Descubra o que é competência profissional

A competência indica aptidão, conhecimento ou capacidade em alguma área específica.

 

A palavra “competência” está associada à qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver determinado assunto ou realizar determinada tarefa. Na prática, a competência diz respeito à aptidão, habilidade e capacidade de resolver problemas. A competência pressupõe uma ação que agrega valor diante de novas situações.

A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades. Dessa forma, espera-se que o profissional dotado de competências encontre mais facilidade para se colocar no mercado de trabalho.

Um dos significados atribuídos à competência diz respeito à aptidão profissional que as empresas desejam em seus colaboradores. Esse tipo de competência é voltado para o atendimento das necessidades empresariais, especialmente as de caráter urgente e imediato. Em geral, quem apresenta essas competências consegue emprego com mais rapidez e facilidade.

Você se acha uma pessoa competente? Não responda agora! Continue lendo o texto para saber mais!

Quais são as competências exigidas no mercado de trabalho

Com a elevada competitividade do mercado, não basta apenas dominar a parte técnica exigida para ocupar determinado cargo em uma empresa. É necessário que o profissional também apresente algumas competências comportamentais consideradas essenciais para as empresas.

Conheça os comportamentos e atitudes apreciados no mercado e que estão cada vez mais valorizados pelas empresas:

  • Manter-se atualizado: buscar constantemente por aperfeiçoamento, conhecimento e inovação é uma característica que deveria fazer parte da vida de todo mundo, principalmente de quem já ou ainda está no mercado de trabalho. É essencial buscar pela educação contínua e procurar referências para aprender mais. Além de ser benéfico para você mesmo, os gestores olham isso de forma positiva, pois você agrega mais valor ao material que entrega.
  • Mostrar-se disponível, ser prestativo e ajudar sempre que possível: não é preciso estar disponível 24 horas por dia 7 dias por semana. É essencial estar disponível dentro do seu horário de trabalho e talvez em outros momentos previamente combinados. De qualquer forma, dentro do horário que é preciso demonstre que você está com vontade de ajudar e que fará o possível para que isso aconteça.
  • Saber ouvir: não basta apenas escutar o que a pessoa diz e concordar com a cabeça, é preciso fazer a escuta ativa. Isso significa que você deve compreender o que a pessoa diz mostrar-se interessado e até questionar, caso tenha dúvidas. Além de o gestor ser respeitoso, é uma maneira de aprender também.
  • Ser comprometido: não adianta nada ser um profissional com excelentes habilidades técnicas, mas não entregar os materiais no prazo ou não comparecer.
  • Saber trabalhar em equipe: é essencial criar boas relações interpessoais e ainda saber trabalhar e conviver com os membros da sua equipe e de outras.
  • Ser flexível: não é possível estar certo 100% do tempo, portanto, esteja aberta as novas possibilidades e a mudanças de decisões.
  • Ter uma boa gestão do tempo: não é fácil, mas é essencial saber gerenciar o número de atividades com o tempo que você, sempre considerando o prazo de entrega.
  • Saber se comunicar de maneira clara e objetiva: a boa comunicação envolve respeito, clareza, assertividade e entendimento de quem é o público-alvo.
  • Vender suas ideias e ter capacidade de persuasão: com boa comunicação é possível vender suas ideias com mais argumentos fortes. A persuasão é uma habilidade que se adquire com o tempo e muito esforço. Isso vai ajudar no seu poder de negociação também.
  • Evitar fofocas: ninguém merece perder um tempo valioso de trabalho falando mal da vida dos outros, não é verdade? Evite esse tipo de conversa, pois, além de ser perda de tempo, é julgar sem conhecer ou ter poder para isso.
  • Bom humor: além de tudo isso, lembre-se sempre de que manter o bom humor, pois com ele você é capaz de deixar o ambiente mais leve e fazer o trabalho fluir com mais facilidade.

Conheça os benefícios do coaching

O coaching é uma excelente ideia para quem deseja desenvolver sua competência profissional. Com ferramentas eficazes, o método descobre o que há de melhor em cada um e externaliza isso de uma forma que vire benefícios tanto para o ambiente do trabalho quanto para fora dele.

No Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) há diversas formações que combinam com diferentes perfis e diversos momentos de carreira e de vida pessoal. Um dos cursos chama Business and Executive Coaching (BEC), que ajuda a empoderar executivos e o único curso de coaching que também é pós-graduação.

A formação irá auxiliar o profissional, a saber, estabelecer metas, criar e sustentar relacionamentos interpessoais, construir planejamentos possíveis e cumprí-los, criar e executar planos de ação, participar ativamente do plano tático da empresa e ter atuação de destaque na gestão de mudanças.

Com resultados em curto, médio e longo prazo, o BEC será essencial para o aperfeiçoamento das habilidades de comunicação, delegação e negociação; assessments para o mundo empresarial; desenvolvimento das próprias competências; entendimento das características que podem estar sabotando o dia a dia; mudança comportamental efetiva; aprendizado de boa liderança, gestão em diferentes contextos e a como entrar em um processo de estudo e sabedoria contínuo.

Para assimilar todo esse novo conhecimento, o Instituto Brasileiro de Coaching trabalha com uma metodologia diferente, criando um ambiente 100% corporativo e no formato de imersão. A ideia é que realmente você mergulhe nessa ideia para aproveitar conteúdos teóricos aliados às vivências; e práticas com dinâmicas relacionadas ao mundo dos negócios.

Só um gostinho para você: durante a formação o IBC prepara um jogo que simula o mercado de trabalho, a competitividade, os desafios dos líderes, a criação de equipe, a construção de estratégias e outras situações do dia a dia das empresas. Essa é uma das maneiras em que você irá sentir na pele como o coaching pode ensinar e mudar a sua vida.

Saiba valorizar suas competências e busque desenvolver os pontos nos quais você tem alguma dificuldade. Com o coaching você verá que esse é só o primeiro passo de um caminho de sucesso. Dessa forma, você só tem a ganhar!

E agora: já sabe responder se é competente? Escreva sua resposta nos comentários! Aproveite para compartilhar o texto com os amigos.

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Imagem: Peshkova / Shutterstock

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