O que é Know How?

Know How

Conheça a importância do Know How para as empresas

 

O mercado em que empresas e profissionais estão inseridos atualmente, exige que se tenha bastante conhecimento e desenvoltura, uma vez que os clientes buscam por grandes diferenciais na hora de escolher determinados produtos ou serviços para atender suas necessidades. Diante disso, é fundamental haver uma preparação, como o investimento em aprimoramento constante, tanto por parte das organizações, quanto por parte do profissional, que têm o desejo de se destacar como os melhores em suas áreas de atuação.

Quer se destacar no mercado? Veja como o Coaching pode ser uma excelente ferramenta de aceleração de resultados, para a sua carreira e também para os negócios.

Clique e faça uma aula gratuita de Introdução ao Coaching!

Com base nisso, hoje vou abordar um assunto que é de interesse, não só de profissionais, como também de empresas. Estou falando do Know How, algo que tem a necessidade de ser desenvolvido constantemente, visto que a concorrência no mercado está cada vez mais acirrada.

Se você e sua organização desejam se destacar e oferecer os diferenciais necessários para isso ao seu público-alvo, continue a leitura deste artigo, que ele vai ajudá-lo ainda mais neste sentido.

Entendendo o que é Know How

Know-how é um termo em inglês que significa “saber como” ou “saber fazer”. Refere-se ao conjunto de conhecimentos técnicos e práticos (fórmulas, tecnologias, técnicas, procedimentos, etc.) referentes à determinada atividade. Esse é um termo muito utilizado no universo corporativo, podendo ser aplicado ao profissional ou à empresa.

Ao determinar que um indivíduo ou uma organização possuem know-how, quer-se dizer que ambos têm domínio especializado sobre um mercado, produto ou serviço. Isso os transforma em referência, visto que detêm o conhecimento que outros, que atuam em sua mesma área, não têm. Assim, observa-se que a competência é determinante para ganhar vantagem competitiva perante seus concorrentes.

A importância do Know How

Agora que já sabemos do que se trata o know how, vamos falar sobre a sua importância para as empresas e também para os profissionais atuantes neste mercado cada vez mais competitivo.

Para as empresas

Apesar da boa infraestrutura contribuir para o sucesso de uma empresa, o que faz a diferença mesmo são seus ativos intangíveis. Entre eles, está o know-how. No âmbito organizacional, podemos tomar o conceito como o capital intelectual, que compreende o conhecimento coletivo e as habilidades criativas e inventivas. É ele que contribui para as empresas desenvolverem novas formas de atuar, permitindo-as, assim, oferecerem soluções assertivas aos seus clientes, bem como se adaptarem ao contexto do mercado, cada vez que nele ocorre algum tipo de mudança.

O mercado global está passando por uma transformação significativa devido à inserção da da tecnologia, tendo como consequência maior impacto nos modos de produção e nas relações de trabalho. Grande parte das empresas vão inserir suas atividades no modelo digital e a capacitação de sua equipe deve ser prioridade.

Cada vez mais as empresas devem investir na gestão de conhecimento, uma vez que esta estratégia impacta diretamente no valor das organizações, porque permite a materialização desse recurso e a sua utilização como vantagem competitiva. Ela engloba o estudo do mercado para oferecer produtos e serviços de excelência e maestria, bem como o aperfeiçoamento constante dos colaboradores.

Para profissionais

Assim como se faz de extrema importância para empresas, o know how é também fator determinante para indivíduos que desejam se destacar nas carreiras em que escolheram atuar. Isso porque quanto mais conhecimento técnico e desenvoltura para oferecer ao mercado soluções inovadoras e criativas, maiores são as chances de crescer profissionalmente e alcançar o tão almejado sucesso na vida.

Digo isso, pois as empresas atualmente sabem que um dos meios que encontram para se destacarem é por meio de seus colaboradores. Sendo assim, quanto mais um profissional tem know how, ou seja, é especializado em sua área de atuação e busca constante aprimoramento, no sentido de contribuir para o crescimento da organização e também para o seu próprio, mais ele é valorizado, não só financeiramente, mas também pelo reconhecimento que recebe das pessoas ao seu redor, como seu superiores, pares e subordinados.

Foi pensando nisso, em empresas e profissionais que buscam aprimoramento constante e que desejam obter cada vez mais resultados extraordinários, que liberamos, gratuitamente, uma aula exclusiva de Introdução ao Coaching, que vai mostrar, como esta poderosa metodologia pode transformar organizações e indivíduos no melhor que podem ser.

