Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Você sabe o que significa fomento e porque tem tudo a ver com a sua empresa?

16/05/17
Você sabe o que significa fomento e porque tem tudo a ver com a sua empresa?
As ações de fomento visam promover o desenvolvimento e o crescimento de diversos setores do mercado.

De origem latina, a palavra fomento significa “o que aquece”. No sentido figurado da língua portuguesa, fomento tem o significado de impulso e estímulo, podendo trazer o sentido de promover o progresso.

Pensando na promoção do progresso, os governos criam ações que visam o desenvolvimento e o crescimento de vários setores do mercado. Estas são ações de fomento, definidas por uma política pautada pelas necessidades dos setores econômicos. Uma das ações de fomento mais comuns são as linhas de créditos, investimentos em recursos e prazos longos para financiamento bancário.

Como aproveitar as ações de fomento

Cada governo (municipal, estadual e federal) tem seu próprio órgão que regulamenta as ações e políticas de fomento, uma vez que estas ações são elaboradas com base nas necessidades locais. É importante estar atento a publicação de editais dos órgãos responsáveis para que a sua empresa obtenha os recursos necessários. São nestes editais que são publicadas as regras e normas para ser contemplado com linhas de crédito, os valores disponíveis para o investimento, dentre outras informações relevantes.

É importante ressaltar que por ser ações ligadas à promoção do progresso da região, é necessário que a sua empresa ateste o quão benéfico é o seu negócio para a comunidade local. Leia atentamente os editais na hora de inscrever a sua empresa no processo. Caso haja alguma dúvida, existem empresas que orientam gestores e empresários neste processo. Procure a que melhor atende às necessidades da sua empresa.

Principais órgãos de fomento

  • BNDES: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social;
  • CNPq: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

E você, o que pensa a respeito? Acredita que esta é uma ação que promove o crescimento de negócios nos quatro cantos do país? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe-o em suas redes sociais. 

Imagem: g-stockstudio / Shutterstock

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais