A importância da gestão de pessoas nas organizações

 

Gestão de pessoas

O departamento de gestão de pessoas é essencial nas empresas

 

A gestão de pessoas é uma atividade essencial para que a empresa alcance seus objetivos globais e específicos, independentemente da sua área de atuação ou da sua estrutura organizacional. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

Os benefícios da gestão de pessoas

Os departamentos de recursos humanos e de departamento pessoal têm abandonado a concepção tradicionalista de tratar apenas das questões legais referentes ao ingresso, permanência, remuneração, férias e desligamento de funcionários. Essas funções ainda existem, e são de extrema importância, mas agora as ações também estão ligadas ao alinhamento do departamento às questões estratégicas da alta cúpula da administração.

Esta nova formatação possui também uma nova definição: gestão estratégica de pessoas, que atende as questões até então desprezadas, mas que proporcionam diversos ganhos para a empresa. Entre as principais funções, é possível citar:

  • Ajudar a organização a atingir sua missão;
  • Propiciar meios para a realização dos objetivos da empresa;
  • Atribuir equilíbrio entre as expectativas das empresas e dos colaboradores;
  • Gerir a produtividade e a qualidade;
  • Criar métodos para melhorar o desempenho individual e organizacional;
  • Desenvolver e reter talentos;
  • Garantir a motivação e o comprometimento dos colaboradores;
  • Garantir um ambiente de trabalho saudável;
  • Gerir mudanças organizacionais.

E você, sabia das atribuições de uma gestão de pessoas moderna? Escreva sua resposta nos comentários!

Como o coaching pode ajudar

Mais do que simplesmente exigir tais ações dos profissionais é preciso mostrar o caminho para se chegar a elas. Um modo de fazer isso é ensinar a como ser um profissional melhor e que sabe usar todas as suas capacidades e habilidades.

O coaching é um excelente modo de trabalhar esse desenvolvimento de maneira saudável e produtiva. Além de ser um investimento benéfico para a educação contínua, o método tem o poder de transformar a vida das pessoas de maneira positiva. E essas mudanças podem ser vistas tanto em âmbito profissional quanto pessoal.

O MBA em Gestão de Pessoas & Coaching do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é um Master of Business Administration especializado em desenvolver técnicas relacionadas à gestão e ao coaching ao mesmo tempo. O curso é dividido em 4 etapas, que são:

  1. Professional & Self Coaching (PSC): neste módulo você irá adquirir a certificação para atuar como coach. Entre os conteúdos desse setor você irá aprender sobre história, evolução do coaching, base e fundamentos do coaching; modelos e nichos de coaching; o que é aprendizagem acelerativa; princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva; virtudes de um bom líder; uso do software Coaching Assessment, que tem a chancela da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); o que é e como exercitar constante o autoconhecimento, autodesenvolvimento e a inteligência emocional; o que é a avaliação 360° e o autofeedback; como funciona a pirâmide do processo evolutivo; quais são os processos de identidade; como as crenças limitadoras são criadas e o que fazer para que elas se tornem menos sabotadoras; qual é o código de ética profissional; e muito mais.  
  2. Business & Executive Coaching (BEC): nesse ponto você obtém conhecimento sobre o que há de mais moderno e efetivo em relação às técnicas coaching para os profissionais de alto desempenho. Esse módulo leva você a outros níveis de conhecimento, tais como o que são cenários organizacionais; qual é a filosofia do estresse quais são as técnicas de gerenciamento; o que é o comportamento organizacional; como aplicar coaching aos negócios; como aplicar coaching aos processos de uma empresa; quais são as competências e habilidades de um executivo de alta performance; coaching de equipes; coaching de carreira; entre muitos outros temas.
  3. Master Coach (MC): aqui você aprenderá sobre autodesenvolvimento e como desenvolver sua própria metodologia de coaching. Alguns dos assuntos abordados são como criar sua identidade como coach; como desenvolver metodologias próprias de coaching; quais são os tipos de Transe; como fazer atendimento com intervenção em Transe; qual é o processo evolutivo; contato com vivências de alto desempenho; como estimular resultados bem-sucedidos; quais são os métodos de quantificação; quais são os modelos transformacionais; e muito mais.
  4. Integralização: aqui estão todas as disciplinas que são comuns e obrigatórias em cursos gestão de pessoas. Alguns dos conteúdos deste módulo são a gestão estratégica de pessoas; gestão por competências; atração e seleção de pessoas; como definir cargos, carreiras e remuneração; o que é cultura organizacional e como aplicá-la corretamente; como melhorar o clima organizacional; como inserir o coaching nas empresas; quais são as ferramentas de avaliação comportamental; entre outros.  

Após completar o curso você terá 8 titulações: Self Coach, Leader Coach, Professional Coach, Analista 360, MBA em Gestão de Pessoas & Coaching, Life Coach, Master Coach, Consultor Analista Comportamental e Business & Executive Coach. Além disso, ainda terá o reconhecimento universitário da faculdade Monteiro Lobato (FATO), do Rio Grande do Sul, José Roberto Marques e outros certificados internacionais, tais como Global Coaching Community, Certified Professional Coach, Behavioral Coaching Institute e International Association of Coaching.

Outra formação interessante do IBC nesse sentido é o Consultor em Análise Comportamental, que tem o conteúdo baseado em pesquisas e estudos sérios que mostram quais são as tendências de comportamentos culturais do brasileiro. Em 20 horas de aulas teóricas e práticas, você irá aprender sobre como desenvolver seu processo de gestão; ter domínio completo da Teoria dos Perfis Comportamentais; irá usar um método testado e aprovado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fumsoft e Finep; como potencializar os processos de coaching no seu ambiente de trabalho;  como desenvolver e exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento; como desenvolver e exercitar a inteligência emocional no dia a dia; como estimular melhorias nos relacionamentos interpessoais para manter um bom clima organizacional; como implementar a cultura organizacional da empresa; como aperfeiçoar os processos de recrutamento e seleção para que eles se tornem mais ágeis e assertivos; como realizar planejamentos estratégicos para otimizar a área de treinamento e desenvolvimento; e muitos outros temas interessantes.

Tais conhecimentos permitem que o profissional da área de recursos humanos, de departamento pessoal e gestão possa usar as ferramentas do coaching para a sua evolução pessoal e para promover o progresso pessoal dos outros colaboradores também. Afinal, é bom para todos que cada um desperte o seu potencial máximo e o use todos os dias.

Pode esperar o crescimento do número de relacionamentos interpessoais mais saudáveis, uma melhora significativa dos índices de clima organizacional, a implementação mais rápida da cultura organizacional, mais produtividade, alcance de metas e mais criatividade.  Tais vantagens permitem que se desenvolva um planejamento estratégico factível que traga benefícios para a empresa e para os funcionários.

Viu como o coaching tem o poder de transformar a vida das pessoas de maneira positiva? O método, e seus diversos cursos, tem a capacidade de empoderar pessoas. Depois de uma formação do IBC, você será o protagonista da sua própria vida, criando seus caminhos e entendendo quais são os melhores tipos de trilha. Não é um processo simples, mas o aprendizado é algo prazeroso e que abre a mente para novidades. Afinal, a estagnação não combina com os profissionais de alto desempenho. E o coaching justamente ensina sobre a habilidade de estar pronto para receber uma nova sabedoria constantemente. Experimente!

E aí, o que achou do artigo? Comente abaixo e aproveite para compartilhar esse artigo com seus amigos. Espalhe o conhecimento!

 

Copyright: 184626782 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockbroker

 

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010