Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Quais os Tipos de Liderança - Conheça alguns modelos

03/08/17
tipos-de-lider
A habilidade de liderança é essencial tanto para a carreira do profissional quanto para os resultados da empresa em que ele trabalha.

A liderança é a arte de conduzir pessoas a alcançar, com êxito, os resultados planejados. Essa habilidade é uma das principais características que ajudam um indivíduo a destacar-se tanto na vida pessoal quanto no trabalho.Mas, afinal, essa capacidade de influenciar e direcionar os outros é um dom natural ou uma competência que pode ser desenvolvida ao longo da vida?

Para muitos estudiosos, as duas coisas podem acontecer e, ainda que seja uma característica intrínseca, a liderança precisa ser aperfeiçoada no decorrer do desenvolvimento da pessoa. Existem diversas teorias e modelos de lideranças que foram estudados, e nós vamos mostrar alguns deles para você!

Teorias que visam esclarecer melhor a arte de liderar

Liderar está ligado a duas questões, ao grupo e a influência que se tem sobre esse grupo. Por conta disso, existem algumas teorias que visam oferecer um melhor entendimento sobre esse poder. Saiba mais:

Teoria dos Traços

Essa foi uma das primeiras teorias a ser formulada e indica que os líderes possuem traços pessoais e físicos universais, como inteligência emocional, senso de responsabilidade, proatividade e relacionamento interpessoal, que os diferenciam do resto da população. Essa teoria enfatiza que os líderes já nascem com tais habilidades, ou seja, não existe a possibilidade de se desenvolver um líder.  

Teoria Situacional

Por sua vez, a Teoria Situacional considera que existem milhares de situações dentro de um grupo liderado e muitos perfis de líderes ao redor do mundo. Desse modo, os padrões não se aplicam, pois a infinidade de combinações entre os tipos de liderança e as situações que podem ocorrer não permite que se trace um perfil exato.

Essa teoria afirma que o gestor escolhe como liderar de acordo com o projeto em andamento, as necessidades, a equipe e a situação da empresa. Nesse estilo, ele identifica e adapta as escolhas de acordo com o momento vivido, sendo assim, ele cumpri seu trabalho, repassa tarefas, compartilha opiniões e consulta seus colaboradores. Esse tipo de líder deve ter muita maturidade para executar seu trabalho e motivar seus subordinados, fazendo com que os mesmos desenvolvam suas habilidades.

Tipos de líder

Conhecer melhor alguns modelos de liderança também ajuda a compreender um pouco mais a arte de liderar.

Exigente

Este tipo de profissional possui uma ampla experiência na sua função, e por conta disso, é muito crítico, observador, perfeccionista e inspira a todos com a sua segurança. Ele observa todos os detalhes e não deixa nenhum deslize passar despercebido. Entende que para algo dar certo, “todos os buracos têm que estar tapados” e não há o menor espaço para pequenos erros. Por acreditar que a excelência é o caminho para a obtenção do sucesso, o líder exigente não utiliza técnicas autoritárias e é um exemplo para os demais colaboradores.

Autocrático

Esse é um tipo de liderança ainda muito presente no meio corporativo. Nele, o líder não promove a participação efetiva da equipe nos projetos, toma sozinho todas as decisões necessárias e costuma oprimir seus subordinados, enxergando neles concorrentes, e não, colaboradores.

A execução das demandas é feita com muito foco, e por conta disso, esse líder sempre conduz os processos com muita energia e vigor, mas, não valoriza as competências, os conhecimentos e os resultados dos subordinados, e assim, acaba criando um ambiente de trabalho no qual os profissionais são cobrados excessivamente.

Os colaboradores liderados por esse tipo de profissional podem até entregar muitos projetos e demandas, mas eles também apresentam níveis elevados de estresse, isso causa certo desconforto, queda na produtividade e limita a performance do grupo. É mais conhecido como um chefe do que um líder.

Liberal

Dá aos colaboradores liberdade para exercerem suas funções sem interferências diretas, participando apenas quando solicitado. Os próprios profissionais ficam responsáveis por gerenciar suas funções e os resultados de seu trabalho. É uma forma de demonstrar confiança na capacidade dos colaboradores e de dar a eles mais autonomia e motivação. No entanto, o líder liberal precisa estar atento para que os colaboradores não fiquem sem condução nem cometam erros graves que prejudiquem o desempenho da empresa ou se acomodem e deixem de desempenhar suas funções.

