Quer ser um vendedor extraordinário? Confira 10 dicas

Confira uma lista de 10 dicas que vão te ajudar a se tornar um vendedor extraordinário

Para ser um bom vendedor é preciso ter objetivos que vão além de vender. Um vendedor extraordinário é aquele que tem o desejo genuíno de proporcionar benefícios aos seus clientes e ajudá-los a resolver problemas. Adotando essa postura, o aumento das vendas se torna uma consequência natural.

No mercado atual não há mais espaço para profissionais que desejam fazer a venda pela venda. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e percebem quando a intenção é apenas fechar negócio, sem que realmente o produto ou serviço em questão tenha um benefício válido a oferecer. Por essa razão, nada vende mais do que a verdade e o acolhimento da demanda do consumidor.

Se você deseja se tornar um vendedor extraordinário, que conhece o seu cliente e oferece as soluções certas, continue a leitura e saiba como chegar lá.

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O que significa ser um vendedor extraordinário?

Um vendedor extraordinário é aquele que é requisitado pelos clientes, porque eles sentem que podem confiar nele. É alguém que tem um vasto conhecimento sobre o produto ou serviço que oferece, dá dicas e sugestões para ajudar o consumidor, ou seja, tem atitudes que demonstram com clareza os seus valores.

Você nunca verá um profissional extraordinário insistindo incansavelmente para que uma pessoa compre determinado produto, sabendo que aquele item não irá oferecer um benefício real a ela. No final das contas, o vendedor extraordinário é aquele que oferece o mesmo tipo de atendimento que gostaria de receber, com respeito, empatia e o desejo de realmente oferecer soluções.

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10 Dicas para se tornar um vendedor extraordinário

Para se tornar um vendedor extraordinário, é preciso percorrer um longo caminho em direção ao desenvolvimento e ao desejo de fazer a diferença na vida de cada cliente. Veja, a seguir, 10 atitudes que precisa tomar se deseja chegar lá.

1 – Conhecer e acreditar no seu produto

Como dito anteriormente, nada vende mais do que a verdade, sendo assim, é crucial que conheça a fundo o seu produto e acredite nele. Quanto mais conhecimento e paixão tiver, mais os clientes irão se convencer que se trata de algo realmente interessante e vantajoso.

Aproveite toda oportunidade que tiver para conhecer a fundo o produto, palestras, workshops, pesquisas, livros, quanto mais informações, maior será o seu repertório na hora de apresentá-lo ao cliente de acordo com as necessidades apresentadas por ele.

2 – Ouvir os clientes com atenção

Não dá para se tornar um vendedor extraordinário com um discurso padrão, afinal de contas, cada cliente é único. E a melhor forma de conhecer o seu cliente é ouvindo-o com atenção, porque é baseado no que ele disser que saberá quais são suas dores e necessidades. Além disso, ouvir também demonstra sua empatia pelo outro, o que faz com que ele se sinta acolhido e se abra, oferecendo mais informações relevantes para o processo de venda.

3 – Identificar abordagens que funcionam e usá-las

Apesar de cada cliente ser único, existem abordagens que funcionam para várias pessoas. O bom vendedor sabe identificar isso e usa as táticas que deram certo mais vezes, mudando de atitude quando perceber que algo não está mais funcionando. É assim, através de experimentos, tentativa e erro, que se descobre as melhores maneiras de direcionar o processo de venda, de modo a potencializar os resultados.

4 – Aprender com vendedores mais experientes

Se você faz parte da equipe de vendas de uma empresa, aproveite para aprender com vendedores mais experientes, trocando ideias e até mesmo acompanhando-os em encontros com clientes. Por mais que cada profissional tenha o seu estilo próprio de trabalhar, sempre dá para aprender algo novo com alguém que possui mais tempo de estrada.

Se atua como vendedor independente, conecte-se com outros vendedores através das redes sociais, buscando um mentor profissional ou mesmo falando com conhecidos que atuem no mesmo segmento.

5 – Ser sempre honesto com os clientes

Jamais prometa algo que não pode cumprir para os seus clientes, porque, assim, eles nunca voltarão a fechar negócio com você. Se fizerem algum tipo de pedido, apenas diga que sim se tiver certeza absoluta de que pode atender.

Promessas podem até impressionar de imediato e acelerar o processo de venda, mas, quando não são cumpridas, colocam em risco partes muito importantes para as vendas, que são a fidelização e a indicação. Consumidores que se sentem enganados não indicam uma empresa para os seus amigos, pelo contrário, eles desaconselham as pessoas em relação a ela.

6 – Aprender a lidar com a rejeição

Por mais que se esforce para ser o mais atencioso e eficiente vendedor, é natural que rejeições aconteçam e aprender a lidar com elas é essencial. Às vezes, você está há semanas em contato com um cliente em potencial e aí vem uma resposta negativa. Em vez de se culpar e achar que é um péssimo vendedor, prefira aprender com esse tipo de experiência. Quanto mais souber usar as vendas não concretizadas para aprender, maior será o número de negócios fechados com sucesso.

7 – Construir relacionamentos com as pessoas

Mais do que fechar negócios, construa relacionamentos com as pessoas que cruzarem seu caminho ao longo da sua carreira como vendedor. Se interesse verdadeiramente pela vida dos clientes, pelo sucesso dos seus negócios, quanto mais fortes e genuínas forem essas conexões, mais requisitado será pelas pessoas, o que tem como consequência o aumento das vendas.

Mas, lembre-se, esses relacionamentos precisam ser verdadeiros, baseados no desejo de ajudar, fazer a diferença. Bajuladores não conseguem isso porque agem sempre pensando nos próprios interesses, o que é totalmente o contrário do que as pessoas têm buscado atualmente.

8 – Estar atento a clientes em potencial em qualquer ambiente

Muitas vezes, em situações não profissionais é possível fazer contatos interessantes. É claro que a ideia não é que deixe de aproveitar momentos de lazer para ficar pensando em trabalho e sim que se mantenha atento caso alguma oportunidade de negócio surja.

Imagine que você trabalhe como vendedor de uma determinada solução para empresas, então, está em uma roda de amigos em uma festa e alguém comenta que tem uma necessidade que possui relação com o seu trabalho. Assim, sentindo o momento certo e com bom senso, é possível iniciar uma conversa e agendar para falarem melhor em um outro dia.

9 – Cuidar da sua saúde e equilíbrio emocional

Um vendedor, independentemente de vender para consumidores finais ou empresas, está o tempo todo lidando com pessoas, o que pode ser desgastante em alguns momentos. Para evitar ter problemas de ordem emocional e até se exaltar durante uma reunião com algum cliente, é importante adotar medidas preventivas para manter o equilíbrio.

Ter momentos para relaxar, evitar pensar em trabalho e responder e-mails profissionais quando estiver em momentos de lazer, fazer exercícios de respiração, praticar meditação e buscar o autoconhecimento estão entre as medidas que podem auxiliar na manutenção do equilíbrio emocional.

10 – Ser o vendedor que deseja ter quando você é o cliente

Por último, se existe uma métrica eficaz para seguir quando se lida diretamente com o cliente é a empatia. Procure ser o tipo de vendedor que você gostaria de encontrar quando fosse em busca de um produto ou serviço.

Considere fatores como a paciência, a honestidade ao apresentar o item, o cumprimento de prazos, a simpatia, tudo isso fará toda a diferença na sua relação com os clientes e, claro, te ajudará a fechar negócio com mais facilidade.

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Frases sobre ser um vendedor extraordinário para inspirar

Está pronto para começar a colocar as dez dicas para se tornar um vendedor extraordinário em prática? Que tal conferir algumas frases para se inspirar?

1 – “Nossa maior fraqueza é a desistência. A melhor maneira de obter sucesso é sempre tentar mais uma vez.” – Thomas Edison.

2 – “Aprenda com os erros dos outros. A vida não tem tempo suficiente para cometer todos e aprender por si mesmo.” – Eleanor Roosevelt.

3 – “O que diferencia os vendedores hoje é sua capacidade de trazer novas ideias.” – Jill Konrath.

4 – “O segredo para progredir é começar.” – Mark Twain.

5 – “Quer saber quem você é? Não pergunte. Aja! A ação o delineará e definirá você.” – Thomas Jefferson.

6 – “Atribuo meu sucesso a isso: nunca dei ou aceitei nenhuma desculpa.” – Florence Nightingale.

7 – “Bem feito é melhor do que bem dito.” – Benjamin Franklin.

8 – “Sempre há espaço no topo.” – Daniel Webster.

9 – “Não se trata de ter as oportunidades certas. É sobre lidar com as oportunidades corretamente.” – Mark Hunter.

10 – “Um objetivo é um sonho com prazo.” – Napoleon Hill.

11 – “Vencer não é tudo, mas querer vencer é.” – Vince Lombardi.

12 – “Pessoas que se destacam têm uma coisa em comum: um senso absoluto de missão.” – Zig Ziglar.

13 – “Aja como se o que você faz fizesse a diferença. E realmente faz.” – William James.

14 – “Não tenha medo de desistir do que é bom e buscar o que é grande.” – John D. Rockefeller.

15 – “Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento.” – Eleanor Roosevelt.

Comece hoje mesmo a trabalhar para se tornar um vendedor extraordinário e faça a diferença na vida de cada um dos clientes que cruzarem o seu caminho!

 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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