O Equilíbrio Emocional diante do Coronavírus

Equilíbrio emocional Coronavírus – Busque o equilíbrio emocional

 

Toda a sociedade está enfrentando grandes mudanças por conta do coronavírus (COVID-19). Escolas fecharam, muitos profissionais entraram de férias ou passaram a trabalhar na modalidade home office, estabelecimentos comerciais que não são essenciais estão fechados, enfim, muitas novidades em um curto espaço de tempo. Com isso, é natural que as pessoas se sintam ansiosas, com medo, principalmente por não terem uma noção exata de quando tudo voltará ao normal.

Contudo, o fato de se tratar de uma situação verdadeiramente delicada, não significa que você deve se deixar levar pelo estresse, ansiedade e outros sentimentos que comprometem o equilíbrio emocional. É possível adotar medidas para atravessar tudo isso com calma e serenidade, e é exatamente esse o tema do nosso artigo de hoje.

A importância de buscar o equilíbrio emocional neste momento

Existe uma fábula bastante interessante que mostra o quanto é importante buscar o equilíbrio emocional em meio a uma situação problemática, acompanhe.

Duas rãs caíram em um balde de leite, como as paredes do recipiente eram lisas, não conseguiram sair. Uma delas, ficou desesperada com aquela situação e começou a se debater para escapar, sem sucesso. Já a outra, que era mais tranquila, viu que não havia nada que estava ao seu alcance fazer para conseguir sair dali, então, se movimentou suavemente, apenas o suficiente para se manter boiando.

Com o avançar das horas, a primeira rã não aguentou e acabou morrendo. A outra, que permaneceu calma, adormeceu e, ao acordar, percebeu que todo o movimento feito pela companheira havia transformado o leite em manteiga. Assim, ela pode se apoiar sobre aquela textura densa e, finalmente, pular para fora do balde, saindo totalmente ilesa.

A grande lição que essa história deixa é que quando não existe nada que se possa fazer, nada se deve fazer. É claro que agir é importante em muitas situações, contudo, é preciso ponderar e saber diferenciar o que está ao nosso alcance do que não está. Em se tratando do coronavírus, o que podemos fazer é cuidar de nós mesmos e dos nossos entes queridos e aguardar que as autoridades competentes encontrem as soluções para conter o vírus.

Parece pouco, mas saiba que se cada um fizer a sua parte, juntos iremos vencer, pois é exatamente a pequena ação de cada indivíduo que irá contar no final. Cada pessoa que deixa de sair sem necessidade, higieniza suas mãos corretamente, ajuda um idoso a fazer suas compras para ele não ter que ir para a rua e compartilha informações corretas com seus amigos e conhecidos, está ajudando a conter o vírus.

[php_everywhere instance=”2″]

10 Dicas para manter o equilíbrio emocional diante do Coronavírus

O coronavírus é uma realidade e precisamos lidar com todas as mudanças causadas por ele da melhor maneira possível. Por mais delicada que essa situação seja, no final, cada um terá aprendido lições poderosas sobre si mesmo e sobre a vida de forma geral, mas, para isso, é importante adotar medidas, como as que você verá a seguir, para passar por isso com serenidade.

1 – Diferencie o que está ao seu alcance do que não está

Grande parte dos sentimentos ansiosos se origina através de situações que não estão ao nosso alcance. Em se tratando do coronavírus, nós, que não somos autoridades de saúde e nem ocupamos um cargo político, podemos apenas cuidar da nossa saúde e de nossos entes queridos.

Se você se pegar preocupado com como o vírus será vencido, se uma vacina será criada, como os hospitais darão conta da demanda de pacientes, lembre-se que nada disso é sua responsabilidade e que existem profissionais capacitados trabalhando para resolver essas questões. Concentre-se no que está ao seu alcance, lave suas mãos, alimente-se bem e evite sair sem necessidade, assim já estará contribuindo para que tudo se resolva.

2 – Mantenha contato com seus entes queridos

O isolamento social é a expressão da vez, já que é a forma mais eficaz de conseguir o que especialistas chamam em achatar a curva e reduzir o contágio. Entretanto, é muito importante deixar claro que o fato de não poder estar ao lado de todos os seus entes queridos e abraçá-los, não significa que o afeto deve ser deixado de lado.

Vivemos em uma época em que temos acesso a várias formas de comunicação de modo facilitado, portanto, desfrute disso. Faça chamadas de vídeo com amigos e familiares, troque mensagens, fotografias, compartilhe como está o seu dia a dia, fale sobre como está se sentindo e ouça também. Essa troca, embora não possa substituir o contato físico, é fundamental para se manter equilibrado emocionalmente neste período.

