A sua empresa possui inteligência competitiva?

A inteligência competitiva visa aumentar as condições de competitividade de uma organização, orientando seu modelo de negócio e suas metas.

De acordo com o escritor Larry Kahaner, a inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, dos clientes e do mercado, analisando cenário e tendências. O objetivo é permitir um melhor processo de tomada de decisão a curto e longo prazo.

A inteligência competitiva visa aumentar as condições de competitividade de uma organização, reorientando seu modelo de negócio, suas metas e seu planejamento. Trata-se das informações que garantem aos líderes a capacidade de tomar decisões que a mantenham competitiva.

Para aprimorar os processos que levam ao sucesso da empresa, é necessário estudar as ações de maneira sistemática e fazer movimentos estratégicos inteligentes. Na emergente economia do conhecimento, a inteligência competitiva é componente crucial. Isso porque é graças a esta metodologia que as empresas conseguem antecipar direções e tendências de mercado, em vez de apenas reagir a elas.

Procedimentos da inteligência competitiva

A inteligência competitiva utiliza-se de modelos de análises que são capazes de antecipar movimentos e tendências de mercado, clientes, consumidores, concorrentes e competidores, minimizando os riscos empresariais de forma ética e legal.

Diversas empresas possuem uma área ou um profissional dedicado especificamente ao monitoramento dos movimentos da concorrência, de modo a aprender com seus erros e acertos, observar suas ações para prever estratégias e não serem pegos de surpresa com mudanças.

Em resumo, toda e qualquer organização está sujeita a ser “observada”, independentemente do seu tamanho, setor ou ramo de atividade.

Vantagens da inteligência competitiva

– Possibilidade de identificar oportunidades e ameaças;

– Capacidade de aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência;

– Compreensão e repercussão de suas ações no mercado;

– Revisão e alinhamento de estratégias;

– Garantia de maior crescimento do negócio.

Empresas que conseguem utilizar com maestria a inteligência competitiva aprendem de forma mais rápida e implantam mudanças e inovações com maior eficácia que os seus concorrentes.

Gostou deste artigo? Curta, comente e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: everything possible / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63