. 

11. Ouça música

A música também ajuda a reduzir a ansiedade por promover o relaxamento, prevenindo, assim, a tensão muscular. De acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido por neurocientistas, alguns tipos de música reduzem a atividade cerebral, a pressão sanguínea, o nível de batidas do coração e o ritmo da respiração. 

12. Reduza sua frequência de uso das redes sociais

As redes sociais podem ser excelentes ferramentas de comunicação e informação. No entanto, é importante reduzir o volume de uso das mesmas para não se sobrecarregar emocionalmente. 

Ficar a cada cinco minutos conferindo as atualizações dessas redes pode gerar um grande desgaste emocional. Se perceber que está acessando demais as redes, crie alternativas, ao invés de navegar pela timeline, que tal ler um livro? Ou então concluir uma atividade de trabalho? 

13. Reduza o consumo de cafeína

A cafeína pode ser encontrada no café, chocolate, chás e bebidas energéticas. Trata-se de um estimulante que em altas doses pode elevar a ansiedade. Beber café moderadamente é saudável, porém, abusar pode ter consequências negativas. A quantidade moderada é de até cinco xícaras por dia.

14. Fuja da procrastinação

Procrastinar pode fazer com que você aja de forma reativa e estabeleça uma verdadeira luta mental com a sua agenda. Viver sempre nessa batalha pode aumentar o seu estresse e ansiedade. Estabeleça prioridades para conseguir dar conta de fazer tudo o que precisa na sua rotina.

Gostou dessas dicas de como se livrar da ansiedade? Passe-as adiante, compartilhando o conteúdo em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds