Saiba quais são as etapas do plano de negócio

Plano de Negócio O Plano de Negócios consiste em um documento que traz a descrição completa de um empreendimento, desde sua missão até as possíveis ações de marketing.

 

Qual empreendedor não sonha em ver sua ideia sair do papel e ganhar o mundo? Quem não gostaria de alcançar o sucesso, ter visibilidade e ainda ganhar o reconhecimento pelo seu trabalho? Para alcançar tudo isso e ainda evitar que todos os seus sonhos venham por água abaixo, é essencial ter foco e planejamento.

Planejar-se é um dos passos mais importantes para começar a empreender. É a partir deste planejamento que você poderá definir o sucesso da sua empresa ou projeto. Assim você será capaz de antecipar possíveis problemas e erros, conhecendo os pontos mais fracos e fortes do seu negócio.

E para evitar perder o foco dos seus objetivos no meio do caminho, é sempre bom ter uma estratégia bem definida. Essa estratégia é uma espécie de roteiro por onde a sua empresa vai passar, que também pode ser chamada de plano de negócio.

Convido você a me acompanhar nesta leitura de hoje e aprender como você pode se apresentar ao mercado em que você atua com muito mais segurança e conhecimento.

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O que é um plano de negócio?

Trata-se de uma descrição completa do planejamento da organização, que abrange desde a missão da empresa até os seus índices financeiros, e deve conter os objetivos organizacionais, planos de marketing e todas as informações que vão ajudar a viabilizar o seu negócio.

Planejar é a melhor forma de um empreendedor alcançar o sucesso com a sua empresa ou projeto. Quando se tem um plano em mãos, você tem a capacidade de se antecipar a possíveis erros, além de conhecer os pontos fortes e fracos do negócio. Ter essas informações em mãos possibilita chegar ao mercado com mais segurança e conhecimento.

O plano de negócios é uma ferramenta administrativa essencial, já que ele tem como principais benefícios: testar a viabilidade de uma ideia ou negócio; captar recursos financeiros para a sua empresa ou projeto; informar com precisão sobre; dar credibilidade; conferir orientação estratégica aos gestores; organizar informações sobre o negócio e suas estratégias; e conquistar novos sócios ou financiadores para o seu negócio.

As etapas do Plano de Negócio

Para começar a desenvolver o seu plano de negócios e conquistar novos sócios e, ou, investidores, estabelecer parcerias e, até mesmo, para solicitar financiamentos, é preciso que você descreva o que é o negócio, de qual se trata a oportunidade e como você vai ganhar dinheiro com ela.

Não apenas isso, mas também é preciso ter o modelo de negócio da empresa. Isso quer dizer, o que você está vendendo – produto, serviço ou ideia – qual é a maneira como você pretende vender e como a empresa vai ganhar dinheiro com isso.

Tenha bem definido qual será o seu público-alvo, o nicho de mercado no qual irá atuar, quais são seus competidores e quais serão as estratégias utilizadas para competir com eles.

Conheça as principais etapas para construir o seu Plano de Negócios, a seguir.

Índice executivo

Nesta etapa você irá indicar os pontos importantes do seu plano, para que o leitor tenha uma ideia geral de cada seção desenvolvida. Deixe para fazê-lo por último, porque irá se tratar de um resumo, um sumário de todo o seu plano.

Ele deve ser simples, com no máximo duas páginas. É preciso que desperte o interesse do leitor, destacando os pontos mais importantes, fornecendo uma visão geral de todo o planejamento. Para criar um índice executivo é preciso que ele tenha, pelo menos:

– Descrição da Empresa;

– Diferenciais Competitivos;

– Missão, Visão e Valores;

– Perfil dos Empreendedores;

– Produtos e Serviços;

– Mercado de Atuação;

– Localização;

– Investimento Inicial;

– Forma Jurídica;

– Enquadramento Tributário;

Análise de mercado

Tenha em mente que esta é a principal etapa do seu plano. Porque será aqui onde você irá indicar a demanda para o produto ou serviço que deseja oferecer. Uma análise que vai te ajudar a conhecer e entender melhor o mercado no qual irá atuar. Lembre-se, um nicho de mercado é um grupo de clientes com características em comum.

Essa etapa está focada em saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de detalhar quais serviços e produtos serão oferecidos. E para que você seja capaz de atender sua demanda de forma eficiente, é preciso que responda às seguintes perguntas:

– Quem está comprando?

– O que está comprando?

– Por que está comprando?

– Quais são os seus hábitos de compra?

– Qual é a sua renda?

– Qual é o nível cultural?

– Onde mora?

– Qual é o estilo de vida?

Responder a essas perguntas, de maneira adequada, vai te ajudar a ter uma vantagem sobre seus concorrentes. Você será capaz de identificar melhor quais os canais de distribuição, ações, planos de comunicação e política de preços.

Além disso, é preciso analisar seus concorrentes, de acordo com seu posicionamento no mercado. Pesquise quais são os produtos que eles vendem, suas especificações, benefícios, política de preços e como vendem. Descubra porque os clientes compram ou deixam de comprar deles.

Finalize esta etapa informando sobre os fornecedores do seu negócio, busque informações sobre eles e sua reputação no mercado. Tenha sempre um cadastro atualizado com preços, condições de pagamento e prazos de entrega de cada um deles.

Plano de marketing

Aqui é onde você apresentará a forma como a empresa oferecerá seus produtos e serviços. É preciso criar uma descrição completa destes, além da qualidade e utilidade. Assim como você irá se diferenciar dos seus concorrentes. Detalhe todas as formas de divulgação da empresa.

