Afinal, o que é ser flexível no trabalho?

Flexível no Trabalho As constantes mudanças no mercado exigem que os profissionais desenvolvam a flexibilidade no ambiente de trabalho.

 

As mudanças do mercado, as necessidades do cliente, o avanço tecnológico e a crise econômica que o país enfrenta, exigem cada vez mais que, além das habilidades técnicas e operacionais, os profissionais também desenvolvam e potencializem suas habilidades comportamentais no ambiente de trabalho.

Quando um profissional se preocupa com isso e coloca tal premissa em prática, ele acaba se destacando no mercado em que atua e garante, ainda, à empresa maior capacidade de inovação e desenvolvimento, tanto em suas atividades quanto em seus produtos e serviços.

Neste sentido, hoje vou falar sobre uma habilidade de extrema importância, para ajudar profissionais e empresas a terem uma performance de excelência e alcançarem resultados extraordinários, que é a flexibilidade. Continue a leitura e confira!

Aprimore seus pontos fracos, desenvolva ainda mais suas habilidades. Clique aqui e conheça o “Poder do Autoconhecimento”, ele vai alavancar sua vida profissional.

O que é flexibilidade no trabalho?

O mercado de trabalho atualmente vive em constante processo de mudanças. Mudanças estas que acontecem para que haja evolução contínua, não só para empresa e profissionais, mas também para os clientes, que estão sempre em busca de soluções inovadoras e criativas para sanar suas mais diversas necessidades.

Tendo em vista este cenário, é essencial que as empresas possam contar com profissionais que, além de serem comprometidos, também tenham a capacidade de se adequar a tais mudanças, para que assim seja possível superar os desafios impostos pelo mercado e se destacar perante os concorrentes e os clientes.

Assim, entende-se como flexibilidade no ambiente de trabalho a habilidade que o profissional tem de se adaptar aos mais diferentes cenários, interagindo, com maior facilidade e rapidez, com estas novas realidades. Além disso, são indivíduos que adequam-se bem a novas estratégias, à mudanças de cargo e de cidades, que buscam atualização constante, e que têm formação multidisciplinar, algo que lhes permite transitar e atender às novas demandas da era digital que estamos vivendo.

O que acontece em muitos casos é que as mudanças ocorrem no mercado e as empresas se veem praticamente obrigadas a acompanhar tais transformações, realizando modificações necessárias em seus processos organizacionais, tanto internos, quanto externos, para que assim não sejam ultrapassadas por seus concorrentes.

Entretanto, nem todos os profissionais que fazem parte da organização conseguem lidar com estas mudanças e acabam sendo completamente resistentes a elas, dificultando, com isso, o bom andamento dos processos e o alcance mais rápido dos resultados extraordinários almejados, não só pela empresa, mas também pelos demais colaboradores que compõem o quadro de funcionários desta.

Benefícios da flexibilidade no ambiente de trabalho

Fazendo uma análise geral dos acontecimentos ao nosso redor, é fato que estamos passando por diversas transformações, e quem não se esforçar para acompanhar este processo de mudanças, sejam empresas ou profissionais, vai acabar ficando para trás e perdendo posicionamento e prestígio no mercado.

Veja, a seguir, as vantagens e benefícios que os profissionais e as empresas obtêm ao contarem com a flexibilidade no ambiente de trabalho:

  • Maximiza a capacidade de ouvir novas ideias e opiniões;
  • Sabe lidar com as adversidades e mudanças de forma assertiva;
  • Identifica aquilo que traz mais motivação;
  • Potencializa habilidades de comunicação;
  • Mobiliza assertivamente os recursos presentes na organização;
  • Tem empatia pelo outro;
  • Transmite e compartilha conhecimento;
  • Potencialize a visão estratégica;
  • Age com responsabilidade;
  • Aumenta a capacidade de questionamento;
  • Compreende as todas as perspectivas;
  • Maximiza a vantagem competitiva;
  • Alcança resultados extraordinários em um curto espaço de tempo;
  • Cresce empresarial e profissionalmente e se destaca no mercado em que atua.

