Entenda o que é um Headhunter e o que ele faz

Copyright Jirsak / O Headhunter é um profissional responsável por caçar os melhores profissionais do mercado nas áreas executivas.

O termo é de origem inglesa e a tradução pode ser um pouco assustadora. Mas, na verdade, este profissional é de suma importância para empresas que buscam profissionais talentosos. Headhunter significa “caçador de cabeças”. Mas, o que ele caça, afinal? Talentos. E como ele faz isso?

O que é um headhunter?

Um Headhunter é um profissional responsável por procurar os melhores profissionais do mercado das mais diversas áreas. Normalmente, o headhunter é procurado por empresas que buscam o profissional ideal para sua organização. Não há uma formação ou algum curso superior específico para habilitar profissionais para atuar como headhunters. As habilidades que os headhunters possuem são desenvolvidas a partir de suas experiências profissionais.

Poder de negociação, boa argumentação e ser um bom ouvinte são algumas das principais habilidades de um bom headhunter. Acima de tudo, headhunter precisa ter um bom network.

O headhunter é o intermediário entre o cliente e o candidato ao emprego, suas responsabilidades estão centradas em identificar os melhores candidatos existentes no mercado, analisando criteriosamente o perfil desses profissionais e escolhendo o mais apto ao trabalho. Pode parecer que o headhunter faz o mesmo que um recrutador de RH faz. Mas, são trabalhos bastantes distintos.

Enquanto o recrutador busca profissionais com base em curriculum e processos seletivos com várias etapas, o headhunter encontra estes profissionais fazendo análises em diversos lugares e ocasiões. Você pode encontrar um headhunter facilmente trabalhando em festas de gala, jantares ou até mesmo em pistas de corrida. O headhunter não precisa ser um colaborador ou alguém que trabalhe integralmente para a empresa. Ele pode ser um prestador de serviço, por exemplo.

A principal ferramenta que este profissional utiliza é a sua ampla rede social, onde ele seleciona um candidato e oferta uma vaga. A ampliação da sua rede social ocorre de forma natural, já que ao saber da existência de um headhunter, os profissionais procuram se aproximar e estabelecer vínculos para conseguir um bom emprego futuramente.

Como o headhunter trabalha?

Para que este profissional tenha sucesso em suas escolhas, o networking é fundamental e assim indicará para as empresas profissionais de grande qualidade. Seu trabalho se torna bem reconhecido, pois eles acreditam que o mais interessante da profissão de headhunter é o fato de não vender nada, mas apenas ofertar oportunidades excepcionais.

Os headhunters são excelentes profissionais. Para quem procura um bom emprego, vale uma dica: seja o mais transparente e verdadeiro possível com o headhunter. Assim, maior será a probabilidade deste profissional lhe apresentar para um cliente cujas necessidades são as mesmas que seus anseios profissionais.

E você, o que pensa sobre este assunto? Use o espaço abaixo para nos contar a sua opinião. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010