Conhecendo o conceito de liderança comportamental e sua aplicação

Conhecendo o conceito de liderança comportamental e sua aplicação
Os estudos sobre Liderança Comportamental estão voltados para compreender o modo como as pessoas lideram suas equipes, bem como suas técnicas de administração.

 

Há vários estudos voltados para analisar e entender os perfis comportamentais dos colaboradores. Mas, existem também outros estudos que buscam mapear e compreender o comportamento dos líderes. Os estudos sobre Liderança Comportamental estão voltados para compreender o modo como as pessoas lideram suas equipes, suas técnicas de administração, dentre outras características. É importante destacar que as teorias de Liderança Comportamental trabalham com a ideia de desenvolver líderes. E de quais teorias de Liderança Comportamental estou falando? Veja as principais.

Principais Teorias de Liderança Comportamental

Desenvolvidos por Tannenbaum e Schmidt, os primeiros estudos sobre Liderança Comportamental analisaram os estilos de liderar pessoas e as relações interpessoais. Tannenbaum e Schmidt definiram 3 estilos de Liderança. São eles:

  • Estilo Autocrático

Aqui, a autoridade é concentrada no líder ou em quem possui o comando e o poder de decisão. Além disso, o líder adquire esse poder com base na posição que ocupa na empresa. Suas decisões devem ser acatadas pelos seus subordinados.

  • Estilo Democrático

Neste estilo de liderança, a participação dos colaboradores no processo de decisão é importante. Diferente do Estilo Autocrático, o poder do líder é dado pela equipe e as decisões são tomadas em conjunto, pois as relações humanas são levadas em conta neste estilo. Uma vantagem do Estilo Democrático é promover o desenvolvimento e capacitação de pessoas, além do amadurecimento da organização.

  • Estilo Laissez-faire

O termo tem origem na língua francesa e significa “deixa fazer”. E este é o conceito básico deste estilo de liderança: a condução das tarefas não é decidida pelo líder e sim, pela equipe. O líder define os limites, porém, os colaboradores são livres para expressar suas opiniões e decisões.

O Estilo Laissez-faire nem sempre é adotado no primeiro momento; muitas vezes, os líderes chegam aqui depois de terem trilhado um longo caminho nos estilos autocrático e democrático. Líderes que adotam este estilo são passivos e frequentemente dão feedbacks e direcionamentos para seus colaboradores.

E para você, qual estilo se adequa ao seu modo de liderar? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

Imagem: Kenishirotie / Shutterstock

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010