O que é aprendizagem colaborativa?

Aprendizagem Colaborativa Conheça mais sobre a Aprendizagem Colaborativa

 

Ao longo de nossa existência nós buscamos constantemente por aprimoramento. Fazemos isso, pois precisamos sempre aumentar nossos conhecimentos, bem como potencializar nossas competências e habilidades, para que assim tenhamos a oportunidade de nos desenvolver pessoal e profissionalmente. O objetivo disso é nos tornarmos indivíduos cada vez mais realizados e bem-sucedidos, e também contribuir para a construção de uma sociedade cada vez melhor.

Este aprimoramento geralmente acontece por meio dos mais diversos métodos de aprendizagem como estudos, pesquisas, experiências pelas quais passamos ao longo da vida, através da formação acadêmica que adquirimos, pela nossa capacidade de observação e raciocínio, entre muitos outros. Assim, é essencial buscarmos sempre pela melhor forma de aprender algo novo e nos mantermos atualizados, para superar desafios e alcançarmos resultados extraordinários, efetivamente e na prática.

Diante disso, hoje vou te apresentar as características de uma nova forma de aprendizagem, que é a colaborativa, e os benefícios de sua aplicação no dia a dia de quem a utiliza. Acompanhe-me nesta leitura e confira!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Entendendo o que e aprendizagem colaborativa

A aprendizagem colaborativa é uma metodologia de ensino pautada na interação, colaboração e participação ativa dos alunos. Trata-se de um método que pode ser aplicado em diversos contextos — workshops, palestras, treinamentos, cursos, entre outros —, sempre prezando a troca de experiências e promovendo o engajamento, envolvimento e a motivação dos participantes.

Assim, podemos entender que a aprendizagem colaborativa não se restringe apenas ao ambiente educacional, sendo essencialmente aplicada e utilizada para o desenvolvimento social, intelectual, psicológico, cultural ou emocional do indivíduo.

Seu processo tem como finalidade o compartilhamento de recursos, que promova um aumento de conhecimentos e saberes, bem como o sentimento de pertencimento e identidade nas pessoas que a experienciam.

Neste sentido conseguimos observar que a aprendizagem colaborativa tem inúmeros benefícios, uma vez que coloca todos os membros de uma comunidade como agentes que contribuem para a construção de conhecimento mútuo.  

Características da aprendizagem colaborativa

Um ambiente em que todos tenham a oportunidade de crescer juntos, aprendendo e contribuindo com o aprendizado do próximo, é um ambiente em que ocorrem ganhos múltiplos e que precisa ser incentivado em todos os contextos e locais. Este é um dos principais aspectos da aprendizagem colaborativa.  

Além desta existem muitas outras características deste tipo de aprendizagem, as quais compartilho com você agora. Confira:

Ambiente centrado no todo

Nos locais onde a aprendizagem colaborativa é aplicada é possível observar que o aprendizado é compartilhado de todos para todos. Isso quer dizer que não é somente o professor ou treinador que detém o conhecimento e pode transmiti-lo. Os alunos também podem e são sempre estimulados a fazê-lo.

Professor visto como um orientador

Tanto pode ser um professor, em uma sala de aula regular, como também um profissional responsável por ministrar treinamentos em empresas, ou um líder de uma equipe, no contexto da aprendizagem colaborativa, estas figuras devem ser vistas não como uma autoridade, mas sim como um orientadoras, que assumem o papel de guias, trocando conhecimentos e experiências com seus alunos/treinandos/liderados e, a partir disso, junto a eles, definem o melhor caminho a ser seguido para que todos tenham a oportunidade de crescer de maneira igualitária.

Aprendizagem proativa e investigativa

Dentro do processo de aprendizagem colaborativa, todos são incentivados a ampliarem seus conhecimentos, de maneira proativa e investigativa. Isso quer dizer que neste método o indivíduo não fica apenas esperando que o professor ou a pessoa que assumiu o papel de orientadora lhe traga novas informações ou apenas lhe ensine algo que ele ainda não sabe.

Pelo contrário, ele é constantemente estimulado a aguçar a sua curiosidade, para que assim seja o responsável pela construção de seu próprio conhecimento, crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Ênfase na aplicabilidade

Muitas vezes, temos a tendência a deixar o conhecimento que adquirimos, seja em qualquer contexto, engavetado. Na aprendizagem colaborativa o processo vai na contramão desta tendência, uma vez que faz com que o indivíduo obtenha novos conhecimentos, reflita sobre eles e os coloque em prática em seu dia a dia.

O objetivo disso é fazer com que ele utilize tudo o que aprendeu a favor de seu próprio crescimento e também para contribuir com o crescimento da sociedade de uma forma geral.

Aprendizagem em grupo

Outra característica desta poderosa metodologia de aprendizado é incentivar as pessoas a buscarem novos conhecimentos e compartilhá-los com todos a seu redor. O intuito disso é estimular cada vez mais a aprendizagem em grupo, que pode ser muito mais efetiva, para muitas pessoas, do que a aprendizagem individual e não compartilhada.

Transformação

Como trata-se de um método que foca no todo, ao invés de focar no individual, conforme tivemos oportunidade de acompanhar ao longo de todo este conteúdo, a aprendizagem colaborativa traz a todos nós a chance de sermos transformados e de transformar a nossa própria realidade, bem como a das pessoas que nos rodeiam e da sociedade como um todo.

Assim, quando buscamos compartilhar aprendizados, experiências e conhecimentos em conjunto, a probabilidade de que ocorram transformações positivas em nossa vida e na vida das pessoas com quem fazemos tudo isso, aumentam de forma significativa.  

Características da aprendizagem tradicional

Conforme eu disse no início deste artigo, existem diversas formas de aprendizagem com as quais nos deparamos nos mais diversos ambientes pelos quais transitamos. Entre elas é possível observar, principalmente, o modelo de aprendizagem tradicional, o qual vamos conhecer suas características a seguir.

Com isso, conseguiremos entender melhor suas diferenças para a colaborativa:

– Ambiente educacional centrado no professor;

– Professor visto como figura autoritária;

– Aprendizagem reativa e passiva;

– Ênfase na matéria;

– Aprendizagem solitária;

– Memorização.

Atinja novos patamares em liderança que vão te levar ao sucesso!
Baixe “Leader Coach” e transforme ações em conquistas.

Benefícios da aprendizagem colaborativa

A aplicabilidade da aprendizagem colaborativa, seja em sala de aula, em salas de treinamentos, em empresas ou em quaisquer contextos em que seja possível utilizá-la, traz os seguintes benefícios para seus participantes:

– Desenvolvimento do senso de trabalho em equipe;

– Desenvolvimento de novas competências comportamentais e intelectuais;

– Melhoria substancial na autoestima;

– Aprimoramento da comunicação;

– Desenvolvimento do senso crítico, lógico e analítico;

– Melhoria nos relacionamentos interpessoais;

– Aprendizagem prática, em vez de memorização teórica;

– Desenvolvimento das habilidades de compreensão e de saber lidar com pontos de vista diferentes;

– Amadurecimento e evolução pessoal e profissional.

Como pudemos perceber tratam-se de benefícios verdadeiramente extraordinários. Entretanto, isso não quer dizer que os outros modelos de aprendizagem sejam inválidos. Neste sentido, antes de aplicar a metodologia colaborativa, a minha dica é que você analise bem o ambiente no qual você e as pessoas com quem deseja trocar informações e conhecimentos estão inseridos, para que assim você seja realmente assertivo em sua escolha e colha resultados positivos em todo este processo.

Experimente e depois compartilhe nos comentários como seu deu a sua experiência!

Gostou deste artigo, querida pessoa? Deixe um comentário, me dizendo o que achou e lembre-se sempre de se lembrar de compartilhar o conhecimento que você acabou de adquirir com seus amigos em suas redes sociais, para que eles também ampliem seus horizontes de uma forma geral.

 

Copyright: 763473283 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockbroker

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010