Como fazer um planejamento pessoal eficiente

planejamento-pessoal

Faça um planejamento pessoal eficiente em sua vida pessoal e profissional

Eu sei e você sabe – “Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve.” Esta frase de Lewis Carroll, o autor do clássico – “Alice no País das Maravilhas”, embora simples, nos traz uma grande lição sobre a importância de termos um planejamento pessoal eficiente. De modo geral, ninguém deseja viver caminhando em círculos, muito menos se esforçar tanto e não ser recompensando por sua dedicação. Contudo, quando a energia empregada não tem um direcionamento correto e um foco específico é sempre isso que vai acontecer.

Imagino que não queira que isso aconteça com você, não é mesmo? Portanto, se deseja sair do lugar comum, avançar em sua carreira, ter maior qualidade em sua vida pessoal, conquistar prosperidade financeira, sucesso e autossatisfação, saiba que você precisa ter um bom plano. Isso diz respeito ao que você, pessoalmente, deseja para a sua vida, e tem uma relação direta com seus sonhos e com o futuro que almeja conquistar. E aí, já parou para pensar por onde começar?

Bem, se está lendo este artigo e ainda não tem a mínima ideia do que deve fazer para realizar suas metas e sonhos, eis que chega a hora de aprender como criar um plano de ação consistente e de entender, na prática, como isso verdadeiramente pode transformar a sua realidade para melhor. Neste sentido, a primeira coisa que eu quero compartilhar com você é: acredite em seu poder infinito!

O que é um Planejamento Pessoal?

Planejamento pessoal é o meio pelo qual definimos e organizamos nossas metas e objetivos e direcionamos nossas ações à sua realização. Para que seja mais focado e efetivo, neste plano também devem ser definidas as estratégias, recursos e os prazos para a concretização de cada alvo especificamente. Todos estes detalhes são importantes para não deixar espaço para distrações, manter o foco e para evitar desvios bruscos no caminho.

Se, por exemplo, você deseja comprar sua casa própria, em seis meses, por meio de financiamento bancário de X reais, pagar em Y anos, com uma parcela de X valor e mudar-se até 31 de dezembro do ano corrente, este é um tipo de planejamento pessoal. Como pode observar; cada aspecto está bem especificado, o que torna cada passo dado mais assertivo, pois todos têm um direcionamento prévio que ajuda na melhor tomada de decisão.

Quando apenas deixamos que as coisas aconteçam, sem planejar, corremos o risco eminente de tomarmos decisões ruins e que, muitas vezes, podem nos prejudicar. Por isso, se você deseja fazer uma viagem que requer maior investimento financeiro, organizar sua festa de casamento, formatura, mudar de emprego ou mesmo emagrecer alguns quilos, também deve seguir a mesma linha. Ou seja, ser sempre bastante exato ao definir os seus alvos e as estratégias que usará para alcançá-los.

O 1º passo para ser Coach é realizar o Professional & Self Coaching – PSC

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

 

7 Dicas de Como Fazer seu Planejamento Pessoal

Para começar a construir um planejamento pessoal, uma boa dica é responder algumas perguntas-chave, como por exemplo: como, quando, por que (propósito), onde e com quem você vai realizar tal ação? Outro ponto relevante diz respeito a listar suas prioridades, ou seja, quais são as suas metas mais importantes. Ter um foco é essencial para não colocar energia em coisas demais e acabar se desviando do seu objetivo principal.

Além disso, existem outras atitudes que podem ajudar na construção de seu plano de ações pessoal. Continue lendo e veja quais são elas:

Defina suas metas – como já falei aqui, as metas são balizadoras das suas ações e, além de darem um norte servem também como âncoras, lembretes dos motivos pelos quais decidiu lutar por elas. Com certeza, se elas são as primeiras coisas que vem à sua cabeça, elas são importantes. Por isso, defina seus alvos de forma realista, elencando estratégias, recursos e prazos para realizá-las e motivando-se a dar o seu melhor pelo sucesso delas.

Organize-se – na prática isso quer dizer que você deve promover seus objetivos e encontrar mecanismos efetivos para ajudar a organizá-los. Uma boa dica é usar planilhas ou aplicativos de metas, que oferecem um acompanhamento dos progressos e também dos pontos de melhoria. Outra, melhor ainda, é buscar a ajuda de um Coach, profissional que, com suas técnicas, ferramentas e métodos de Coaching, poderá lhe auxiliar em sua jornada de organização pessoal e, com isso a conquistar seus alvos de forma ainda mais rápida, planejada e efetiva.

