LNT – O que é e qual sua importância?

Confira os passos para aplicar o LNT na sua empresa.

A identificação das necessidades de treinamento dos colaboradores é fundamental para que as empresas cresçam com sustentabilidade. Por esse motivo, o LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento) tem se tornado cada vez mais relevante. Trata-se de uma prática de gestão de pessoas focada em verificar as necessidades de treinamento dos colaboradores.

Essa identificação permite potencializar o ritmo de produtividade da companhia. É uma forma de gerenciamento que permite à empresa compreender quem realmente necessita de capacitação. Além disso, possibilita pontuar o grau de defasagem das competências atuais dos colaboradores. Continue lendo para entender melhor o conceito e a sua relevância.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é LNT?

São os colaboradores de uma empresa que a mantém operante. Por isso, investir nos funcionários é uma forma de investir no crescimento da organização. Ações focadas em conhecimento e treinamento são cruciais do ponto de vista estratégico. O segredo para conseguir resultados cada vez melhores é compreender que nem todos os colaboradores compartilham as mesmas dificuldades.

Exatamente porque as pessoas têm necessidades diferentes, é muito importante ter uma visão mais próxima das barreiras de cada um. Quando não se tem essa preocupação, é possível gastar um montante maior de recursos sem atingir os resultados esperados. Com o passar do tempo, esse investimento sem direcionamento pode levar os indivíduos a se sentirem desmotivados. 

Dedicar-se a atividades de treinamento que não oferecem resultados positivos palpáveis pode ser muito frustrante. Além disso, o colaborador pode ter a falsa impressão de que nunca conseguirá atender às expectativas da empresa. Quando os processos de treinamento estão alinhados com as necessidades da companhia e dos colaboradores, se tornam muito mais produtivos.

Dessa forma, o LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento) tem um papel imprescindível na gestão de pessoas. Com esse levantamento, se torna possível melhorar o clima organizacional e contar com equipes muito mais preparadas. O turnover (rotatividade) também é potencialmente reduzido. 

Qual é a importância do LNT?

Como explicamos até aqui, o LNT permite identificar as necessidades de treinamento de cada colaborador. A partir desses dados, é possível planejar e executar atividades de treinamento mais alinhadas com as necessidades da companhia. Quando os colaboradores contam com atividades direcionadas para desenvolver suas habilidades, tendem a se tornar mais produtivos. 

Logo, a importância do LNT é identificar as necessidades dos colaboradores da sua empresa, oferecendo a eles melhores oportunidades. Com o treinamento certo, os seus funcionários com certeza se tornarão mais produtivos e preparados para os desafios. É nítida a transformação de um ambiente em que o LNT é aplicado.

LNT: como aplicar na sua empresa

Confira a seguir os passos para aplicar o LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento) na sua empresa.

1. Levantamento de dados demográficos

O passo inicial consiste em entender as informações mais básicas dos funcionários. Tenha em mãos o quantitativo de cargos estratégicos e operacionais, verifique quantos colaboradores são homens e quantas mulheres.

Saiba ainda quanto tempo o colaborador está na empresa, idade, grau de escolaridade, onde mora, quais treinamentos já fez, entre outros. Essas informações te ajudarão a entender se os colaboradores que demandam treinamento têm perfis semelhantes. 

2. Analise em detalhes a estratégia organizacional

Esse segundo passo diz respeito a ter em mente os objetivos, missão, visão e valores da companhia. O gestor deve analisar as necessidades da empresa no passado, presente e futuro.  Uma forma estratégica de fazer essa verificação é por meio da análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats). Os aspectos internos e externos têm influência nas escolhas e na tomada de decisões. 

3. Analise a exigência dos cargos

Nesse passo, é importante analisar o que cada cargo demanda dos colaboradores no tocante a atividades, responsabilidades e habilidades físicas e emocionais. Por exemplo, um colaborador que ocupa um cargo que exige contato com o cliente final precisa ter boas habilidades sociais. Por sua vez, um colaborador da área financeira deve ser bom com cálculos e entender de legislação.

Nos casos em que há cargos novos na empresa, a dica é fazer benchmarking em outras companhias. A partir das informações obtidas, é possível fazer uma adaptação para a realidade da sua organização. 

4. Analise as competências já existentes

Para dar sequência à implantação do LNT é importante analisar o nível de competências já existente. Uma forma de fazer essa análise de forma satisfatória é através de uma avaliação de desempenho. 

Nessa avaliação será possível identificar as habilidades e os conhecimentos que cada colaborador possui. Somente averiguando o grau de competências de cada profissional será possível determinar as necessidades de treinamento.

5. Identifique o GAP

Com todas as análises supracitadas feitas, chega o momento de fazer as comparações. O objetivo das comparações é compreender o tamanho da lacuna existente. Cabe ao gestor comparar as necessidades da companhia, as demandas do cargo e as competências já existentes. 

A carência está justamente no espaço entre cada fator. Nessa etapa são definidos os objetivos para cada fase de treinamento e desenvolvimento. É importante trabalhar com mais precisão. Compreenda que os colaboradores precisam ser estimulados a participar. 

6. Utilize a tecnologia

O uso da tecnologia é bem interessante para reduzir o tempo de realização das atividades. Sistemas automatizados facilitam a obtenção de informações precisas e contribuem para uma melhor tomada de decisão. As etapas do LNT podem ser concluídas com mais rapidez e menos complicação. 

7. A prática

O ideal é colocar em prática a implementação do LNT quando se observa que a companhia não está alcançando os resultados esperados. Porém, fica a dica de que não precisa esperar a situação ficar complicada para agir. Uma boa maneira de incluir esse procedimento na rotina corporativa é realizá-lo periodicamente.

Os colaboradores são responsáveis por alcançar os resultados e objetivos da companhia. Para que consigam tal feito, é fundamental que estejam capacitadas e devidamente motivadas. Dessa forma, a recomendação é manter uma postura ativa e preparada para vencer os desafios que se apresentam ao longo do dia a dia.

Gostou de saber mais sobre LNT? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais para levar a informação adiante!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63