Já quando a empresa não estimula a flexibilidade e o colaborador não desenvolve e potencializa esta grande habilidade em seu dia a dia de trabalho, vários aspectos são afetados:

  • O medo e a insegurança bloqueiam seu crescimento;
  • Relacionamentos interpessoais são comprometidos;
  • Conflitos começam a acontecer;
  • O networking para de se desenvolver;
  • O trabalho em equipe é verdadeiramente afetado;
  • As tarefas são executadas com maior dificuldade;
  • Alcançar cargos de liderança se torna improvável;
  • A capacidade de lidar com as pressões do trabalho cai;
  • Perde-se espaço e posicionamento no mercado de atuação;
  • Os resultados da empresa sofrem queda considerável.

É importante frisar que ser flexível não quer dizer que o profissional deve abdicar das suas expectativas e opiniões e se tornar um colaborador manipulável. Ao ser flexível, a pessoa se torna capaz de questionar, de expor suas ideias de diferentes formas, através de sugestões e articulações, pontuando suas reivindicações, mas sem deixar de ter empatia pela opinião do colega de trabalho.

A flexibilidade existe quando o profissional se sente confiante e seguro para correr riscos e se coloca à frente das inúmeras situações que ocorrem no ambiente de trabalho, com o objetivo de dar o seu melhor e, com isso, atingir as metas a ele propostas.

Desenvolva a flexibilidade no trabalho

Mas afinal, como um colaborador pode desenvolver a sua flexibilidade? Conheça algumas dicas a seguir:

Desenvolva a sua resiliência

A resiliência é a habilidade que o indivíduo tem de compreender as dificuldades e experiências negativas pelas quais passa, buscando aprendizado em todas elas e não se deixando abater, pelo contrário, seguindo em frente, sabendo que, com certeza, algo de positivo vai surgir, em breve, em sua jornada.

Neste sentido, a minha dica para que você desenvolva a sua flexibilidade é não se apegar às situações difíceis e buscar crescer perante as mesmas, encontrando mecanismos para transformá-las a seu favor.

Adote novas estratégias e ações

O que você pode fazer, efetivamente e na prática, quando algo não der certo durante determinado processo ou quando você estiver realizando alguma de suas demandas? Estou levantando este questionamento, pois, muitos de nós, acabamos insistindo em fazer as coisas sempre da mesma forma, por acreditarmos que trata-se de único jeito certo e da única maneira de se fazer as coisas, tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

Entretanto, com isso, acabamos ignorando que existem diversas outras possibilidades para resolver os problemas que nos rodeiam. Assim, nas situações em que você não estiver conseguindo solucionar um problema, a dica é que você adote novas estratégias e ações, para que assim possa chegar à solução perfeita.

Busque e saiba receber feedbacks

Outra excelente maneira de se tornar um profissional mais flexível e, consequentemente a empresa para a qual se presta serviço, é buscar por feedbacks e trabalhar a habilidade de recebê-los sem se sentir atingido ou ofendido com o que está sendo dito sobre a sua performance.

Digo isso, pois quando procuramos saber o que as pessoas ao redor observam sobre a maneira como desenvolvemos o nosso trabalho no dia a dia, temos a oportunidade de implementar melhorias em nosso desempenho, através de um olhar externo a nós, algo que é verdadeiramente efetivo e nos ajuda em nosso processo de autoconhecimento e transformações positivas ao realizar nossas demandas e atividades.

Este é um exercício poderoso, pois quando nos propomos a ouvir o outro, sem nos sentirmos ofendidos, buscando extrair o melhor daquilo, estamos, ao mesmo tempo, trabalhando também a nossa flexibilidade.

Aprimore seus conhecimentos

A busca por novos conhecimentos sempre nos traz a oportunidade de enxergar o mundo ao nosso redor com outros olhos e de expandir nossos horizontes e a nossa realidade, de forma efetiva. Assim, é importante que você busque sempre fazer novos cursos, treinamentos, participar de palestras, workshops, reuniões, entre outros momentos, que vão lhe permitir ter uma nova visão sobre as coisas e, com isso, se tornar cada vez mais flexível.

Além disso, o que você pode fazer também para aprimorar seus conhecimentos é ler cada vez mais, seja livros, revistas, gibis, jornais, artigos na internet como este, entre diversos outros conteúdos, que vão servir também para que você aumente cada vez mais o seu repertório de atuação.

Evite a postura defensiva

Um dos principais problemas das pessoas inflexíveis e que elas estão sempre na defensiva, achando que todas as mudanças que acontecem só servem para lhes prejudicar.

Sendo assim, quando você observar que está tendo este tipo de atitude e comportamento, o ideal é evitá-lo, tentando enxergar o que de positivo uma nova mudança pode trazer à sua rotina de trabalho. Com isso, você estará se abrindo ao novo e estará colocando em prática também comportamentos produtivos, capazes de lhe ajudar a crescer e também a empresa na qual você trabalha.

Realize seu trabalho de formas diferentes

Outra tática, altamente eficiente para se tornar um profissional mais flexível, que você pode adotar em sua rotina de trabalho, é realizar suas tarefas de formas diferentes. Durante a semana, quando estiver diante de uma demanda, pense e analise quais medidas, ações e estratégias você pode implementar para realizar esta atividade de uma maneira que você nunca experimentou antes.

Fazendo isso, ou seja, praticando este exercício diário, ou semanal, você estará se desafiando a sair de sua zona de conforto, a lidar melhor com as mudanças, adaptando-se a elas, mesmo que cheguem de surpresa, e também, automaticamente, estará estimulando a sua criatividade e capacidade de inovação, que são duas características essenciais para se destacar no mercado de trabalho atual.

Aprimore seus pontos fracos, desenvolva ainda mais suas habilidades. Clique aqui e conheça o “Poder do Autoconhecimento”, ele vai alavancar sua vida profissional.

Faça Coaching!

É pertinente dizer que a flexibilidade é uma característica de profissionais com um grande senso de autoconhecimento, pois através do reconhecimento das suas qualidades, pontos de melhoria, limitações e objetivos, eles são capazes de trabalhar para que a flexibilidade no trabalho seja uma habilidade presente em suas atividades.

Neste sentido, o Coaching se aplica com perfeição, pois trata-se de uma metodologia capaz de ajudar o colaborador a ser mais flexível, uma vez que contribui para o seu processo de autoconhecimento, de desenvolvimento de sua capacidade de resiliência, da habilidade de ouvir na essência, de lidar, da melhor maneira possível, com as mudanças ao seu redor, entendendo que cada uma delas vem para trazer benefícios e transformações positivas para a sua vida, tanto pessoal, quanto profissional.

Os conhecimentos, técnicas e ferramentas do Coaching, compartilhados na formação Professional & Self Coaching – PSC, auxiliam, não só profissionais, mas também empresas a identificarem quais de seus colaboradores precisam se tornar mais flexíveis, e assim, desenvolver estratégias e um plano de ação assertivo, para que estes consigam lidar com as resistências, que lhes impedem de aceitar as mudanças com menos sofrimento, e, assim se adaptarem a elas, com maior facilidade e rapidez.  


Invista no poder de transformação do Coaching e alcance resultados extraordinários, através do desenvolvimento da flexibilidade no ambiente de trabalho!

Além destas formas de desenvolver a flexibilidade em seu trabalho, compartilho algumas outras, que acredito serem verdadeiramente eficientes.

  • Faça pausas durante o trabalho, para assim, analisar as circunstâncias sob uma nova perspectiva;
  • Desenvolva sua habilidade de comunicação e tenha certeza que ao conversar com alguém, você é de fato compreendido;
  • Desenvolva empatia pelos colegas de trabalho e assim, ouça suas opiniões e sentimentos;
  • Comunique-se com a equipe para aumentar seu networking;
  • Aprimore a sua visão estratégica para ver as situações como oportunidades e não ameaças;
  • Veja o contexto sob a sua ótica e a do outro, para assim, você conseguir assimilar mais ideias;
  • Não exija o tempo todo, às vezes é a sua vez de ceder;
  • Reconheça quando você errar e peça ajuda quando necessário;
  • Ouça o ponto de vista do outro com atenção, a fala de outra pessoa pode oferecer muitas informações pertinentes para você;
  • Pondere suas ideias e opiniões quando necessário;
  • Identifique interesses e diretrizes em comum em contextos conflitantes.

E você, acredita ser uma pessoa flexível no trabalho? Tem outras dicas para desenvolver tal habilidade? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou, bem como suas experiências com o assunto e lembre-se sempre de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais, com seus amigos, para que eles também possam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: Creativa Images

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010