Saiba como calcular o Valor Presente Líquido (VPL) de uma empresa

O VPL é uma ferramenta que calcula a atratividade dos investimentos da organização.

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem traçar estratégias, prever mudanças no cenário corporativo e estar sempre prontas para solucionar eventuais problemas. Uma análise sobre as futuras projeções, bem como verificar se determinado projeto é rentável ou não para a empresa, se faz totalmente necessário para que o gestor possa traçar um diagnóstico sobre a melhor decisão para o seu negócio.

Existem algumas práticas e ferramentas capazes de garantir tais análises e prever os resultados das mesmas. Estas são capazes de trazer maior segurança à empresários e empreendedores que têm o desejo de expandir seus negócios, por meio de determinadas ações e projetos, porém precisam realizar projeções, para entender o quão bem o mercado vai aceitar seus novos produtos ou serviços, por exemplo.

Neste sentido, no artigo de hoje, vamos conhecer melhor uma fórmula matemática-financeira, usada pelas empresas para medir os investimentos que realiza, bem como a viabilidade de futuros projetos e negócios, que é o VPL.

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O que é VPL?

Sigla para Valor Presente Líquido, na qual se calcula a atratividade dos investimentos da organização. Ele é definido como a soma dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação, calculados a partir de uma taxa dada e de seu período de duração, e permite que seja feita uma análise sobre a viabilidade de determinado projeto ou negócio, ou seja, se os mesmos são rentáveis ou não.

Assim, quanto maior o VLP, maior é o lucro do investimento realizado, sendo que este valor pode variar de acordo com a entrada ou saída de caixa.

O cálculo VPL

A fórmula para se calcular o VLP é a seguinte:

O cálculo baseia-se no fluxo de caixa (FC) da organização para um investimento durante determinado período de tempo (j). Considera-se o investimento inicial (saída no fluxo de caixa) mais o retorno dos investimentos nos meses seguintes (entrada no fluxo de caixa). A taxa mínima de atratividade (TMA) é indicada por (i), ela indica quanto a empresa lucraria se investisse dinheiro em algo seguro.

Ao fim do cálculo, poderão ser apresentados três resultados:

VPL positivo: indica que o investimento é rentável.
VPL negativo: o investimento não trará lucros.
VPL neutro: quando o resultado é igual a zero indica que o investimento foi proporcional, não gerando lucro ou prejuízo.

Vantagens da fórmula VPL

O cálculo VPL reconhece o risco das estimativas futuras do fluxo de caixa, informa se o investimento aumentará o valor da empresa e considera o valor do dinheiro no tempo. Ele pode ser aplicado em qualquer fluxo de caixa, permitindo que projetos individuais sejam somados, e também considera o risco de determinado projeto ou investimento.

A fórmula pode parecer complicada, mas aplicativos, sites, calculadoras financeiras e até mesmo o Excel podem fazer o cálculo e facilitar todo o processo.

Por que é importante para o seu negócio?

Todo e qualquer tipo de negócio precisa, invariavelmente, se programar, se planejar para crescer conforme almeja. Para isso, é necessário contar com práticas, técnicas e ferramentas, que são fundamentais para que cada passo que se der seja precisamente calculado, evitando, assim, que tropeços aconteçam no futuro.

Fórmulas matemáticas como os da fórmula VPL ajudam empresários, empreendedores, líderes e gestores a tomarem decisões assertivas, ou seja, a arriscarem, porém, com segurança, para que não percam o dinheiro investido em ações que acreditavam ser rentáveis.

Assim, calcular o Valor Presente Líquido de um investimento permite que possam ser feitas projeções de maneira segura, sem correr o risco de ocorrerem perdas financeiras, que venham a impactar negativamente o andamento dos negócios, conforme planejado inicialmente.

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É preciso investir para que os negócios cresçam

Por mais que estejamos passando por uma crise em nosso país, é nosso dever, enquanto empresários e empreendedores, encontrar meios de fazer nossos negócios crescerem sempre. Digo isso, pois, se não investirmos novos negócios, em soluções que sejam inovadoras e criativas aos olhos do público-alvo e demais stakeholders de nossas empresas, vamos acabar ficando estagnados.

Dessa maneira, antes de fazer qualquer tipo de investimento visando o crescimento dos negócios, é importante primeiro pensar: Para onde eu quero fazer com que a minha empresa cresça? De que forma eu a vejo no futuro? O que eu preciso fazer agora para atingir estes objetivos, fazendo com que ela alcance determinado patamar no mercado em que atua?

Estas perguntas lhe darão um direcionamento na hora de elaborar o planejamento de crescimento e expansão de seus negócios. Isso porque não dá para simplesmente, de uma hora para outra, começar a fazer investimentos, pois, por mais que eles sejam rentáveis e lhe tragam o retorno financeiro que você espera para a sua empresa, você não sabe para onde quer levá-la.

Sendo assim, é importante saber que é necessário fazer investimentos para que os negócios cresçam, mas estes devem ser realizados de forma consciente, sem atropelos e, principalmente, no momento certo, para que assim, você, seus colaboradores e todos os envolvidos no processo de crescimento dos seus negócios, tenham a possibilidade de usufruir de todo o potencial que a sua organização pode oferecer.

O Coaching como orientador para os negócios

Em determinados momentos, nos sentimos meio que perdidos, sem saber os rumos que queremos que os nossos negócios tomem, não é mesmo?! Acredito que isso seja mais do que normal e pode atingir diversos empresários, independentemente do ramo em que atuem. Entretanto, acredito também que estes momentos são essenciais e nos obrigam sempre a refletir, evitando assim, que nossas empresas caiam na estagnação.

Para saber lidar com tais momentos e demais situações adversas que venham surgir em nossa trajetória empresarial, precisamos contar com os mais modernos recursos, que tenham o poder de nos orientar, para que assim tenhamos a possibilidade de tomar decisões cada vez mais assertivas para nossos negócios.

É o caso do Coaching Corporativo aqui do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Trata-se da nossa unidade de negócios, voltada para oferecer soluções corporativas inovadoras e personalizadas aos mais diversos tipos de empresas. Por meio de um treinamento elaborado sob medida, ou seja, de acordo com a realidade de cada organização, é possível trazer ainda mais clareza a empresários e empreendedores, que buscam aperfeiçoamento constante e o crescimento de seus negócios.

Assim, eu convido você a conhecer as Soluções Corporativas exclusivas aqui do IBC, que utilizam a metodologia mais eficiente do mercado, para oferecer às empresas resultados cada vez mais extraordinários em suas trajetórias.

Conheça o Coaching Corporativo do IBC e alcance os objetivos que sempre almejou para os seus negócios!

É sempre bom ficar por dentro e entender de que forma o meio empresarial funciona, bem como os mecanismos que utiliza para tomar decisões de maneira assertiva. Quando nos informamos, temos também a possibilidade de evoluir e aplicar melhorias e nossos próprios, para que eles cresçam conforme sempre planejamos e sonhamos.

Agora, que tal compartilhar comigo o que você achou deste conteúdo? Já utilizou, em seus negócios o cálculo VPL em algum momento? Quais resultados você obteve com seus investimentos?

Deixe o seu comentário, falando sobre a sua experiência enquanto empresário e lembre-se sempre de continuar nos acompanhando, tanto por aqui, quanto por meio de nossas redes sociais e também em nosso canal no Youtube, pois todos os dias preparamos conteúdos poderosos, que vão transformar e potencializar ainda mais a realidade dos seus negócios de uma maneira geral.

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Imagem: Sergio Kotrikadze / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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