Seu plano de marketing deve apresentar os principais produtos e serviços que serão desenvolvidos pelo seu negócio, promoções que serão realizadas e a localização onde o seu empreendimento será instalado.

Plano operacional

O plano operacional  definirá como a empresa vai desenvolver ou comercializar seus produtos e serviços. Relacione os equipamentos que serão utilizados, o número de pessoas e o tempo que será demandado para cada etapa. Mostre como será, na prática, o funcionamento do seu negócio, desde o seu layout até a gestão de pessoas.

Plano financeiro

Qual a viabilidade do seu futuro negócio? Essa etapa irá te ajudar a determinar o valor total de recursos a ser investido para que você possa começar o seu negócio.

É o resultado, em números, do seu plano de negócios. Se você chegar à conclusão de que o negócio é viável, então defina como o investimento será implantado. O investimento inicial deve levar em consideração os seguintes pontos: investimentos fixos; investimentos pré-operacionais; capital de giro; e demonstrativo de resultados.

O plano financeiro também permite calcular o ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para a empresa não sofrer prejuízos. Ele permite conhecer o prazo de retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para que a empresa recupere o montante investido. Também permitirá conhecer a lucratividade da empresa.

Estimativa dos investimentos fixos

É o capital de giro, ou seja, o montante que a empresa precisa ter disponível para que ela possa cobrir seus cursos até que ela comece a ter lucro.

Investimentos pré-operacionais

São os gastos realizados antes da empresa abrir. Para identificá-los, é necessário reunir todas as estimativas de faturamento e os custos totais, para que você possa ter uma previsão dos resultados da empresa, sabendo antecipadamente se ela vai operar com lucro ou prejuízo.

A importância do plano de negócios para a sua empresa

Conforme pudemos perceber e acompanhar ao longo do conteúdo, o plano de negócios é um documento altamente detalhado sobre a sua atividade de sua empresa, bem como sobre os rumos que esta pretende tomar em seu mercado de atuação, tornando-o, assim, uma ferramenta de extrema importância para empresários e empreendedores, que desejam alcançar o sucesso, através de suas organizações.

Estruturação lógica de ideias

Principalmente para quem está com um empreendimento em fase inicial, o plano de negócios se faz verdadeiramente importante, pois, nesta etapa, além da mente do empresário estar borbulhando de ideias, são muitas as questões a serem resolvidas, até que a empresa realmente ganhe o mercado.

Neste sentido, o plano ajuda, pois contribui para que o empreendedor, bem como as pessoas que estão lhe ajudando, organizem e estruturem, da melhor maneira possível, as informações e dados que estão em sua mente, e são necessários para a abertura do negócio, e, assim, possam dar continuidade às atividades fundamentais para tirar o plano do papel.

Orientação para expandir com segurança

Todo e qualquer tipo de empresário e empreendedor quer seus negócios sejam prósperos e expandam em algum momento de suas trajetórias. Diante disso, entende-se que o plano de negócios é algo de fundamental importância, pois o documento tem as informações e dados necessários, capazes de orientá-los neste processo de expansão e crescimento da empresa em seu mercado de atuação.

Apoio administrativo

Outro ponto que torna o plano de negócios algo importante para empresas e empresários, é o fato de que os dados e informações contidos nele servem como apoio para que a área administrativa cumpra o seu papel com maestria, principalmente no que diz respeito à números e estratégias.

Comunicação fácil e assertiva

Como o plano de negócios é o documento que contém todas as informações relacionadas à empresa, de forma geral, ele é uma ferramenta e um instrumento que facilita e torna ainda mais assertiva a comunicação que se deve ter entre sócios, colaboradores, clientes, parceiros, investidores, fornecedores, entre diversos outros stakelholders da organização.

Captação de recursos

Para empresas em processo de expansão ou que estão iniciando no mercado, o ideal é que elaborem um plano de negócios verdadeiramente eficiente. Isso porque será a partir dele que um possível parceiro ou investidor terá uma visão mais ampla sobre a organização como um todo, analisando assim, se é viável investir recursos financeiros nesta ou não.

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Torne o seu negócio ainda mais próspero com o Coaching

Ao longo deste artigo, tivemos a oportunidade de ver o quanto é essencial contar com ferramentas assertivas, para tornar nossos negócios cada vez mais prósperos, nos destacando, assim, perante a nossa concorrência, não é mesmo?!

Diante disso, acredito ser essencial apresentar-lhe uma destas ferramentas, que vai ajudá-lo a transformar positivamente a realidade da sua organização. Estou falando do Coaching, uma metodologia de desenvolvimento empresarial, que oferece a gestores, líderes, empreendedores e empresários, os recursos necessários para que estes elaborem estratégias eficientes, no sentido de contribuir para que os negócios se perpetuem no mercado e alcancem cada vez mais resultados extraordinários em suas jornadas.

Através de conhecimentos, técnicas e ferramentas, comprovadamente eficazes, e que já ajudaram milhares de profissionais e empresas a saírem de seus estados atuais e se direcionarem a seus estados desejados, as soluções personalizadas levadas pelo IBC Corporativo às organizações faz com estas tenham verdadeiros ganhos, no que diz respeito faturamento, desenvolvimento humano e empresarial, desenvolvimento de lideranças, entre muitos outros benefícios, como foi o caso de uma das maiores varejistas do mercado brasileiro, Magazine Luiza:

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Após fazer o plano de negócio da sua empresa você terá em mãos a ferramenta ideal para traçar um retrato do mercado e, assim, tomar as melhores atitudes e decisões. Este plano também é uma excelente fonte de segurança para quem quer começar o seu próprio negócio com melhores condições.

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Imagem: pedrosek / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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