Dinâmica das cores: quebrando o “gelo” do ambiente

Diversas cores

Como funciona e qual o objetivo da dinâmica das cores?

Chegou o dia de integrar e receber novos colaboradores na empresa. Como fazer deste momento algo alegre e espontâneo? Ou, então, é hora de apresentar os resultados em uma reunião bastante aguardada pela equipe, e todos estão apreensivos com o que será falado. Como deixar o clima mais descontraído? Para ambas as perguntas, a resposta é a mesma: dinâmica das cores!

As dinâmicas são atividades práticas que exploram elementos simples e cotidianos, mas que revelam significados profundos. É justamente por serem práticas e interativas que elas tornam os aprendizados do momento mais permanentes, ou seja, mais difíceis de esquecer do que se tivessem sido lidos em um livro, por exemplo.

A dinâmica das cores é bem fácil e também traz alguns aprendizados. Ela faz parte do grupo das dinâmicas de “quebra-gelo”, ou seja, que aliviam a tensão de determinadas situações e favorecem a interação entre as pessoas. Siga em frente para saber mais sobre ela. Boa leitura!

Baixe aqui o nosso manual completo sobre

Dinâmicas

Iamgem ebook

Como funciona a dinâmica das cores?

Trata-se de uma dinâmica simples e muito fácil de ser aplicada em ambientes corporativos, além de, é claro, ser bastante divertida! Mas, como funciona a dinâmica das cores, afinal? É o que você vai conferir a seguir, querida pessoa. Vamos lá?

A dinâmica das cores é simples e utiliza poucos materiais. Para aplicá-la na sua empresa, você precisará de:

  • fita crepe;
  • papel crepom ou post-it.

Os papéis devem estar recortados e acessíveis para todos os participantes. Quem for o responsável pela dinâmica deve pedir aos presentes que peguem 5 pedaços de cada papel (não podem repetir as cores). Com a fita crepe, cada participante deverá pregar os pedaços de papel na parte frontal da sua camiseta.

Feito isso, o próximo passo é convidar os participantes a caminhar tranquilamente pela sala. A única regra é olhar somente para os olhos dos colegas. Isso mesmo, na dinâmica das cores, só é permitido olhar nos olhos dos participantes.

Quem estiver à frente da dinâmica deve pedir, de forma que surpreenda os presentes, que eles encostem as suas mãos nos participantes que possuam um objeto de uma cor específica. Pode ser um tênis branco, uma calça azul, uma tiara vermelha, entre outros. Isso ajudará os participantes a se preparar para a dinâmica.

Em seguida, peça aos participantes para que caminhem pela sala com os papéis colados. Peça aos participantes que olhem nos olhos dos colegas, de modo que a pessoa não perceba que você vai colocar um papel na camiseta dele. Continue andando pela sala e distribuindo os papéis aos seus colegas, colando na parte de trás das camisetas deles a cor que você acha que mais combina com ele. Da mesma maneira, algumas pessoas também vão colar papéis coloridos na sua camiseta.

O importante é que as pessoas não vejam, até o fim da dinâmica, as cores que receberam, devendo olhar apenas nos olhos dos colegas. Após algum tempo, o instrutor da dinâmica pede que todos joguem fora os papéis que restaram em suas mãos e que tirem todos os papéis colados nas suas costas, segurando-os por um instante.

Resultados e interpretação da dinâmica

Ao final da distribuição, o responsável pela dinâmica explica aos participantes o que cada um ofereceu e recebeu através dos papéis. As cores de cada papel representam algo positivo. Confira os significados de algumas cores que podem ser usadas na dinâmica:

  • Verde: segurança;
  • Azul: serenidade/sabedoria;
  • Amarelo: prosperidade/amizade;
  • Branco: paz/harmonia;
  • Laranja: disposição/energia;
  • Roxo: mudanças/nobreza;
  • Vermelho: alegria/coragem;
  • Rosa: carinho

Após o fechamento, você poderá perceber que o grupo estará mais entrosado e o ambiente terá um clima mais amigável. O instrutor da dinâmica pode alterar os significados das cores, fazendo adaptações conforme o grupo.

Agora, conte-nos: qual é a dinâmica que você usa em situações como esta, para facilitar a socialização? Já aplicou a dinâmica das cores na sua organização? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Além do mais, se este conteúdo o ajudou, curta e compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Leve estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas!

Gostou do artigo?

Desenvolva mais técnicas de gestão e torne-se um líder preparado com o e-book Dinâmicas de grupo. Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: 378569038 – https://www.shutterstock.com/pt/g/grafner

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63