O que é uma organização linha-staff?

Conhecido como um estilo organizacional, por conta da concorrência acirrada, a linha-staff é o modelo mais adotado pelas empresas.

 

Você já leu ou ouviu falar sobre o termo organização linha-staff? Se você gostaria de saber o que é isso e como esse conhecimento pode influenciar na sua vida profissional é só continuar lendo o texto.

 

O conceito de organização linha-staff é construído a partir da soma da organização linear e da funcional. Nesse modelo de trabalho, há apenas um superior e uma staff, ou seja, uma equipe com diversos funcionários. Estes devem ser especialistas que levam seu conhecimento técnico em prol das metas da empresa. Basicamente, há um líder que conta com outros profissionais para atuarem mais ativamente em áreas específicas.

 

Dessa forma, podemos dizer que o gestor desse modelo de trabalho contrata pessoas capazes de lidar profundamente com todos os temas que envolvem a empresa para que nenhum setor fique defasado. Em muitos casos, o líder funciona como um consultor e detentor da decisão final. Em outros casos, ele pode ser somente um consultor. Daí fica a cargo de cada indústria.

 

De modo geral, a organização linha-staff é um estilo organizacional criado para acolher as necessidades das empresas. A intenção desse estilo é especializar as várias áreas que existem dentro de uma organização e fazer com que os profissionais de cada área consigam obter mais foco em suas tarefas diárias.

 

Viu como a organização linha-staff pode ser benéfica para uma empresa? Essa é uma atividade conjunta e que funciona de forma unificada a outras linhas e órgãos que são responsáveis pela execução de atividades simples de uma empresa. Já os órgãos de staff são responsáveis por trabalhos mais específicos e especializados, como, por exemplo, gerir um RH, lidar com financiamentos, compras e controlar gastos. Ao longo do texto, vou falar mais sobre o assunto. Acompanhe!

 

Entenda quais são as principais características do termo

 

A teoria da administração mostra que existem algumas características da organização linha-staff. Vou mostrar as principais:

 

  • Autoridade única: os órgãos se dirigem a um superior.
  • Separação entre órgãos operacionais (executivos) e órgãos de apoio e suporte (assessores): essa característica apresenta apenas um superior, porém, todos os demais órgãos operacionais da organização recebem assessoria e serviços especializados do staff.
  • Coexistência entre linhas formais de comunicação e linhas diretas de comunicação: como a linha de comunicação entre superiores e subordinados representa uma hierarquia, na organização linha-staff essas linhas são mais formais.

 

Conheça as vantagens da linha-staff

No modelo de organização linha-staff algumas pessoas são responsáveis pela execução direta, mas outras estão incumbidas de executar as estratégias estabelecidas.

 

Nesse modelo, a autoridade permanece presente e cada pessoa tem o seu papel dentro da organização, lembrando que existe uma hierarquia e ela é muito respeitada. Ou seja, esse modelo consegue organizar de forma extraordinária cada etapa de produção e estratégia que é definida dentro da empresa.

 

Mesmo havendo uma hierarquia e certa autoridade nesse processo, toda a estrutura organizacional consegue interagir durante a realização do trabalho, o que é muito positivo para garantir o controle de qualidade do trabalho que está sendo entregue.

 

Outro ponto interessante para se destacar entre os benefícios de se usar esse modelo de trabalho:

  • Consultoria especializada: com um quadro de funcionários selecionados especificamente pelas suas grandes habilidades técnicas ficará mais fácil de entregar produtos e serviços de qualidade.

 

  • Contribuição equilibrada de trabalho: se o modelo de linha-staff foi implementado corretamente todos da empresa terão funções e cargo bem definidos. Com planejamento é possível entender o que cada um faz e em quanto tempo entrega determinada atividade. O objetivo é que ninguém fique com poucas ou muitas tarefas, mas o suficiente para conseguir entregar um material de qualidade.

 

  • Gerenciamento: em um modelo com um único gestor é mais fácil enxergar o que cada funcionário está fazendo e ditar o ritmo das atividades e das entregas.

 

Veja quais são as desvantagens da organização linha-staff

 

Muitas vezes, os profissionais responsáveis pela linha-staff acabam impondo suas ideias e estratégias. De certa forma, isso se torna desgastante, pois os direcionamentos dos órgãos de linha e de staff juntos podem gerar conflitos, já que exibem opiniões e estratégias diferentes.

 

Além da ideologia imposta, existem outros pontos que merecem destaque quando falamos de malefícios desse tipo de organização em empresas. Veja:

 

  • Falta de integração nas equipes: se houver discordância de linhas de pensamento e execução as linhas de trabalho que atuam de diferentes formas podem entrar em conflito. Claro que isso pode causar desvantagens para a empresa, pois é preciso que os colaboradores possam, no mínimo, interagir e sustentar relações interpessoais.

 

  • Hierarquia em desequilíbrio: quando há falta de respeito por parte de alguns colaboradores ou quando há um descontentamento que afeta seriamente o clima organizacional é o momento que o gestor tem para parar tudo que está fazendo e fazer um exercício de autoconhecimento e avaliação 360°. Do contrário, os profissionais infelizes podem influenciar quem está bem e isso pode desencadear até em discussões mal educadas.

 

Para ajudar o gestor ou líder nesse período da carreira, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) tem uma formação chamada Professional & Self Coaching (PSC), a mais completa e moderna do Brasil. O objetivo é que profissionais que já são capacitados e que estão atuando fortemente no mercado de trabalho possam ser ainda melhores. Para quem está passando por um momento conturbado na carreira, o curso cai como uma luva, pois lidar com a construção e a sustentação do empoderamento e do desenvolvimento constante.

 

O método coaching usado nessa orientação conta com teoria e aplicações práticas que podem trazer resultados em curto, médio e longo prazo. A formação ensina sobre processo evolutivo e de identidade, crenças sabotadoras e limitadoras, princípios da psicologia positiva, inteligência emocional e muito mais. Claro que a liderança, gerenciamento e desenvolvimento de pessoas, administração de atividades e do tempo também são sabedorias essenciais que você encontrará neste curso.

 

Como implementar na minha empresa

Se você é um profissional de Recursos Humanos (RH) e gostaria de aplicar a teoria da organização linha-staff na empresa em que você trabalha já saiba que há um longo caminho a se percorrer. Mas, também saiba que, após muito trabalho, você poderá ter resultados incríveis que afetam diretamente o crescimento de produtividade, qualidade de entrega e no alcance de metas gerais.

 

O Instituto Brasileiro de Coaching também tem outras formações interessantes que podem ajudar nesse sentido. Uma delas é o Consultor em Análise Comportamental, que busca ensinar ao coachee (aluno) qual é o funcionamento do mapeamento de perfil e tendências de comportamento. Desse modo é possível chegar a uma gestão de pessoas eficaz e que realmente desenvolve as capacidades dos colaboradores.

 

Entre muitos conceitos, esse curso é uma poderosa ferramenta baseada em estudos comportamentais da população brasileira. os ensinamentos incluem o domínio completo da Teoria dos Perfis Comportamentais, a otimização do processo de gestão de pessoas, o exercício do autoconhecimento, a maximização de processos de recrutamento e seleção, a melhoria nos relacionamentos interpessoais, o aperfeiçoamento da aplicação e dos resultados de treinamento e desenvolvimento de funcionários e muito mais!

 

E se você não trabalha com RH ou gestão de pessoas, mas gostou do método e gostaria de sugerir na sua empresa, vá em frente! Isso mostrará que você está interessado em trazer resultados melhores para o local em que trabalha.

 

O que você achou das vantagens e desvantagens da organização linha-staff? Deixe seu comentário e sua opinião no espaço abaixo. Para informar mais pessoas e trocar informações sobre o assunto, curta e compartilhe esse material nas redes sociais. Propague o conhecimento!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Horoscope / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010