Seja realista – e desde já quero dizer que isso não tem nada a ver com ser uma pessoa pessimista, que não acredita em si mesma, mas com trabalhar com uma realidade que seja possível de ser mudada, com os recursos que dispõe, e dentro do período pretendido. Por isso, ao definir seus objetivos seja sempre o mais verdadeiro possível. Sonhe com os pés no chão e trabalhe dentro de possibilidades reais e tangíveis. Do contrário, se desconsiderar o seu verdadeiro estado atual e os fatos, na primeira dificuldade você desistirá. Como não é isso que queremos, além de realista seja sempre otimista e determinado também.

Trabalhe seus pontos de melhoria – para realizarmos qualquer coisa na vida precisamos conhecer precisamente quais são os obstáculos que podem nos impedir de concretizar nossos sonhos. Isso inclui identificar em nós mesmos quais são os pensamentos e comportamentos que podem sabotar nosso sucesso. Por isso, para conquistar seus resultados extraordinários é essencial fazer uma autoavaliação e verificar quais são seus pontos de melhoria, de modo que assim possa trabalhar para eliminá-los em definitivo.

Se você tem uma forte tendência a procrastinar, por exemplo, pode ser que precise desenvolver e elevar urgentemente seus níveis de foco e comprometimento para com a realização das suas causas. Se tiver dificuldades em fazer as coisas, sozinho, talvez este seja o momento ideal para aprender sobre como se responsabilizar um pouco mais por suas conquistas individuais.

Essa virada de chave deve acontecer em relação a todos os seus autossabotadores. Para isso, comece a identificá-los um a um e trabalhe com inteligência, resiliência e afinco para bloquear e eliminar as suas influências negativas.

Conheça seus recursos – ainda que não conheça todos, saiba que você possui uma infinidade de recursos que podem ser muito úteis em sua jornada. Na prática, são exatamente estes talentos e competências que te ajudarão na realização dos seus sonhos. Por isso mesmo, é muito importante que você identifique quais são estas habilidades e também os recursos materiais que podem te ajudar a conquistar os seus objetivos.

Se, por exemplo, você deseja comprar sua casa, verifique se pode usar seu fundo de garantia para ajudar no valor da entrada. Se você tem uma boa rede de contatos, pode usá-la também para conseguir uma boa indicação para aquele emprego dos seus sonhos. Se tiver talento para administração, pode usar isso para se encorajar a abrir e gerenciar sua própria empresa.  Independente da aptidão, o mais importante é que descubra formas de aplicar o que tem e sabe em benefício dos seus êxitos.

Tenha foco – se você realmente quer chegar a algum lugar precisa manter-se no caminho certo. Isso significa ter foco e não ficar usando desculpas para não fazer o que precisa ser feito. Seu sucesso depende diretamente do seu comprometimento e que esteja 100% concentrado em realizar o seu plano pessoal.

Destaco isso porque é preciso evitar distrações, pois elas são sedutoras e agem como verdadeiras tentações, tentando a todo o tempo desviar você do seu plano de economizar dinheiro, fazer uma dieta, realizar um sonho ou mudar algum aspecto da sua vida atual que não te faz feliz. Focalize no seu estado desejado, imagine como será quando conquistar aquilo que se propôs e apegue-se apenas a isso. Não deixe, portanto, que a falta de foco te impeça de conquistar o extraordinário.  Mantenha-se firme e forte!

Motive-se – do mesmo modo que é preciso focar, é preciso se motivar todos os dias e manter-se conectado aos motivos que te fizeram definir suas metas. Com certeza se colocou estes alvos como prioridades é porque eles verdadeiramente são muito importantes para você. Lembre-se disso e não deixe que sentimentos de dúvida, medo e ansiedade te sabotem ou que as pessoas ao seu redor te desmotivem com seu pessimismo. Se você acredita, pode e vai realizar todos os seus objetivos. Siga em frente!

Como o Coaching Pode Ajudar a Realizar seu Planejamento Pessoal

Depois de aprender todas estas dicas, você deve estar se perguntando como colocar em prática todas estas ideias poderosas? Bem, o primeiro passo é se conscientizar dos comportamentos que você precisa ter ou mudar para que consiga se aproximar de sua realização pessoal. Contudo, se quiser acelerar ainda mais este processo, o Coaching é o método ideal para você, uma vez que trabalha exatamente na conquista de metas e objetivos, de forma planejada, objetiva e rápida.

O profissional que vai te apoiar neste caminho é denominado coach (treinador em inglês). Na prática, ele usará técnicas e ferramentas de Coaching para te ajudar a definir suas metas e prazos, bem como as ações que serão necessárias à sua concretização. Para isso, entre seus principais recursos estão às sessões, onde serão aplicadas técnicas e realizadas perguntas de reflexão que auxiliarão você a identificar suas motivações, sonhos e prioridades e a trabalhar nesta direção.

Ter o apoio de um coach é algo extraordinário, já que seu treinador será um verdadeiro apoiador do seu sucesso. Para isso, estará sempre ao seu lado comprometido e focado a que consiga, no tempo previsto ou mesmo antes, alcançar plenamente os seus alvos. Portanto, se existem muitas barreiras impedindo seus progressos, um coach é o seu aliado a vencer tudo isso.

Com esta intenção positiva, o profissional de Coaching colaborará para o desenvolvimento efetivo de suas competências, talentos e habilidades. Este fortalecimento de sua autoestima, autoconfiança e automotivação são elementos essenciais a que você esteja comprometido a agir e dar o seu melhor na construção dos seus resultados.

Além disso, outro ponto importante onde um coach atua é na identificação dos seus pontos de melhoria, ou seja, daqueles aspectos presentes em sua mentalidade e comportamentos que podem sabotar seus triunfos e te impedir de conquistar seu estado desejado plenamente. Logo, se você deseja sair do lugar comum, desenvolver um mindset vencedor e potencializar suas ações, invista e faça Coaching.

Com certeza, esta será uma das melhores e mais acertadas decisões de sua vida! E não falo isso apenas porque sou coach, mas porque conheço milhares de pessoas que já se beneficiaram na prática deste processo poderoso de desenvolvimento humano e que, consequentemente, se tornaram mais realizadas pessoal e profissionalmente depois de fazer Coaching.

Seja o Protagonista da Sua História!

Metas são propósitos que definimos para nós. Quando falamos em nossos objetivos pessoais, estamos falando também dos nossos desejos e sonhos mais profundos. Estes por sua vez representam a nossa essência, o que é essencial e mais importante para nós. E estas realizações são tão importantes porque sabemos que elas podem mudar nossa vida e dar um novo rumo à nossa história.

Portanto, não se contente apenas em deixar as coisas acontecerem e em navegar conforme os ventos. Defina sua rota, ajuste suas velas e assuma a direção do seu barco. Ouse dedicar seu tempo para planejar seus próximos passos, definir suas estratégias, avaliar seu estado atual e identificar suas forças, possibilidades e ameaças. Faça sua parte para mudar os aspectos que lhe incomodam e para ser bem-sucedido naquilo que se propõe realizar.

Conquistar nossos objetivos com êxito, além de ser uma prova cabal de que somos capazes de ir além, mostra também que com: foco, resiliência, determinação, planejamento, coerência, apoio e paixão nós podemos chegar ao céu e alcançar verdadeiramente tudo aquilo que quisermos. Assuma o papel de protagonista da sua história e coloque-se na linha de frente em suas lutas pessoais. Seja qual for à meta que deseja conseguir, acreditar em si mesmo, em todos os momentos do seu caminho, será sempre essencial a que persista, insista, resista e continue de pé.

Com certeza não faltarão desafios ou dificuldades em seu caminho. Contudo, manter-se positivo e focado fará toda diferença a que se mantenha sempre conectado com os seus sonhos. Lembre-se: para quem acredita nada, absolutamente nada, é impossível. Acredite no seu poder infinito!

Reúna suas forças, acredite em sua força interior, mentalize suas realizações acontecendo, sinta esta energia e sensação boa percorrendo todo o seu corpo e caminhe na direção do seu sucesso. Tenho certeza de que ao planejar suas ações e colocá-las em prática, a cada passo, estará cada vez mais confiante; empoderado e próximo de alcançar seus resultados extraordinários.

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010