Seu namoro está atrapalhando a sua produtividade? O que fazer?

Um casal

Confira uma lista com 7 dicas para evitar que o namoro atrapalhe a sua produtividade.

Você está com a sensação de que seu namoro está atrapalhando a sua produtividade? Essa é uma fase muito especial, é um momento em que o casal está se conhecendo. No início, o que um sente pelo outro é uma intensa paixão, que faz com que desejem ficar juntos e se falarem o tempo todo.

De acordo com especialistas em comportamento humano, a paixão pode durar de dezoito a trinta meses. Depois disso, a tendência é que o sentimento acabe e o casal se afaste ou ocorra o mais esperado, que é se transformar em amor.

Agora, voltando ao tema produtividade, o que fazer para desfrutar dessa fase agradável sem que prejudique o seu desempenho profissional e acadêmico? Continue lendo para saber mais sobre o assunto.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

Como o namoro pode atrapalhar a produtividade?

Para lidar com um problema, antes é preciso conhecê-lo. Por isso, iremos começar falando sobre as formas com as quais o namoro pode atrapalhar a produtividade de alguém, seja no trabalho ou nos estudos.

Desejo de estar o tempo todo juntos

O desejo de estar perto o tempo todo faz com que muitos casais apaixonados acabem deixando áreas importantes da vida de lado. E é preciso lembrar que, embora o namoro tenha sua importância, não se pode viver em função dele.

Troca de mensagens ao longo do dia

Quando as obrigações impedem os apaixonados de ficarem juntos, eles costumam manter a troca de mensagens ao longo de todo o dia. E sabemos o quanto isso prejudica a concentração e, consequentemente, a produtividade.

Mente focada em pensar na pessoa

Especialmente nos meses iniciais do namoro, os apaixonados tendem a pensar na outra pessoa o tempo todo. Isso também pode prejudicar a concentração nas atividades importantes e impactar o desempenho.

Ansiedade para o próximo encontro

Por fim, temos a ansiedade para o próximo encontro, que é mais um fato que compromete o foco e pode levar a decisões impensadas, como deixar de cumprir uma obrigação para ir até onde a pessoa está.

7 Dicas para evitar que o namoro atrapalhe a sua produtividade

Se você está se sentindo feliz com o namoro, mas, ao mesmo tempo, percebe que a paixão está atrapalhando sua produtividade, confira as dicas a seguir. Através das atitudes certas conseguirá equilibrar o relacionamento e o trabalho sem que um se sobressaia ao outro.

1. Combine dias e horários para se falarem

Converse com a pessoa amada e combinem dias e horários para se falarem. Assim, ficará mais fácil controlar a ansiedade e o impulso de enviar mensagem a todo o momento. Lembrando que ambos devem colaborar e honrar com o combinado.

Importante: desconfie de alguém que deseja para si toda a sua atenção e dedicação. Uma pessoa que realmente gosta de você saberá reconhecer que tem obrigações as quais precisa se dedicar.

2. Relembre a importância das outras áreas da vida

Além de saber dividir os momentos de conversar com a pessoa amada, trabalhar e estudar, é preciso relembrar a importância de outras áreas da vida. Embora seja natural desejar essa proximidade mais intensa no começo do namoro, procure não se esquecer dos amigos e da sua família. Essas pessoas estavam ao seu lado antes de o relacionamento começar e merecem sua atenção.

3. Incentive a pessoa a se dedicar às suas atividades também

Para manter o relacionamento equilibrado e a vida profissional também, incentive a outra pessoa a fazer o mesmo. Assim, ambos irão manter a mente ocupada com os seus afazeres e poderão se falar e se encontrar no tempo livre. Quanto mais equilíbrio o namoro tiver desde o início, maiores são as chances de que a relação se mantenha forte e perdure.

4. Tenha momentos com os amigos e a família

Além de manter certa rotina para evitar sacrificar momentos de trabalho e estudo para estar com a outra pessoa, lembre-se de separar um pouco das horas livres para estar com seus entes queridos. Você pode incluir seu namorado (a) nesses programas, promovendo a aproximação de todos.

Embora essa dica não tenha ligação direta com trabalho, ajuda a equilibrar o tempo dedicado ao namoro. Assim, se adquire o hábito de fazer uma divisão saudável da rotina, além de evitar o afastamento de outras pessoas importantes em sua vida.

5. Imponha limites a si mesmo para o uso do celular

O celular é um acessório que facilita muito a nossa rotina, mas que deve ser usado de forma equilibrada. Se não colocar nenhum limite a si mesmo nesse sentido, poderá perder um tempo precioso procrastinando. E as consequências desse comportamento podem ser bastante prejudiciais para o seu desenvolvimento e desempenho profissional.

6. Viva o momento presente

Enquanto estiver trabalhando ou estudando, dedique toda a sua atenção a essa atividade. Assim, conseguirá realizar todas as tarefas necessárias e ter mais tempo livre para estar com a pessoa amada.

Sabemos que as coisas não são tão simples assim e que leva tempo até se acostumar com isso. Contudo, o fato de desejar se concentrar totalmente ao momento presente já é um excelente começo para que se dedique e evolua a cada dia mais.

7. Dobre a atenção se a outra pessoa trabalhar na mesma empresa

Até aqui falamos sobre o namoro de maneira geral, que é quando a outra pessoa não trabalha no mesmo local que você. Caso façam parte da mesma empresa, os cuidados devem ser redobrados para evitar problemas.

O primeiro ponto a se atentar é se a empresa permite o relacionamento entre funcionários. Essa é uma política que vem se modernizando e, em vez da proibição, o que se pede é que o casal informe os supervisores e sejam orientados ao comportamento esperado dentro das instalações do empreendimento.

De qualquer maneira, vocês devem se adiantar e buscar agir de forma adequada, independentemente do que a empresa pedir. Evitem se tratar de forma íntima no trabalho, deixando isso para os momentos de folga. Dessa forma, conseguirão manter um bom equilíbrio entre a carreira e o namoro.

Viu só como com equilíbrio e bom senso é possível evitar que o namoro atrapalhe a sua produtividade? Lembrando que será necessário contar com o empenho de ambos para conseguir isso.

Aproveite para comentar o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar as dicas adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010