Metas e Objetivos: Diferenças e Exemplos

Metas e Objetivos

Entenda mais sobre as diferenças entre metas e objetivos

 

Todo ser humano tem anseios, vontades e propósitos e, por isso, cria metas e objetivos para si. Porém, algumas pessoas acabam confundindo esses dois termos e, com isso, podem ter problemas em defini-los, principalmente na hora de criar um Planejamento Pessoal, Profissional e até mesmo Empresarial.

Assim, definir seus objetivos e mensurar sua produtividade pode contribuir para o alcance de suas metas. Ou seja, saber se você ou sua empresa estão sendo produtivos é o mesmo que saber se estão fazendo aquilo que foi planejado. Sendo assim, este é o primeiro passo para que você faça um diagnóstico e entenda o estado atual em que você e sua organização se encontram e o estado que pretendem estar com o passar do tempo.

Uma excelente ferramenta para ajudar neste processo é utilizar o Coaching como acelerador para o seu sucesso.

Faça agora o download do e-book gratuito e transforme agora mesmo seus resultados pessoais e profissionais

Convido você a me acompanhar nesta leitura, pois neste artigo vou mostrar a você as principais diferenças existentes entre metas e objetivos, bem como a importância do alcance de cada um deles para que você se sinta ainda mais realizado, seja por meio de sua carreira profissional, ou por meio de seus negócios.

O que são objetivos

O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.
José de Alencar

Os objetivos dão descrições concretas de onde está se querendo chegar, ou o que está se tentando alcançar, ou seja, o propósito. O objetivo é estratégico e abrangente.

No que tange a vida pessoal pode significar cursar uma nova faculdade, emagrecer, dar um salto na vida financeira, casar, ter filhos, começar um hobby ou uma atividade física. Os objetivos são os sonhos, o que nos move e o que nos motiva diariamente.

Por isso, é essencial que estejamos preparados para traçar nossas metas e objetivos, e realizar ações no sentido de concretizá-los. Pensando nisso, preparamos o e-book Coaching, um acelerador para o seu sucesso, que você pode fazer o download gratuito agora, clicando aqui!

Já no que diz respeito ao ambiente corporativo, um objetivo pode significar a implantação de um novo sistema dentro de uma empresa, ou um novo software, com a estipulação de uma data de entrega, por exemplo.

O que são metas

Um sonho é apenas um desejo, até o momento em que você começa a atuar sobre ele, e propõe-se a transformá-lo em uma meta.
Mary Kay Ash

Andando junto aos objetivos, as metas são tarefas específicas para alcançá-los, sendo que elas são temporais, ou seja, têm prazos específicos para acontecerem. Por exemplo, se o seu objetivo é ficar rico, sua meta será traçar caminhos que te levarão à riqueza, como administrar melhor seu dinheiro e ter uma fonte de renda extra nos próximos cinco anos.

Quando metas são atingidas, você consegue alcançar os seus objetivos. Outro exemplo: você quer tornar sua empresa mais conhecida no mercado. Esse é o seu objetivo. Suas metas serão criar meios de comunicação entre sua corporação e o público-alvo e investir em um marketing eficaz por seis meses.

Sendo assim, a diferença entre objetivo (que é o que você pretende fazer e/ou alcançar) e metas (que é a especificação desses objetivos quantitativamente) fica claro. O objetivo é o que você quer alcançar, e as metas estipulam os passos e prazos para a realização do objetivo.

Para ter ainda mais clareza sobre como este processo funciona, disponibilizamos gratuitamente, para você, empresário e profissional, o e-book, Coaching, um acelerador para o seu sucesso, que vai te ajudar a definir com assertividade as metas e objetivos que deseja alcançar para ser bem-sucedido, na carreira e nos negócios.

Faça o Download Agora!

Por que é importante investir em metas e objetivos?

Independentemente da área em que atuemos, todos nós precisamos estabelecer metas e objetivos, seja na vida pessoal ou na vida profissional. Digo isso, pois são eles que fazem com que tenhamos motivação diária para levantar da cama e realizar os feitos necessários para vê-los concretizados, principalmente quando o assunto são os objetivos.

As metas, sonhos e objetivos, fazem parte de uma espécie de pacote, capaz de nos tornar seres cada vez mais realizados em nossa trajetória pela vida. É por meio da concretização de cada um deles que conseguimos experimentar, verdadeiramente, o gosto e a sensação da felicidade em nossa jornada evolutiva.

Sendo assim, é fundamental que tenhamos clareza do que queremos alcançar ao longo da vida e de que maneira vamos fazer para atingir os sonhos e objetivos que traçarmos rumo à nossa própria felicidade, uma vez que esta missão cabe somente a nós mesmos e a mais ninguém.

Entretanto, se você ainda não muito bem claro em sua mente quais são seus objetivos, assista ao vídeo a seguir, pois eu compartilho com você uma dica poderosa que vai lhe impulsionar a ousar ir além e transformar a sua realidade instantaneamente:

Aproveite esta Super, Mega, Power oportunidade e solicite atendimento para conhecer de perto do PSC.

Metas S.M.A.R.T.

Que tal colocarmos a mão na massa agora?! Chegou a hora de compartilhar com você algumas técnicas e ferramentas que vão lhe ajudar a ter mais clareza sobre seus sonhos e objetivos, bem como a definir as metas que vão te levar até cada um deles.

O sistema de Metas S.M.A.R.T pode te ajudar a se planejar de forma mais eficaz. De maneira fácil e intuitiva, o sistema utiliza práticas para planejar e gerenciar metas pessoais, profissionais ou empresariais. Aprenda:

S: Específica (Specific)

Quando uma meta é específica, significa que tira qualquer possibilidade de ambiguidade de seu entendimento. A intenção é facilitar ao máximo a criação de atividades e avaliações desta meta em um futuro próximo.

Perguntas que podem te ajudar a definir este item: “O que? Por quê? Quem? Onde? Qual é?”.

M: Mensurável (Measurable)

Toda meta precisa ser mensurável. Este é um critério importante para definir se ela realmente foi alcançada. Se a meta não pode ser medida, quer dizer que ela nunca será alcançada.

Perguntas que podem te ajudar a definir este item: “Quanto custa? Baseado em que valor ou informações eu saberei que essa meta foi atingida?”.

A: Alcançável (Attainable)

Ter uma meta difícil demais pode desmotivá-lo, assim como uma meta fácil demais. A difícil pode parecer inalcançável e a fácil que você se subestima. Sendo assim, é essencial fazer uma avaliação sobre as metas como um todo, verificando sempre se elas são razoáveis e te motivam a buscar constantemente a sua realização.

Perguntas que podem te ajudar a definir este item: “Como saberei se a meta foi atingida? Baseado em qual parâmetro?”.

R: Relevante (Relevant)

Uma boa meta é aquela que traz grandes propósitos à empresa ou ao indivíduo. E, na prática, só o empreendedor ou responsável pela empresa saberá se a meta é relevante ou não para tal.

Alguns critérios que podem ser levados em consideração são o impacto nas métricas (faturamento, número de clientes, etc.), timing e se o conjunto de metas faz sentido para o planejamento, tanto da empresa, quanto do profissional.

T: Temporal (Time-bound)

As metas são passos de um planejamento completo. Por este motivo é importante colocar prazo em cada um dos passos. Se você não organizar o seu tempo, com toda certeza, o final será prejudicado.

Traçando e alcançando metas através do 5W2H

Além da ferramenta S.M.A.R.T., compartilho também com você a 5W2H, uma maneira prática e bastante eficaz de definir suas metas, sejam elas pessoais, profissionais ou empresariais. Continue me acompanhando e confira.

A 5W2H é uma sigla em inglês, que diz respeito a um apanhado de diretrizes, que vão auxiliar e deixar claro tudo o que precisa ser desenvolvido para que uma meta seja atingida passo a passo.

Traduzindo melhor, significa:

5 W:

  • What (o que será feito?) – determina-se neste ponto o que será realizado ao longo do processo para que a meta seja devidamente concluída;
  • Why (por que será feito?) – neste ponto serão determinadas as razões pelas quais as metas devem ser cumpridas uma a uma;
  • Where (onde será feito?) – em quais departamento da empresa ou em quais áreas da vida profissional devem ser empregadas ações imediatas para que as metas sejam alcançadas;
  • When (quando?) – é fundamental estabelecer um cronograma, com os prazos para a entrega de cada uma das demandas e atividades;
  • Who (por quem será feito?) – aqui serão determinados os atores deste processo, ou seja, aqueles que irão colocar a mão na massa e fazer o passo a passo para que tudo saia do papel e tome forma.

 

2H:

  • How (como será feito?) – aqui deve-se determinar como cada passo do processo será colocado em prática por seus responsáveis;
  • How much (quanto vai custar?) – e finalmente, porém não menos importante, quais serão os custos de cada ação que envolve as metas.

 

Realizando este passo a passo, com certeza você terá um mapeamento claro de suas metas e objetivos, que não vão deixar nem com que você, nem com que a sua equipe, se perca ao longo do caminho.

Como trabalhar com metas e objetivos dentro de sua empresa

Toda corporação estabelece metas e objetivos que visam aumentar os lucros da empresa, motivar os funcionários, cumprir as demandas de trabalho e satisfazer seus clientes. Para que metas sejam cumpridas e objetivos concluídos, existem três passos importantes:

Planejamento

O primeiro passo, após estabelecer objetivo e metas, é organizá-los. Crie planilhas e documentos com o que precisa ser concluído, quais os prazos e as prioridades. Dessa maneira, você e sua equipe de trabalho terão ciência do que precisa ser desenvolvido, bem como o papel de cada um para a concretização do que foi planejado inicialmente.

Dedicação

Mantenha-se firme em seu propósito. Lembre-se sempre do que é necessário para alcançar seu objetivo e motive-se para cumprir cada meta. Sem dedicação, persistência e também resiliência, você pode acabar se perdendo e fazendo no meio do caminho a última coisa que você pode fazer, que é desistir daquilo que tanto almeja para se sentir realizado.

Cooperação

Para o benefício da empresa é necessário que todos estejam comprometidos em realizar as metas, cada um cumprindo sua parte e ajudando os demais colegas com a parte deles. Isso se dá, pois, definitivamente, não somos ninguém sozinho, ou seja, precisamos sempre da colaboração de todos ao nosso redor para conseguirmos alcançar o sucesso nos negócios e também na vida pessoal.

Coaching como acelerador de resultados

Além de tudo o que tratei com você aqui neste texto, quero também compartilhar mais uma dica, que considero fundamental e que será um grande diferencial para que você consiga alcançar de forma ainda mais acelerada seus objetivos e metas. Estou falando da metodologia que mais cresce no Brasil e no mundo que tem ajudado milhões de pessoas a se desenvolverem continuamente: o Coaching.

Se você ainda não tem familiaridade com o assunto, trata-se de uma metodologia que se utiliza de um mix de ferramentas e técnicas de diversas áreas do conhecimento para apoiar profissionais e empresas a alcançarem, de forma acelerada, os resultados que almejam para o seu crescimento e sucesso.

Para que você tenha acesso a estas ferramentas e técnicas, tanto você profissional, quanto os colaboradores de determinada empresa, podem passar por uma formação em Coaching como o Professional & Self Coaching – PSC, desenvolvida especialmente para quem deseja potencializar a sua performance, ter mais clareza sobre o que se deseja alcançar ao longo da vida, bem como desenvolver as condições necessárias para definir as metas e os objetivos, pessoais e profissionais.

Invista em seu crescimento e no sucesso de seus negócios, conheça as soluções que temos para lhe oferecer, que vão lhe trazer os resultados que você sempre sonhou:

Agora que você já sabe a diferença entre metas e objetivos, é importante que comece a colocá-los em prática para realizar seus sonhos, pois, como eu disse no início do texto, somente nós mesmos somos responsáveis pela nossa felicidade. Sendo assim, cabe somente a nós encontrar os meios eficazes para que tudo o que está em nossa mente, se torne realidade.

Comece fazendo o download deste e-book que preparamos exclusivamente para aqueles que querem vencer, tanto na vida pessoal, quanto na profissional:

Coaching, um acelerador para o seu sucesso!

Gostou do conteúdo? O que você tem feito para alcançar suas metas e objetivos? Deixe o seu comentário, compartilhando as técnicas e ferramentas que utiliza e lembre-se também de compartilhar mais este conhecimento com seus amigos em suas redes sociais, para que eles também possam descobrir maneiras eficientes de transformar cada um de seus sonhos em realidade.

 

Copyright: 392850415 – https://www.shutterstock.com/pt/g/patpitchaya

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010