Insatisfação e clamor por mudanças nos protestos do último domingo

Pessoas de várias cidades brasileiras foram às ruas demonstrar sua insatisfação com o atual governo.

Pessoas de várias cidades brasileiras foram às ruas demonstrar sua insatisfação com o atual governo.

No dia 15 de março, domingo, assistimos às diversas manifestações em muitas cidades brasileiras, principalmente nas capitais, em que a população expressou seu descontentamento com a corrupção no país e com o atual governo da presidenta Dilma e de seu partido.

O povo foi às ruas

 

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, o número total de manifestantes alcançou 1 milhão, considerando todas as cidades brasileiras onde os protestos ocorreram. É uma reação da população, ou ao menos de uma parte dessa, às indecorosas notícias de corrupção que nos atingem diariamente através da grande mídia, que mostram que quanto mais se investiga mais delitos são revelados. A frequente ocorrência de casos imorais, e a conscientização da população quanto aos danos gerados pelos crimes contra a administração pública, levou as pessoas às ruas para entoarem, juntas, o grito pelo fim da corrupção.

A reclamação e a resposta

Protestar é a forma mais eficiente de chamar a atenção das autoridades às questões que causam insatisfação à população e reclamar mudanças que venham para sanar os problemas.

Ciente de que essa é uma manifestação representativa, o governo respondeu às manifestações populares, anunciando para os próximos dias a apresentação de um pacote anticorrupção para apreciação do senado. O pacote, que havia sido prometido na campanha e reiterado no discurso de posse da presidenta Dilma, compreende ações como a criminalização do caixa dois, provimento de maior celeridade aos julgamentos de práticas de desvio de recursos públicos e às investigações e procedimentos instaurados contra autoridades com foro privilegiado.

É importante protestar e expressar o descontentamento com os assuntos da esfera política, pois esses influenciam diretamente nos serviços que contratamos como contribuintes que cumprem com a carga de tributos, uma das mais elevadas do mundo. A administração pública deve ser cobrada a fim de assegurar que os recursos que provemos ao estado sejam empregados da melhor forma possível, e seja atribua à população a possibilidade de viver com qualidade, contando com uma educação decente, uma assistência médica que atenda às necessidades das pessoas integralmente e com os outros direitos previstos na constituição da república federativa do Brasil. E, por isso, parabenizo a todos os cidadãos que foram as ruas expressar seus anseios e endossar um movimento coletivo que, ao menos imediatamente, conseguiu suscitar algumas reações do governo e da sociedade civil.

 

E você, esteve presente na manifestação de ontem? Comente sua experiência e compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes sociais.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010