Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Conhecendo o conceito de liderança comportamental e sua aplicação

05/07/17
Conhecendo o conceito de liderança comportamental e sua aplicação
Os estudos sobre Liderança Comportamental estão voltados para compreender o modo como as pessoas lideram suas equipes, bem como suas técnicas de administração.

Os estudos sobre Liderança Comportamental são voltados para compreender o modo como as pessoas lideram suas equipes, bem como estudar as diferentes técnicas de administração. É importante destacar que as teorias de Liderança Comportamental trabalham com a ideia de desenvolver líderes.

Principais teorias de liderança comportamental

Desenvolvidos por Tannenbaum e Schmidt, os primeiros estudos sobre Liderança Comportamental analisaram os estilos de liderar pessoas e as relações interpessoais. Tannenbaum e Schmidt definiram três estilos de Liderança. São eles:

Estilo autocrático

Neste estilo, a autoridade é concentrada no líder ou em quem possui o comando e o poder de decisão. O líder adquire esse poder com base na posição que ocupa na empresa e suas decisões devem ser acatadas pelos seus subordinados.

Estilo democrático

Neste estilo de liderança, a participação dos colaboradores no processo de decisão é importante. Diferentemente do estilo autocrático, o poder do líder é dado pela equipe, e as decisões são tomadas em conjunto, pois as relações humanas são levadas em conta neste estilo. Uma vantagem do estilo democrático é a promoção do desenvolvimento e a capacitação de pessoas, além do amadurecimento da organização.

Estilo laissez-faire

O termo tem origem na língua francesa e significa “deixa fazer”. E é justamente esse o conceito básico deste estilo de liderança: a condução das tarefas não é decidida pelo líder, mas pela equipe. O líder define os limites, porém, os colaboradores são livres para expressar suas opiniões e decisões.

O Estilo Laissez-faire nem sempre é adotado no primeiro momento: muitas vezes, os líderes chegam aqui depois de terem trilhado um longo caminho nos estilos autocrático e democrático. Líderes que adotam este estilo são passivos e frequentemente dão feedbacks e direcionamento para seus colaboradores.

E para você, qual estilo se adequa a seu modo de liderar? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e deixar opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe-o em suas redes sociais.

Imagem: Kenishirotie / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais