A Paixão, Determinação e Força de Laís Souza

 

“Todos os dias, eu deito na minha cama e peço que eu quero andar”.

Nos últimos dias pudemos nos emocionar com a primeira entrevistada esquiadora Laís Souza. Concedida ao repórter Tadeu Schmidt, do Fantástico, dois meses após o acidente que sofreu em Salt Lake City (EUA), no dia 27 de janeiro, quando treinava para as Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia.

Laís ficou conhecida como atleta de ginástica olímpica, com muitas conquistas pela Seleção Brasileira. E em 2013 mudou os rumos de sua carreira, deixou o tablado e foi para o gelo. No esqui aéreo conquistou vaga para representar o Brasil nas Olimpíadas de Sochi.

Quando treinava velocidade e freio,se chocou com uma árvore lesionando a medula. A atleta foi prontamente socorrida, e já no hospital, as notícias não eram das melhores: Laís estava com o corpo totalmente paralisado do pescoço para baixo. Além disso, devido ao grave ferimento, a medula inchada estava a poucos milímetros de comprometer o cérebro, o que fez com que a atleta ficasse entre a vida e a morte.E ainda nos primeiros dias de internação uma pneumonia fez com que seu estado se agravasse.

Quase dois meses após o acidente, Laís luta para recuperar os movimentos das pernas e dos braços, com um belo sorriso no rosto e muita força de vontade. Como muitos outros casos, a atleta brasileira é um exemplo de superação, passou por momentos delicados e hoje luta para recuperar seus movimentos.

Recuperação e Superação

Após sair da UTI, Laís foi transferida para Miami, para um hospital especializado em lesão na coluna. A sonda de alimentação e equipamento para respirar, eram aparelhos que provavelmente usaria por muito tempo, talvez para vida toda. Com muita determinação e empenho a atleta tirou os aparelhos e já se alimenta, respira e fala normalmente.

O próximo passo é ficar em pé na cadeira, e ela está empenhada nisso. “Eu penso na solução do problema o que eu posso fazer para melhorar, o pouco que eu tenho de movimento eu me esforço para conseguir um pouquinho mais” afirma Laís.

Acompanhamos a jornada dessa atleta desde os primeiros pulos na ginástica, conquistando medalhas para o Brasil. Após mudar os rumos da carreia, em sua primeira competição importante, um acidente, um trauma e muita força de vontade de vencer, se colocar de pé e seguir.

Temos muito a aprender com ela. Laís tem um objetivo definido, quer voltar a andar, e utiliza todos os recursos que possui e todos os dias busca um algo mais, um pouquinho, está focada em seu resultado. É apaixonada pelo que faz.

E você? Qual o seu objetivo? O que você pode fazer à mais hoje, do que fez ontem? Que habilidade que você possui, que pode te auxiliar a alcançar o que deseja? Quais as barreiras e limitações que você tem que ultrapassar para obter sucesso? Qual sua missão?

O IBC deseja todo sucesso na recuperação da Laís.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010