Felicidade: como conquistá-la?

 

Você é feliz? Ao se olhar no espelho você gosta do que vê? Se sente realizado com sua vida? A felicidade é um desejo incessante de todo ser humano. A busca por estabilidade financeira, por um trabalho melhor e prazeroso, por uma carreira de sucesso, uma casa maior, bens materiais, entre outros desejos, não para.

O fato é que o ser humano nunca está satisfeito consigo mesmo e sua vida. Quanto mais se tem, mais se quer e esse ciclo não se encerra. Será que é possível nos contentarmos com a vida que temos sem condicionar a satisfação a algo maior? Qual é o segredo desse sentimento que tem o poder de proporcionar bem estar, bom humor e uma sensação de alegria e realização plena aos indivíduos?

Continue a leitura e encontre as respostas para todas essas perguntas, além de insights que farão você refletir e tirar suas próprias conclusões a respeito da busca pela felicidade.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é a Felicidade?

A fórmula da felicidade tem sido alvo de inúmeros estudos e pesquisas. Uma dessas pesquisas foi realizada com 5 mil americanos na Califórnia, que concluiu que a felicidade é contagiosa. Quando uma pessoa está feliz, essa sensação é transmitida aos seus familiares, amigos e outros indivíduos próximos. Segundo esse estudo, a felicidade seria como uma onda de boas vibrações que transmitimos e recebemos de volta.

É importante dizer que a felicidade não surge em situações pontuais, como a conquista de um carro novo, a mudança de um cargo e nem mesmo o nascimento de um filho, ela é um estado de espírito. É uma decisão única, pessoal e permanente. Essa busca por coisas e mais coisas, na verdade, não passa de um engano para satisfazer um vazio que só a felicidade plena e verdadeira pode preencher.

É claro que ser promovido, adquirir um bem que sempre sonhou e ter um filho são situações fantásticas e marcadas por muita alegria. Contudo, se não houver uma base de felicidade, não dá para esperar que algo chegue e faça um milagre. É até prejudicial depositar sobre uma pessoa ou acontecimento tamanha responsabilidade.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

10 Maneiras de conquistar a felicidade

Não existe uma fórmula mágica para a felicidade porque trata-se de um conceito totalmente subjetivo. O que faz uma pessoa feliz não, necessariamente, se aplica a outra. Entretanto, existem atitudes que podem te ajudar a encontrar o caminho para a sua felicidade, com aquilo que faz sentido para você, confira!

1 – Descubra o que te faz feliz

A felicidade é subjetiva, para buscar a sua você deve, em primeiro lugar, saber o que ela significa para você. Nesse sentido, é preciso que busque se conhecer verdadeiramente, entenda o que faz sentido para você, as coisas que considera importantes. Lembre-se que é a sua felicidade, portanto, evite se deixar levar por influências de terceiros ou da sociedade. Não importa o que todos desejem conquistar e sim o que você deseja para a sua vida.

2 – Viva o momento presente

Um dos grandes problemas da sociedade é que muitos estão tão presos ao passado ou preocupados com o futuro que deixam de desfrutar do presente, e é aqui e agora que as coisas acontecem. É hoje que você pode aplicar os ensinamentos que as experiências passadas trouxeram e construir o seu futuro.

Caso sinta que está com a mente muito ligada ao passado ou ao futuro, comece a mudar isso através de pequenas atitudes. Ao perceber que seu pensamento está longe, traga-o de volta. Para se manter atento ao presente, conecte-se aos detalhes do ambiente, observe, ouça, sinta, isso te ajudará a desfrutar de cada instante ao máximo.

3 – Cuide de questões práticas com responsabilidade

Embora felicidade seja algo abstrato e ligado aos sentimentos, devemos reconhecer que existem questões práticas que, se não forem cuidadas com responsabilidade, podem comprometer nosso estado de espírito. Para isso, procure manter suas finanças organizadas e esteja em dia com suas obrigações de cidadão, como pagar impostos e renovar documentos, por exemplo.

Quanto mais organizada for a parte prática da sua vida, mais tranquilidade terá para desfrutar de outras áreas. É claro que, ainda assim, imprevistos podem acontecer, contudo, essas atitudes ajudarão a evitar uma série de infortúnios que poderiam tirar a sua paz.

4 – Mantenha um diário de gratidão

Felicidade e gratidão estão totalmente conectadas. Quando se é grato pela vida e por tudo o que a acompanha, ser feliz é uma consequência natural. Uma forma bastante interessante de sentir isso com frequência é mantendo um diário de gratidão, em que deverá escrever todos os dias pelo menos três motivos pelos quais se sentiu grato.