Conheça o curso e comece agora mesmo a potencializar seus resultados!

Tão importante quanto o Know How é o Know Why

Assim como o know how, existe também o know why, um conceito formulado para que empresas e profissionais entendam os motivos pelos quais estão realizando determinada ou determinadas atividades. Mais do que criar e lançar novos produtos e serviços no mercado, é essencial que estes sejam criados com alguma razão, ou seja, para atender as necessidades dos clientes, que estão cada vez mais exigentes em seus hábitos de consumo.

Para isso, é fundamental que se faça um estudo do mercado, com o objetivo de entender melhor e exatamente quais são estes hábitos, bem como o comportamento do consumidor, que é o vai determinar a motivação e forma como serviços e produtos serão lançados e de que maneira eles vão suprir as necessidades do público-alvo, tanto da empresa, quanto dos profissionais que nela atuam.

Dicas para potencializar o Know How de empresas e profissionais

Com certeza existem muitas empresas e profissionais que possuem bastante know how, especialização e conhecimento em suas áreas de atuação. Entretanto, é sempre bom encontrar e colocar em prática formas eficientes para que estes sejam constantemente aprimorados.

Veja como, a seguir:

Como aumentar o know how em sua carreira?

Em relação ao profissional, o know-how também pode ser adquirido ou desenvolvido por meio da prática e aperfeiçoado pela experiência. Com o mercado em constante modificação, é necessário sempre estar atento às novas técnicas de sua área de atuação para aprender a aplicá-las e dispor do conhecimento exigido em determinado contexto. Acompanhar as novidades e necessidades do setor ajuda nessa tarefa.

O know-how impacta diretamente em seu alto desempenho e na construção de uma carreira de sucesso. É essencial o autodesenvolvimento pautado em estudos contínuos e a aplicação prática desses conhecimentos adquiridos. Naturalmente, o aperfeiçoamento se transforma na maximização de suas capacidades, performance e conquista de resultados extraordinários!

Abaixo, você encontra algumas dicas para adquirir um bom know-how.

Mantenha a leitura em dia

Ler talvez seja a maneira mais acessível de investir em seu autodesenvolvimento. Quem detém o conhecimento, possui maiores chances de conquistar melhores oportunidades durante sua jornada. Isso justifica a importância de criar hábitos de leitura para se destacar profissionalmente. Comece lendo o livro de Ram Charam, Know-how: as 8 competências que separam os que fazem dos que não fazem.  Saia da zona de conforto, você pode muito mais!

Aproveite e confira indicações de 5 livros poderosos para seu crescimento profissional!

Cursos e treinamentos

O ensino superior é apenas o primeiro passo de sua trajetória profissional, por isso mantenha sua motivação para o estudo mesmo após a conclusão de sua graduação. Busque fazer ao menos dois treinamentos por ano e participe, sempre que puder, de congressos, palestras, workshops e afins.

Tão importante quanto agregar novos aprendizados é colocá-los em prática, transformando as técnicas em resultados.  Conte com o Professional & Self Coaching – PSC, o programa de desenvolvimento pessoal e profissional mais buscado e renomado da atualidade. Você pode mais!

Networking

Outra forma eficiente de aumentar seu know-how é o networking. Estabeleça relacionamentos mais produtivos, converse mais, troque experiências. É uma maneira empírica de ampliar seus conhecimentos, que requer mais proatividade de sua parte para estimular assuntos de interesse com seus contatos.

Aumentando os Know How das empresas

É necessário que empresas também invistam em algumas práticas, que vão lhes ajudar a potencializar o know how que elas já possuem. Confira quais são elas a seguir:

Pesquisa de mercado

Como dito anteriormente, é essencial ter conhecimento sobre os movimentos que o mercado realiza, para que assim seja possível oferecer cada vez mais produtos e serviços altamente assertivos. Sendo assim, investir, de tempos em tempos, em uma pesquisa, com o objetivo de entender, principalmente, o comportamento e os hábitos de compra do consumidor, permite às empresas desenvolverem novas tecnologias, que vão atender diretamente às necessidades de seu público-alvo.

Este, com certeza, é um excelente caminho para que se inicie o processo de aumento do know how de uma organização.

Criatividade, tecnologia e inovação

Outra maneira altamente eficiente para manter empresas competitivas no mercado é investir constantemente em criatividade, tecnologia e inovação. Isso porque estes são elementos essenciais para que organizações, de todos os portes e segmentos, tenham sempre a possibilidade de oferecer a seus consumidores novos produtos e serviços, que estejam de acordo e que acompanhem as diversas transformações que têm acontecido no mundo em que vivemos.

