Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Você sabe quais são os desafios da liderança?

14/01/15
homem na frente de grupo de pessoas
© Depositphotos.com / andresr Liderar é estar à frente, designar os caminhos a serem percorridos pelos liderados e demonstrar ser um indivíduo notável, que conduz um grupo até seus objetivos.

Liderar é estar à frente, designar os caminhos a serem percorridos pelos liderados e demonstrar ser um indivíduo notável, que se destaca ao conduzir um grupo até seus objetivos. A importância de líderes nos diversos âmbitos da sociedade é incontestável e amplamente conhecida, mas você sabe quais são os principais desafios de uma pessoa que ocupa uma função de liderança? Leia a relação a seguir e conheça as situações mais complexas dos líderes e as competências necessárias para atendê-las.

Saiba lidar com os desafios da liderança

Apesar dos diversos tipos de liderança, uma coisa é comum entre todos os líderes: as dificuldades no desempenho da função. Dentre as inúmeras dificuldades que podem surgir para um líder, relacionamos as mais recorrentes, que representam desafios reais e que exigem competências específicas dos gestores. São elas:

Construir e manter uma equipe
Montar uma equipe já é difícil, mantê-la coesa e motivada é mais complicado ainda. O modo que o líder conduz sua equipe é um aspecto de vital importância para o sucesso desta. Conceder feedbacks regularmente, promover confraternizações a fim de celebrar o cumprimento de metas e prover benefícios aos seus funcionários são exemplos de práticas comumente realizadas por líderes nas empresas.

Ser maleável

Se a situação exigir, o líder deve rever as ações e pensar em estratégias alternativas o mais rápido possível para sanar o problema.

Conciliar as demandas

Os líderes realizam a intermediação entre os gestores da cúpula e a equipe. Enquanto os gestores cobram resultados, os subordinados cobram melhores condições de trabalho. Assim, saber lidar com as demandas que surgem e comunicar-se claramente com as partes — expondo o que é possível ser feito, o que deve ser revisto e as novas práticas a serem adotadas — são aspectos essenciais para evitar o desgaste da equipe na tentativa de atender metas inalcançáveis, evitando o desapontamento dos gestores de cúpula.

Motivar a equipe

Transmitir diariamente a motivação necessária para que os colaboradores sigam trabalhando contentes, propiciando maior rendimento à organização.

Prever problemas e prover soluções

Talvez o mais complexo dos desafios dos líderes é esse: conhecer o negócio e as diversas variáveis envolvidas para que, diante de uma ameaça ou mudança de cenário, prover uma solução rápida e eficaz para adequação da empresa à situação.

Assumir a responsabilidade

Eventualmente, alguma coisa pode sair errado. Nesses momentos, a figura do líder é essencial para que a equipe não se sinta desmotivada ou culpada pelo erro, por mais sério que seja. O líder deve assumir a responsabilidade perante seus superiores e prover aos seus colaboradores o feedback necessário para a melhoria do ponto em questão, evitando que o mesmo erro volte a acontecer.

A figura do líder nos remete a momentos de glória e reconhecimento, mas nem tudo são flores quando se dirige uma equipe. Situações adversas são mais recorrentes que os momentos de gratulação e, por isso, é importante possuir resiliência para dar a volta por cima e alcançar os objetivos estabelecidos.

Confira nosso artigo sobre grandes líderes mundiais e se inspire:

http://www.ibccoaching.com.br/blog/lideranca-blog/quem-sao-os-grandes-lideres-mundiais-da-atualidade/

Conquiste mais! Seja Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Compartilhe esse post

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC