Conhecendo o conceito de liderança comportamental e sua aplicação

Conhecendo o conceito de liderança comportamental

Os estudos sobre Liderança Comportamental estão voltados para compreender o modo como as pessoas lideram suas equipes, bem como suas técnicas de administração


 
Há vários estudos voltados para analisar e entender os perfis comportamentais dos colaboradores. Mas existem também outros estudos que buscam mapear e compreender o comportamento dos líderes. Os estudos sobre Liderança Comportamental estão voltados para compreender o modo como as pessoas lideram suas equipes, suas técnicas de administração, dentre outras características.

É importante destacar que as teorias de Liderança Comportamental trabalham com a ideia de desenvolver líderes, uma vez que eles são extremamente importantes para as empresas, pois são os responsáveis por conduzir, incentivar, motivar e inspirar as equipes de trabalho a alcançarem os objetivos propostos pela organização.

Mas você sabe, de fato, o que é Liderança Comportamental, conhece suas teorias? Acompanhe-me nesta leitura e veja quais são as principais delas a seguir:

Principais Teorias da Liderança Comportamental

Desenvolvidos por Tannenbaum e Schmidt, os primeiros estudos sobre Liderança Comportamental analisaram os estilos de liderar pessoas e as relações interpessoais. Tannenbaum e Schmidt definiram 3 estilos de Liderança na conclusão de suas pesquisas. São eles:

Estilo Autocrático

Aqui, a autoridade é concentrada no líder ou em quem possui o comando e o poder de decisão. Além disso, o líder adquire esse poder com base na posição que ocupa na empresa. Suas decisões devem ser acatadas pelos seus subordinados, caso o contrário, estes sofrerão consequências mais sérias, como perseguição e até mesmo demissão.

Este é um dos estilos, que apesar da modernização das empresas e do modo como conduzem seus processos, ainda tem grande espaço nos ambientes organizacionais, uma vez que ainda existem pessoas que acreditam naquele velho ditado: Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Como costumamos dizer aqui no IBC, este tipo de líder está mais para chefe do que de fato para líder.

Estilo Democrático

Neste estilo de liderança, a participação dos colaboradores no processo de decisão é importante. Diferente do Estilo Autocrático, o poder do líder é dado pela equipe e as decisões são tomadas em conjunto, pois as relações humanas são levadas em conta neste estilo. Uma vantagem do Estilo Democrático é promover o desenvolvimento e capacitação de pessoas, além do amadurecimento da organização.

Assim, aqui é possível observar que há realmente a atuação de uma liderança que se preocupa em equilibrar os interesses organizacionais, aos dos colaboradores, bem como aos seus próprios interesses. Esta é uma grande vantagem, visto que é necessário que haja este alinhamento constante, para que os processo fluam da melhor maneira possível no ambiente empresarial.

Estilo Laissez-faire ou “deixa fazer”

Trata-se de um estilo que, como o próprio nome já diz, dá liberdade para que os colaboradores ajam e tomem decisões, de acordo, claro, com as delimitações dadas pelo líder da equipe. É importante enfatizar, que por se tratar de um estilo um pouco mais liberal, ou seja, que deixa a condução dos processos mais nas mãos do grupo do que líder propriamente dito, esta liderança precisa contar com a maturidade das pessoas para que obtenha êxito.

Digo isso, pois nem sempre todas as pessoas estão preparadas para lidar com tamanhas responsabilidades e precisam de certa orientação e condução para fazer com que os objetivos sejam alcançados. Assim, antes de adotar este tipo de liderança, certifique-se de que você pode contar com cada um de sua equipe para lhe apoiar e ajudar na condução dos processos, bem como na tomada de decisões de forma assertiva.

Qual deles escolher e aplicar?

Ao longo de minha experiência, como empresário, palestrante, treinador e também como líder, considero esta uma das perguntas mais difíceis de serem respondidas, pois acredito que antes de adotar um único estilo de liderança, é preciso, primeiramente, analisar o cenário, bem como as situações que acontecem no dia a dia.

Com isso, quero dizer que, muitas vezes, você vai precisar ser um pouco mais incisivo e utilizar algumas ferramentas da liderança autocrática, para fazer o que precisa ser feito, é claro, sempre buscando extrair o melhor de seus colaboradores. Em outros momentos, você vai sentir a necessidade de consultar a equipe, juntando-se à ela rumo à conquista dos objetivos. E em outros, você vai depositar toda a sua confiança nos profissionais que fazem parte do seu time, para que eles sintam-se valorizados e mantenham ao seu lado na busca pelos melhores resultados.

Sendo assim, acredito, na verdade, que um líder precisa ter o mix dos três estilos de liderança, para conseguir alcançar os objetivos que almeja, tanto em sua carreira, quanto para a empresa como um todo.

Você conhece o Leader Coach?

Existe ainda um estilo de liderança, que inclusive já foi tema de um de meus livros, que acredito ser importante que você conheça, para aprimorar ainda mais o tipo de líder que é e deseja ser. Trata-se do Leader Coach, que tem o Coaching como filosofia para conduzir da melhor maneira possível suas equipes de trabalho.

Ele tem como principal característica, a habilidade de despertar e desenvolver o potencial infinito de todas as pessoas que lhe rodeiam no ambiente empresarial. Isso quer dizer que seus liderados, bem como seus superiores e pares, têm suas melhores competências despertadas e desenvolvidas, no sentido de contribuir para o crescimento do time e da empresa como um todo.

Além disso, o Leader Coach tem como missão a condução de seus colaboradores a terem uma alta performance, não só para que a empresa se beneficie disso, mas eles próprios tirem vantagens de seu alto desempenho. Assim, é possível dizer, que este tipo de líder, consegue, com maestria, engajar, inspirar, motivar e fazer com que sua equipe e as pessoas que lhe rodeiam evoluam continuamente, com o intuito de que empresa e colaboradores cresçam em conjunto, lado a lado.

Para entender um pouco mais sobre como funciona a liderança aliada ao Coaching, assista ao vídeo a seguir e confira:

E se você deseja desenvolver e aprimorar o seu estilo de liderança, convido você a conhecer a formação exclusiva aqui do IBC, voltada para a capacitação de líderes de alta performance, o Leader Coach Trainnig – LCT. Um curso que vai potencializar suas habilidades enquanto líder e vai transformar a maneira como você conduz seus processos gerenciais. Aproveite e conheça agora!

Agora me conte: para você, qual estilo se adequa mais ao seu modo de liderar? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e sua opinião sobre o assunto. E se fizer sentido para você, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, para que seus amigos também tenham acesso a este conhecimento.

Imagem: Kenishirotie / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010