Voltar após a separação é possível? Um manual de reconciliação amorosa

separação

Explore 10 dicas para lidar com separações.

Toda separação é um momento delicado, mesmo quando ela é realmente necessária ou até a única saída viável. No entanto, depois de algum tempo separados, alguns casais sentem vontade de retomar o relacionamento.

E aí, será que isso é uma boa ideia? É possível continuar a relação do ponto em que ela foi interrompida? Como podemos promover essa reconciliação? Continue a leitura deste artigo e encontre as respostas para todas essas perguntas. Confira!

A reconciliação é possível?

Sim, a reconciliação é possível. Há casos em que os membros do casal se separam, passam um tempo considerável longe um do outro e, por fim, chegam à conclusão de que ainda amam o parceiro e que há uma vontade genuína de retomar a relação e fazê-la funcionar melhor.

É claro que isso não acontece sempre. Dependendo do motivo da separação, o casal pode de fato concluir que ambos estão melhores sozinhos e que não vale a pena tentar retomar. Tudo depende da razão da separação (se for algo muito sério, fica mais difícil voltar), da disposição dos envolvidos e da dinâmica do relacionamento.

Manual da reconciliação amorosa: como retomar a relação em 10 passos?

Confira na sequência 10 dicas fundamentais para retomar uma relação amorosa com sucesso.

1. Verifique se ambos realmente querem voltar

Conforme citamos, nem toda relação deve ser retomada. Se houve um término muito doloroso, provocado por razões sérias, talvez seja melhor que cada um siga a sua vida. No entanto, se o quadro não foi grave e se ambos os envolvidos desejam essa volta, o ideal é conversar a respeito. É uma circunstância que demanda muita maturidade dos dois, já que ambos devem manifestar comprometimento e vontade. É preciso investir tempo, esforço e energia para superar os desafios que podem surgir.

2. Comunique-se de maneira honesta e aberta

A comunicação é frequentemente uma das causas da separação, mas também um dos fatores-chave para a reconciliação. Portanto, é fundamental que o casal se expresse com franqueza, clareza, respeito e serenidade. É importante conversar sobre o que levou à separação e o que será feito de forma diferente desta vez. Escute atentamente o que a outra pessoa tem a dizer e seja aberto sobre os seus próprios sentimentos e preocupações. Não é hora de usar um tom acalorado e acusatório, OK?

3. Aproveite o tempo de separação para identificar e resolver problemas

O momento de separação pode ser importante justamente para que os ânimos se acalmem e para que, afastado do outro, cada indivíduo tenha um momento de reflexão. Após esse momento individual, se realmente houver a vontade de retomar a relação, o casal deve se reunir e conversar sobre as causas principais e subjacentes do término e sobre maneiras de resolver essas questões. Esteja disposto a fazer mudanças positivas em si mesmo e no dia a dia do relacionamento.

4. Peça desculpas e perdoe

Retomar um relacionamento amoroso depende de reconciliação, ou seja, de fazer as pazes. Para isso, demonstre arrependimento acerca dos seus erros, assuma a responsabilidade sobre eles e peça desculpas. Da mesma maneira, perdoe a outra pessoa quando ela também manifestar arrependimento e pedir desculpas.

Sem humildade e perdão nesse momento, fica impossível seguir em frente e construir um relacionamento saudável. Mas deve ser um perdão verdadeiro: nada de “jogar na cara” os erros da pessoa.

5. Aprenda com o passado

O passado deve ser usado apenas como um lugar de referência — do que fazer e do que não fazer. Portanto, utilize-o como um guia de como agir para que resultados melhores sejam alcançados desta vez. Repetir os erros certamente trabalhará contra essa reconciliação. O ideal é melhorar a comunicação, aprender a lidar com conflitos de maneira construtiva e cuidar das necessidades emocionais um do outro.

6. Estabeleça novas expectativas

Depois de refletir sobre o passado, considerando o que deu certo e o que poderia ter sido melhor, é hora de pensar no presente e no futuro. Assim, cabe ao casal estabelecer novas expectativas e definir novos objetivos, mais realistas e focados nos interesses de cada um. Determine metas e padrões claros para garantir que ambos saibam o que esperar e estejam alinhados quanto ao que desejam do relacionamento. Lembre-se de inovar e de não fazer do novo relacionamento um “ontem repetido”.

7. Passe um tempo de qualidade junto com a pessoa

Retomar uma relação é algo que demanda tempo. Portanto, nesse momento de retomar o relacionamento, fique mais tempo com a pessoa. Mas atenção: é preciso que seja um tempo de qualidade, ou seja, conversando, manifestando carinho, fazendo coisas juntos, e não ficar navegando pelas redes sociais ao lado da pessoa. É preciso fortalecer o vínculo refeito. Para isso, planeje encontros românticos e atividades que os aproximem e reavivem a chama do amor.

8. Seja paciente

Além de tempo, o processo de reconciliação amorosa também demanda muita paciência, seja para promover mudanças em si mesmo, seja para entender que o outro também precisa de tempo para mudar. Por isso, seja paciente e realista em relação ao progresso do casal. Não espere que, do dia para a noite, todos os problemas se resolvam milagrosamente ou que nenhum conflito volte a ocorrer. Tudo que vale a pena de fato leva tempo e esforço.

9. Se necessário, busque ajuda profissional

Se o casal realmente quiser retomar o relacionamento, mas não estiver conseguindo “aparar as arestas” por conta própria, recorrer ao auxílio profissional pode ser uma ótima ideia. Psicólogos, terapeutas de casal e coaches de relacionamento podem ser grandes aliados, por terem conhecimentos técnicos acerca do que funciona nos processos de reconciliação. Um profissional treinado pode auxiliar na mediação de conversas e fornecer orientações objetivas.

10. Esteja disposto a seguir em frente

Seguir em frente significa não se apegar ao passado. Se o casal deseja retomar uma relação, é preciso deixar o que passou lá atrás e focar em construir um futuro melhor. No entanto, se a reconciliação não for possível, apesar de todos os esforços, esteja disposto a aceitar essa realidade e seguir em frente sozinho. Cuide de si mesmo e busque a felicidade, permitindo que a outra parte faça o mesmo.

Como você pode notar, não há garantias de que a reconciliação seja bem-sucedida. Contudo, se houver vontade, comprometimento, humildade e esforço de ambas as partes, seguir as recomendações acima pode aumentar as suas chances de construir um relacionamento saudável. Sucesso!

E você, querida pessoa, já teve alguma experiência com reconciliação após separação em um relacionamento amoroso? Como foi? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010