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Tipos de Treinamentos Comportamentais

14/07/17
treinamentos-comportamentais
Os treinamentos comportamentais visam desenvolver habilidades e auxiliar o profissional a superar suas limitações. / Copyright: Shutterstock.

O ser humano passa por diversas fases em sua vida, e todas as experiências que vamos adquirindo no decorrer do tempo, formam nossa visão de mundo. Estas experiências, aliadas a fatores culturais, educação familiar e convívio social, vão formando o caráter e as convicções de cada indivíduo.

Dessa premissa podemos concluir que muitos dos medos, bloqueios, ansiedades e transtornos, provêm de experiências desagradáveis que foram presenciadas em algum momento de nossa existência. Assim, quanto mais o tempo passa, mais enraizados ficam esses bloqueios, e com isso, diversos setores de nossa vida são afetados consideravelmente.

Diversas vezes, um pequeno medo esconde grandes problemas, é por isso que não podemos negligenciar determinadas situações e sempre procurar apoio profissional. Visando solucionar estas questões, surgem os treinamentos comportamentais.

Entendendo o Treinamento Comportamental

O treinamento comportamental surgiu nos Estados Unidos no ano de 1947 e para este método, os pensamentos e emoções influenciam diretamente no comportamento das pessoas. Ou seja, tudo aquilo que acreditamos se reflete direta ou indiretamente em nossos atos, que por sua vez geram outras consequências.

Esse estudo foi levado até o ambiente corporativo e ficou comprovado que parte das limitações e entraves de uma empresa, estão relacionadas ao comportamento geral dos colaboradores.

Chegando a estas conclusões, foram criados treinamentos específicos que visam superar estas limitações e trabalhar as barreiras atitudinais de cada indivíduo. No âmbito das organizações são criados treinamentos em grupo, com o apoio do setor de Recursos Humanos, para que a empresa possa crescer de mãos dadas com seus profissionais.

Tipos de Treinamentos Comportamentais

Diversas são as habilidades que precisam ser desenvolvidas dentro da esfera empresarial. Hoje, as empresas em fase de constante expansão, primam por competências que englobam desenvoltura profissional. Existem diversos tipos de treinamento comportamental, estes sãos os mais procurados:

Desenvolvimento de liderança

O desenvolvimento de liderança é essencial para profissionais que almejam cargos de liderança ou para aqueles que desejam se capacitar e desenvolver de forma assertiva suas habilidades e competências de liderança.

Com as ferramentas adequadas, o profissional é capaz de ter visão holística, melhorar o relacionamento interpessoal na empresa, aumentar a produtividade, entender de forma eficaz as necessidades da empresa, traçar metas e objetivos eficientes, motivar sua equipe, e assim, alcançar resultados extraordinários e consequentemente, garantir a longevidade do negócio.

Como falar bem em público

No meio corporativo, muitas situações exigem que o profissional fale em público, seja em uma reunião, em uma apresentação ou em uma palestra. Nesse sentido, é essencial que a pessoa fale com segurança em público, possua habilidades de comunicação, saiba se expressar de forma clara, defenda pontos de vista e não tenha medo de encarar grandes grupos de pessoas.

Através de treinamentos comportamentais, é possível trabalhar certas questões para que o profissional aprimore sua habilidade em falar em público, como por exemplo: minimizar o medo e a timidez, melhorar a comunicação verbal e não verbal, envolver o público ouvinte, trabalhar a postura, controlar a emoção, responder as perguntas que podem surgir na apresentação, entre outras questões.

Administração do tempo

É de extrema importância que o profissional saiba realizar uma gestão de tempo eficaz e assim, aplique-a em favor da otimização da produtividade organizacional.

O treinamento comportamental com foco na administração do tempo, visa evidenciar ao indivíduo, o que de fato é o tempo, como desenvolver um planejamento estratégico dos processos realizados na empresa, como priorizar atividades, identificar o que vem desperdiçando o seu tempo, como minimizar a procrastinação, realizar reuniões objetivas e produtivas e delegar com maior eficiência.

Comunicação e relacionamento Interpessoal

Através de uma comunicação de excelência, os profissionais da empresa conseguem repassar processos, ouvir e assimilar diferentes opiniões, passar feedbacks, planejar estratégias, atender os stakeholders, delegar e negociar de forma assertiva.

Uma empresa composta por pessoas que se comunicam bem, que respeitam a opinião de todos e que possuem tom de voz, olhar e postura adequados ao meio corporativo, consegue disseminar o relacionamento interpessoal entre todos, manter a alta performance e entrega das equipes, fidelizar clientes, além de desenvolver habilidades e competências que garantem diferencial competitivo.

Motivação pessoal e profissional

A motivação é uma habilidade essencial, que estimula o profissional a continuar realizando suas atividades de forma competente e assim, consiga atingir seus objetivos e resultados de qualidade para a empresa.

Portanto, é essencial que ele seja capaz de enfrentar seus limites e obstáculos, tanto em âmbito pessoal, quanto profissional, e assim, tenha energia e disposição para alcançar suas metas.

É papel do líder incentivar a motivação de seus colaboradores através da valorização do trabalho de cada um e do reconhecimento das necessidades de todos.

Uma vez motivado, o profissional pode disseminar tal cultura aos colegas de trabalho, nesse sentido, um ambiente harmonioso e produtivo passa a existir na empresa.

Uma ferramenta poderosa e eficaz no treinamento comportamental é o Coaching. O processo de Coaching auxilia o profissional a desenvolver outros comportamentos com base em técnicas de motivação e estabelecimento de metas. Por meio do Coaching é possível treinar pessoas e grupos, além de desenvolver ações que visam despertar o pleno potencial que há em cada um de nós.

Enfatizamos também, que o Coaching foi pensado para dar suporte a empresas e instituições que desejam romper com programações e atitudes dos colaboradores que limitam os seus resultados.

Eu recomendo a leitura "Coaching & Carreira - Técnicas Poderosas Resultados Extraordinários" de minha autoria. Nessa obra, é oferecida a oportunidade de conhecer melhor tanto o conceito de carreira, desde a sua origem, quanto a metodologia que o Coaching utiliza para fazer com que mais e mais profissionais sejam bem-sucedidos por meio de técnicas e ferramentas.

Perguntas reveladoras são apresentadas neste livro: Qual minha missão de vida? O que realmente quero fazer dela? Como posso construir uma boa imagem profissional? Estas são questões recorrentes na obra, e que auxiliam no melhor entendimento do seu “Eu Profissional”.

O principal objetivo deste livro é possibilitar que você desenvolva sua carreira e desperte todo o potencial que há em você.

Sendo assim, podemos concluir que o Coaching é um excelente treinamento comportamental e um grande aliado nesta caminhada de autodescoberta e superação dos bloqueios e limitações do passado e especialmente para o alcance de alta performance.

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