3 – Ocupe a mente com atividades produtivas

Alguns profissionais estão fazendo home office, outros receberam férias e ainda tem aqueles que continuam trabalhando por atuarem na área de serviços essenciais. Independentemente de qual seja seu caso, é fato que houve uma mudança em sua rotina, já que todos estão passando mais tempo em suas casas do que estavam acostumados.

Em vez de passar todo o tempo sem fazer nada ou simplesmente mexendo no seu smartphone, prefira realizar atividades produtivas, que te agreguem de alguma forma. Você pode, por exemplo, fazer um curso online e melhorar seu currículo, praticar exercícios físicos em casa, ler, assistir documentários de temas do seu interesse, opções não faltam!

4 – Limite a quantidade de notícias que consome

Se informar é muito importante, principalmente neste momento, contudo, é preciso limitar a quantidade de notícias que consome, pois já se trata de um assunto delicado, ouvir a respeito o tempo todo não é saudável. Escolha um veículo de comunicação, como um portal de notícias ou um telejornal, e encaixe-o na sua rotina. Assim, terá acesso aos últimos acontecimentos sem se sufocar com o mesmo tema o dia inteiro.

5 – Identifique possíveis geradores de ansiedade

Além do excesso de notícias, tente identificar outros possíveis geradores de ansiedade. Talvez um perfil que siga nas redes sociais, algum grupo do WhatsApp ou mesmo um amigo. Algumas pessoas não conseguem controlar a ansiedade que estão sentindo por conta da pandemia e acabam transmitindo isso aos demais através de publicações, vídeos e mensagens. Identificar isso permitirá que encontre maneiras de gerenciar esse tipo de conteúdo, como deixando de ler as mensagens ou de seguir certos perfis.

6 – Lembre-se das coisas boas da sua vida

Por mais que o mundo todo esteja sofrendo as consequências do coronavírus, todos precisam reconhecer que continuam cercados de muitas coisas positivas. Fazer isso não é fugir da realidade e sim equilibrar as coisas para evitar se deixar levar por pensamentos negativos, já que a mente, automaticamente, tem essa tendência. Para tornar esse exercício ainda mais eficaz, crie listas com tudo o que faz com que sinta gratidão e leia sempre que estiver triste e inseguro.

7 – Adapte sua rotina à situação atual

Por mais que estejamos vivendo um momento provisório, não temos datas sobre quando a rotina voltará ao normal. Assim sendo, é preciso se adaptar à realidade atual, que envolve passar mais tempo em casa ou, em alguns casos, evitar sair totalmente para a rua. Considere todas as atividades que precisa realizar em cada dia e defina horários para cada uma delas, incluindo acordar, tomar seu café da manhã e iniciar as tarefas. Ter controle sobre o seu dia a dia é mais uma forma de manter o equilíbrio emocional.

8 – Pense em todos os desafios que já superou ao longo da vida

Vivenciar uma pandemia é realmente desafiador e, por vezes, assustador. Porém, não é a primeira e nem será a última vez que você enfrentará um desafio. Caso comece a pensar que não irá aguentar passar por isso, lembre-se de todos os obstáculos que já superou em sua vida. Tornar-se consciente em relação a esses fatos do passado fará com que reconheça que é, sim, uma pessoa forte, resiliente e que aprenderá muitas lições com tudo isso.

9 – Cuide do seu corpo e mente

Mais do que nunca, seu corpo e sua mente precisam de cuidados especiais. Dessa maneira, é importante que se atente a alguns aspectos que são fundamentais para o seu bem estar, como:

  • Alimentar-se bem;
  • Praticar exercícios físicos em casa;
  • Dormir o suficiente (a qualidade do sono tem uma forte influência sobre o sistema imunológico);
  • Tirar um tempo para fazer atividades que gosta;
  • Adotar práticas de relaxamento, como exercícios de respiração, mindfulness, ioga e meditação.

10 – Ajude outras pessoas

Em momentos como esse, é importante lembrar que estamos todos juntos enfrentando a mesma situação. Uma forma de honrar isso e se sentir útil é ajudando outras pessoas, algo que faz muito bem para quem recebe o gesto e, principalmente, para quem o faz. Você pode, por exemplo, auxiliar um vizinho idoso a fazer suas compras pelo celular, compartilhar informações de fontes confiáveis com quem não tem acesso à tecnologia, conversar através de chamadas de vídeo com um amigo que esteja se sentindo só, fazer doações, ser uma influência positiva através das suas redes sociais, são muitas as possibilidades.

Acredite, tudo isso irá passar e o fato de ter buscado se manter equilibrado vai fazer toda a diferença nos aprendizados que irá obter através da experiência.

Se este artigo te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante, compartilhando-o em suas redes sociais!

 

Fontes:

https://www.bbc.com/news/health-51873799

https://www.helpguide.org/articles/anxiety/coronavirus-anxiety.htm

Copyright: 1426010459 – https://www.shutterstock.com/pt/g/olegbreslavtsev

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010