Habilidades de comunicação: chaves para relacionamentos pessoais e profissionais saudáveis

Habilidades de cpmunicação: saiba como auxiliam nos relacionamentos saudáveisA comunicação é o processo por meio do qual nós tornamos as nossas ideias particulares acessíveis a outras pessoas. Palavras faladas, palavras escritas, símbolos e até pequenos gestos e expressões são os recursos que utilizamos para executar esse processo.

A comunicação, portanto, é uma ferramenta para todos os nossos relacionamentos sociais, tanto os pessoais como os profissionais. Quanto mais bem-sucedidos formos nessa atividade, mais seremos compreendidos pelo outro, o que nos ajuda a alcançar os nossos objetivos e a prevenir muitos problemas.

Mas quais são as 10 principais habilidades de comunicação que existem? Continue a leitura e descubra!

  • Escuta ativa

Quando falamos em comunicação eficaz, quase sempre pensamos em como emitir as nossas mensagens. No entanto, comunicar-se é também ser receptor das mensagens do outro. Por isso, aprenda a escutar ativamente o que ele diz, procurando compreender de fato o seu ponto de vista. Desarme os seus prejulgamentos e conclusões precipitadas. Analise o contexto da comunicação e permita que o outro se expresse com tranquilidade. Só então comece a expor o seu ponto de vista.

  • Compreensão empática

Tente compreender o ponto de vista do outro. Você pode até não concordar, mas ao menos faça esse exercício de colocar-se mentalmente no lugar dele. Esse processo não é tão simples quanto parece, pois envolve maturidade e humildade. Ainda assim, quando as pessoas agem com empatia, elas conseguem falar e tomar atitudes mais precavidas, evitando ferir o outro de alguma maneira. Na dúvida, não faça ou não fale ao outro aquilo que você não gostaria que fizessem ou dissessem a você.

  • Clareza

Ser claro significa fazer-se entender de forma completa, sem gerar dúvidas. Para que isso seja possível, pense bem antes de dizer algo. Construa frases simples e de fácil entendimento, evitando construções mais complexas apenas para “parecer sábio”. Seja coeso e conciso para evitar mal-entendidos. Antes de enviar um texto, leia-o para verificar se ele será compreendido da maneira como você intenciona. Depois de falar algo a alguém, pergunte à pessoa se ela tem algum questionamento.

  • Precisão

Bastante associada ao item anterior, a precisão é, na verdade, um fator imprescindível para a clareza. Ser preciso na comunicação significa selecionar bem as palavras e até os gestos que você utilizará para expressar as suas ideias. Por exemplo, analise os feedbacks a seguir, de um chefe a um funcionário:

  • Você é irresponsável, precisa agir com maturidade
  • Você tem chegado atrasado com frequência e tem entregado demandas fora dos prazos preestabelecidos.

Perceba que o segundo feedback é muito mais preciso do que o primeiro. As palavras e argumentos são mais específicos, o que de fato pode estimular o funcionário em questão a uma mudança de atitude.

  • Escolha do canal apropriado

Você já imaginou como seria se um médico avisasse a família sobre o falecimento de um paciente por e-mail? Ou se os convites de casamento fossem feitos por telefonemas informais? Perceba que as situações ditam os melhores canais de comunicação a serem escolhidos. Informações urgentes precisam ser dadas por telefone ou pessoalmente. Já as comunicações de caráter mais oficial precisam ser registradas em papel. Assim, analise o contexto da comunicação antes de selecionar o melhor meio.

  • Respeito

Se há algo que não pode faltar em qualquer tipo de comunicação é o respeito. Jamais invada a liberdade do outro ou force uma intimidade que não existe. Além disso, seja cuidadoso com as palavras que você usa. Mesmo sem usar xingamentos, uma pessoa pode humilhar a outra. Fique atento também aos gestos que você usa e ao volume de voz que emprega. Todos esses fatores podem fazer com que a sua comunicação fique “fora do tom” e seja considerada ofensiva. Isso dificulta qualquer entendimento.

  • Feedbacks construtivos

O feedback é um meio de dar a sua opinião sobre algum comportamento do outro. Antes de fazê-lo, porém, questione-se: ele é realmente necessário? Você vai de fato contribuir com essa pessoa? Se alguma resposta for “não”, guarde a sua opinião para si. Todavia, se você optar por dar esse feedback, faça-o de forma construtiva, isto é, com o real propósito de auxiliar aquela pessoa a melhorar em algum aspecto. Reconheça os pontos positivos dela e diga o que pode melhorar, sempre com empatia.

  • Adaptação de estilo

Além das escolhas de canais de comunicação, uma interação eficaz também depende do estilo comunicacional que adotamos. Quando você conversa com o seu chefe, por exemplo, usa uma linguagem completamente diferente de quando se comunica com uma criança, não é mesmo? É preciso adequar o vocabulário, o tom de voz e até o grau de complexidade das informações, de modo que possamos ser entendidos pelo interlocutor. Pense sempre em quem vai receber a sua mensagem antes de interagir.

  • Comunicação não verbal

As palavras são o principal código que a humanidade desenvolveu para comunicar-se. Entretanto, há muitos outros elementos não verbais que também podem revelar muita coisa. Como se diz popularmente, “o corpo fala”. A entonação, o volume da voz, a posição do seu corpo, os gestos utilizados e até as expressões faciais que você faz podem comunicar opiniões e sentimentos — inclusive os que você tenta esconder com as palavras. Dessa forma, fique também atento à linguagem corporal do outro.

  • Inteligência emocional e resolução de conflitos

As emoções fazem parte da natureza humana, mas talvez seja melhor adiar a comunicação se você estiver vivendo algum sentimento muito intenso. No calor do momento, deixamos o pensamento racional de lado e falamos coisas que depois geram arrependimentos. Assim, deixe para se comunicar em um momento de maior serenidade, procurando soluções mutuamente benéficas e mantendo o respeito. É assim que conseguimos prevenir e/ou solucionar conflitos.

As 10 habilidades de comunicação acima são chaves para relacionamentos pessoais e profissionais saudáveis. Coloque-as em prática no seu dia a dia para obter interações muito mais produtivas!

E você, querida pessoa, tem mais alguma habilidade comunicacional que gostaria de adicionar à nossa lista? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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