Investindo nos colaboradores

Muitos empresários e empreendedores já sabem, mas é sempre bom enfatizar a importância de se investir nos colaboradores para que os negócios tenham o sucesso esperado. Assim, para que seja possível aumentar o know how de uma empresa, é necessário, antes de qualquer coisa, oferecer suporte e background aos funcionários, para que eles se desenvolvam e ajudam a organização a se desenvolver também continuamente.

Entre as formas de se fazer isso estão: oferecer cursos, formações e treinamentos de aperfeiçoamento; implementar melhorias no ambiente, para que o trabalho seja desenvolvido com salubridade; investir em um plano de cargos e salários; entre muitas outras ações, que vão fazer com que o colaborador sinta-se cada vez mais motivado ao realizar suas atividades para a empresa.

Além disso, algo que vai auxiliar neste processo de melhoria constante é o Coaching como ferramenta a aceleração de resultados.

Aproveite esta super oportunidade e tenha acesso, gratuitamente, ao Curso de Introdução ao Coaching, exclusivo aqui do IBC, preparados especialmente para profissionais e empresas de sucesso!

O Coaching ajudando a aumentar o seu Know How

Até aqui conseguimos entender a importância do know how para empresas e profissionais. Entendendo tudo isso, é possível compreender também a grande necessidade que existe em investir no aumento e na potencialização deste know how, para que assim haja crescimento para ambas as partes.

Assim, além das dicas acima, acredito ser de extrema importância falar também sobre como o Coaching pode auxiliar neste processo, por meio de suas técnicas e ferramentas de desenvolvimento humano, altamente eficientes.

Quando o assunto é o meio empresarial, existem soluções, como o Coaching Corporativo, programa desenvolvido aqui pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, capazes de atender às necessidades dos mais diversos tipos de empresas, sejam elas pequenas, médias, ou grandes. Estou falando de cursos, palestras, wokshops e treinamentos, elaboradores de maneira personalizada, que têm como objetivo aumentar a performance dos colaboradores e, através disso, melhorar, de maneira significativa os resultados organizacionais.

Este processo é feito por meio de uma análise e diagnóstico do estado atual da empresa, para que assim seja possível oferecer soluções customizadas e que tenham verdadeiramente a eficácia e eficiência que se espera para o crescimento e sucesso dos negócios. Permita-se ir além e conheça mais sobre o IBC Corporativo.

Os profissionais também têm a oportunidade de crescer e se desenvolver por meio das formações em Coaching oferecidas pelo IBC. Digo isso, pois existem cursos e treinamentos direcionados justamente para o crescimento na carreira, como o Professional & Self Coaching – PSC, o Leader Coach Training – LCT, o Business & Executive Coaching – BEC, que visam oferecer, aos profissionais que desejam potencializar o seu know how, ferramentas e técnicas de desenvolvimento humano, liderança, planejamento estratégico, gestão de mudança, entre muitas outras, sendo todas elas fundamentais para que o indivíduo se torne o profissional que o mercado e as organizações mais almejam.

Por estes e diversos outros motivos é que vale a pena investir em uma formação em Coaching, visto que ela trará, tanto à empresas, quanto a profissionais, a performance e os resultados que ambos esperam para se destacarem em seus meios de atuação.

Investir em nosso know how é ao mesmo tempo investir em nós mesmos, em nosso conhecimento, uma vez que cabe somente a nós esta missão, ou seja, a de encontrar os meios mais assertivos para o crescimento na carreira e também de nossos negócios. Por isso, faça agora uma análise e veja onde encontram-se seus pontos de melhoria, bem como os de sua empresa, pois será por este lugar que você deverá começar a atuar e a empregar as mudanças que o levarão ao seu sucesso.

Agora que tal deixar o seu comentário me dizendo o que você achou deste artigo? Compartilhe comigo a sua opinião sobre este tema, me dizendo as práticas que você implementa no dia a dia, que lhe ajudam a aumentar ainda mais o seu know how. Vou ficar aguardando para trocarmos ideias e experiências, ok?!

Ah, e lembre-se também de se lembrar de compartilhar em suas redes sociais este conteúdo com seus amigos, para que eles possam entender mais sobre este tema.

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 478349773 – https://www.shutterstock.com/pt/g/constantin%20stanciu

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010