Vale lembrar que essa lista não é de conquistas e coisas grandiosas. É claro que, se algo assim acontecer, é importante registrar, entretanto, sabemos que essas situações não fazem parte da rotina. Então, procure focar em pequenas coisas do dia a dia, como o simples fato de ter se dado conta do quanto é privilegiado por ter um teto e uma cama quente para dormir.

5 – Faça uma lista com metas

Um estudo publicado pelo Journal of Experimental Psychology comparou a reação de pessoas falando de situações positivas que viveram no passado com quando elas falavam sobre o que ainda desejam realizar. A conclusão foi que falar sobre metas para o futuro gerou mais empolgação do que relembrar o passado.

Desfrute dessa informação criando listas com metas de coisas que deseja realizar, pode ser conhecer determinada cidade, aprender a cozinhar uma receita especial, aprender um novo idioma, começar a meditar, são muitas as possibilidades. Escreva a sua lista e coloque-a em um lugar visível, para riscar cada item ao concluir.

6 – Elogie as pessoas

Elogios são uma forma fantástica de dizer a uma pessoa que ela está no caminho certo e que a admira por determinada característica ou atitude. Quando você elogia alguém está criando um laço poderoso com o outro e, além de fazer bem a ele, irá também compartilhar dessa satisfação.

Apenas é preciso tomar cuidado para evitar fazer elogios vazios, apenas para agradar. Seja sempre honesto, elogiando com sinceridade e sem esperar nada em troca, pois tudo deve ser natural para se tornar verdadeiramente significativo.

7 – Faça o bem

De forma geral, existe a ideia de que uma boa ação signifique apenas ajudar alguém, de modo a fazer a pessoa que recebe o gesto se sentir feliz. Contudo, a verdade é que ambos são beneficiados, porque aquele que doa se sente tão feliz quanto aquele que recebe ou, em alguns casos, até mais.

É extremamente gratificante perceber que um gesto seu fez a diferença para alguém. Além do mais, ao ajudar, você está motivando a pessoa a direcionar outro gesto positivo a mais alguém, dando início a uma forte e poderosa corrente do bem.

8 – Dê significado para as coisas materiais

Desejar melhorar de condição financeira, adquirir bens e experiências não é errado. Contudo, é fundamental que tenha a consciência de que nada disso poderá te trazer felicidade instantaneamente. Uma forma interessante de manter uma relação positiva com coisas materiais é dar significado a elas.

Em vez de desejar uma casa maior porque é sinônimo de status, pense que deseja viver com mais conforto e proporcionar isso para sua família. O mesmo vale para um carro, uma viagem, uma festa de casamento e o que desejar. Encontre significados afetivos e tudo passará a fazer mais sentido em sua vida.

9 – Cuide de seus relacionamentos pessoais

O ser humano é, por natureza, um ser social, que precisa do contato com outras pessoas para se manter bem. Sendo assim, procure cuidar dos seus relacionamentos, seja sincero com as pessoas que ama e se mostre sempre aberto a ouvi-las. Quando mais estreitos e fortes forem esses laços, mais irão se ajudar e aprender uns com os outros.

10 – Cuide de si

Por fim, além de cuidar dos seus relacionamentos e zelar pelo bem-estar de quem ama, lembre-se de cuidar de si também. Se conheça, se observe, se acolha, quanto mais conectado estiver com o seu eu interior, mais clareza terá em relação ao que te faz feliz e para perceber algo que esteja comprometendo o seu bem-estar.

“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade”, já dizia Carlos Drummond de Andrade. A felicidade está nas coisas mais simples da vida. Desde o decidir acordar de bom humor, se olhar no espelho e decidir ser feliz, aproveitar a vida ao máximo, curtir o hoje mesmo com os problemas e desafios que enfrentamos no dia a dia.

Ser feliz é ver nas pequenas coisas uma verdadeira razão para viver. É ser grato pelo maravilhoso milagre de existir e ver uma intenção positiva até mesmo nas situações difíceis. É se amar, se aceitar, se perdoar e perdoar o próximo também.

Que a felicidade não dependa de dinheiro, do tempo e nem da sorte, mas sim de uma simples atitude. Que possamos encontrar esse sentimento tão precioso nas coisas mais simples da vida e que ele parta sempre de dentro para fora.

Só a partir do momento em que decidirmos e jogarmos fora tudo o que não é bom, poderemos conquistar a tão sonhada felicidade! Aproveite o hoje, o tempo para ser feliz é agora!

Este conteúdo fez sentido para você? Se sim, compartilhe-o em suas redes sociais, levando essa ideia adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010