Visionário

Tem senso de oportunidade e um otimismo latente. Capaz de antecipar tendências, é empreendedor e tem disposição para correr riscos. Essa capacidade de prever as reações do mercado baseia-se em pesquisas e análises de comportamento das pessoas sobre produtos ou serviços. Esse tipo de liderança reconhece a importância dos colaboradores, pois sabe que cada pessoa tem um perfil diferente e pode contribuir para a obtenção de bons resultados e assim, busca motivá-los constantemente.

Democrático

Permite que todos os liderados participem das decisões importantes do grupo e acredita que ideias, críticas construtivas e sugestões são importantes para aperfeiçoamento dos projetos, da equipe e da organização como um todo, além de trabalhar como um orientador para todos. Através desse tipo de liderança, a própria equipe decide como será a divisão de tarefas.

Essa abertura de espaço para diálogos, a comunicação efetiva e os feedbacks constantes, desenvolvem o relacionamento interpessoal entre todos, facilita a solução de problemas internos, aumenta a motivação dos colaboradores, garante maior comprometimento da equipe e assegura os bons resultados dessa liderança. De todo modo, o líder democrático precisa ter inteligência emocional para encontrar o equilíbrio e não perder o controle, foco e objetividade.

Motivador

Esse tipo de líder desenvolve e trabalha, através da confiança e dos otimismo, o emocional dos seus colaboradores, e assim, promove a motivação no ambiente de trabalho. Esse perfil é ideal para momentos de crise e/ou quando a equipe precisa de união para que os objetivos da empresa sejam atingidos. O líder com tal personalidade deve tomar cuidado para não deixar a emoção predominar sua gestão e atrapalhar a sua equipe no alcance do sucesso.

Técnico

Esse tipo de líder possui muito conhecimento e capacidade técnica, por conta disso, suas decisões são acatadas e seguidas pela equipe. Ele participa e auxilia todo o processo e passa segurança a seus liderados, tornando-se um exemplo a ser seguido.

Leader Coach

Sabe delegar com assertividade, uma vez que identifica as capacidades individuais de cada um de seus liderados e as utiliza para potencializar seus resultados. Ele apresenta desafios e novidades motivadoras, que criam um ambiente colaborativo e empreendedor, favorável à evolução profissional e ao alcance das metas da empresa.

Modelada pelos princípios do Coaching, esse tipo de liderança estimula competências como, foco, comunicação holística e liderança, conduz projetos em parceria, leva em conta as opiniões dos colaboradores, desenvolve metas e objetivos efetivos, auxilia na resolução dos problemas que podem surgir na rotina profissional, trabalha junto à eliminação dos obstáculos e limitações da equipe e motiva os colaboradores a confiarem no trabalho desenvolvido.

Como desenvolver a liderança

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, possui programas e formações capazes de desenvolver habilidades de liderança e tornar você, um profissional ainda mais capacitado para o mercado de trabalho e suas constantes mudanças. Veja a seguir:

Leader Coach Training – LCT

O programa tem como objetivo, capacitar de forma rápida e efetiva, através de técnicas e ferramentas de Coaching, pessoas em líderes e assim, auxiliar as mesmas quanto a uma gestão assertiva e de alta performance e uma entrega de resultados de excelência. Saiba mais!

Professional & Self – Coaching

A mais moderna e completa formação de Coaching promove desenvolvimento humano e habilidade de liderança para que a pessoa seja capaz de desenvolver profissionais e equipes através de ferramentas e conceitos de Coaching, tornando-os capazes de lidar com as diferentes situações profissionais de forma positiva e eficaz. Saiba mais!

Business & Executive Coaching

O processo tem como foco, auxiliar o profissional a maximizar o desempenho da sua equipe através do desenvolvimento de novas habilidades, competências e estratégias, para que assim, os colaboradores alcancem a alta performance e resultados para a empresa. Saiba mais!

MBA Executivo em Gestão Empresarial & Coaching

Esse MBA visa ampliar a visão de mercado e a atuação do líder que deseja desempenhar sua função com maior assertividade, garantindo desenvolvimento humano e uma melhor entrega de resultados para a organização. Saiba mais!

Como você pode observar, existem diversas teorias e modelos de liderança, além de diferentes perfis de líder. E, quando se analisa todos esses conceitos, chega-se à conclusão de que um bom líder sabe ser carismático e íntegro, ouvir e motivar os outros, compartilhar experiências e tomar decisões. Ele conquista o respeito dos liderados por seus exemplos e é dono de virtudes distintas que o ajudam a encarar desafios de forma otimista e criativa. É justamente esse tipo de líder, capaz de ensinar, delegar, acompanhar, inspirar e mobilizar os colaboradores que as empresas procuram.

Compartilhe esse post

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC