Exercite a mente: Use sua criatividade no seu dia-a-dia

lâmpada

Veja 10 passos para exercitar a criatividade.

Criatividade é o que move as pessoas e a sociedade. Todos os dias vemos coisas novas e diferentes que são criadas para que nossas vidas saiam da rotina através de reflexões e pensamentos que nos levam à evolução. A palavra criatividade se refere a ser criativo. Por ser vez, ser criativo diz respeito à capacidade que uma pessoa tem de criar, isto é, de inventar. 

Uma pessoa criativa é capaz de ter ideias originais e propor novas respostas para as questões que se apresentam em sua rotina. Então, ser criativo é um processo de se manter criando constantemente. E você está exercitando sua criatividade? 

Seja no ambiente de trabalho ou em casa, a criatividade é um dos motores para te tornar mais motivado para enfrentar o dia a dia agitado que vivemos hoje. Continue lendo para conferir dicas de como estimular a sua mente e se tornar uma pessoa mais criativa no seu contexto cotidiano. Vamos começar? 

10 Passos para exercitar a criatividade na vida pessoal

A criatividade está nas pequenas coisas, nunca se esqueça disso. Então, para ser uma pessoa mais criativa, em todas as esferas da sua vida, é determinante exercitar esse olhar diferenciado para cada pequena questão que surgir.

Confira 10 passos para quem deseja estimular a potencialização da sua criatividade. 

1. Pare de reclamar, pense em uma solução

Você já parou para pensar que reclamar sobre algo não faz o problema desaparecer? A única maneira de reverter uma situação problemática é encontrar uma solução para ela.

Em vez de perder tempo repetindo o quanto a situação é difícil, que tal começar a pensar em como controlá-la? Quais são as ações concretas que você pode realizar para facilitar a resolução da questão? 

2. Seja curioso, acima de tudo, pelas pessoas

Entenda curioso como um sinônimo de interessado, alguém que quer saber mais para ampliar os seus horizontes. Saber apenas por saber não muda nada para você e nem para as pessoas à sua volta. Dedique algum tempo para ler e aprender sobre assuntos que ainda não domina. 

Converse e troque experiências com pessoas que podem agregar ao seu arcabouço de conhecimentos. Esteja aberto para o diferente e aprenda a considerar o ponto de vista dos outros. Outras perspectivas enriquecem a nossa forma de ver o mundo. 

3. Consuma entretenimento de qualidade

Os momentos de lazer, além de divertidos, podem enriquecer o seu universo de referências. Quando for escolher filmes e séries para assistir ou livros para ler, opte por entretenimento de qualidade. 

Contudo, ressaltamos que há qualidade também na cultura pop, ou seja, você pode encontrar esse bom entretenimento em produtos populares. A questão-chave é saber diferenciar o que irá te agregar e o que vai somente preencher o tempo. 

4. Treine sua criatividade em seus relacionamentos

As relações que estabelecemos com as pessoas à nossa volta podem estar repletas de criatividade, basta que nos atentemos para isso. Que tal pensar em programas diferentes para fazer com a sua família? Ou então usar uma abordagem diferente para convidar aquela pessoa especial para sair? Criatividade é fazer coisas comuns de uma forma diferente. Além de ser um bom exercício, isso te ajudará a fortalecer suas relações pessoais

5. Observe as crianças

As crianças não têm vários filtros que impedem os adultos de ser mais criativos. Por isso, é interessante observar como os pequenos resolvem os pequenos problemas e conflitos. Geralmente, as crianças encontram respostas e caminhos que os adultos nem imaginariam. Inspire-se na forma inocente e prática como as crianças resolvem seus problemas. 

6. Escreva suas ideias, tire-as da cabeça e coloque no papel

Escrever suas ideias no papel é uma forma de impulsionar a sua realização. Quando um plano sai da esfera das ideias para a realidade já está a meio caminho de ser realizado. O ato de escrever suas ideias te ajudará a visualizar os passos para colocá-las em prática. Quais são os passos que você precisa seguir para realizar o que imaginou? 

7. Leia as entrelinhas e questione sobre tudo

Aprender a “ler” o que não está “escrito” nas situações do dia a dia é determinante para ter uma visão mais ampla das soluções. Em vez de se conformar com a primeira resposta que encontrar, busque novas formas de responder às problemáticas que surgirem diante de você. Mantenha-se questionando até resolver satisfatoriamente. 

8. Inspire-se em boas fontes de referência

A criatividade não é uma iluminação divina que surge do nada. Você precisa ter conteúdo para poder usá-lo como uma ferramenta para responder a questões cotidianas. Estabeleça uma ampla rede de boas referências, isso inclui desde os perfis que você segue nas redes sociais até os lugares que frequenta. 

9. Siga seus instintos

A criatividade é também subjetiva, então não esqueça de se atentar a sua percepção do mundo. Os instintos nada mais são do que a maneira como a sua mente responde ao mundo que está à sua volta. Essa forma de resposta te guiará a alcançar bons resultados. 

10. Seja proativo

A proatividade está intimamente relacionada à criatividade porque move o indivíduo a agir antes que uma questão se torne verdadeiramente um problema. A antecipação aos problemas é decisiva para estimular a sua mente a trabalhar com mais rapidez e qualidade. 

Criatividade no ambiente corporativo

Nem sempre o ambiente de trabalho é descontraído. Algumas profissões demandam concentração e seriedade. Isso não quer dizer que a criatividade não possa ser exercitada nesses ambientes. Atualmente, algumas empresas já recorrem a diferentes métodos para motivar seus colaboradores através da criatividade. 

Um bom exemplo disso é a da empresa La Gracia Design, que separa um tempo nas sextas-feiras para um café de ideias destinado para a troca de experiências entre os funcionários. Algumas empresas também separam um espaço na rotina de trabalho para jogos, brincadeiras e atividades lúdicas. 

Além de animar o dia a dia, é uma forma de inspirar os profissionais a se empenhar mais. Essa motivação faz com que os funcionários se sintam mais seguros ao lidar com a pressão e exigência.

Aproveite todas essas dicas para exercitá-las e tornar os seus dias muito mais leves. Tem alguma outra forma de usar a criatividade a seu favor? Conte para a gente no espaço abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010