Aprenda como fazer um autofeedback e seus benefícios

Autofeedback

Saiba como fazer um Autofeedback e conheça suas vantagens

 

A correria que vivemos no dia a dia, potencializada pelos avanços tecnológicos, pela rotina frenética vivida no meio corporativo, pelo esforço para alcançar o sucesso, pelas demandas que precisamos atender também dentro de nossas casas, além de muitos outros fatores, podem fazer com que sejamos impedidos de nos conhecermos verdadeiramente. Essa é uma situação que pode impactar bastante, tanto a vida pessoal quanto o crescimento profissional almejado por cada um de nós.

É por isso que, ao longo de minha trajetória, eu dou tanta ênfase para a importância de que as pessoas desenvolvam o seu processo de autoconhecimento para que, assim, elas se tornem capazes de promover seu próprio crescimento, amadurecimento e gerar a mudança necessária, para que suas vidas sejam plenas e felizes.

Existem inúmeras maneiras de dar início a este processo de conhecer-se cada vez melhor, e uma delas consiste no autofeedback.

Convido você a me acompanhar nesta leitura, para saber um pouco mais sobre esta, que uma das ferramentas mais poderosas utilizadas dentro do processo de Coaching, para ajudar coachees a alcançarem os resultados extraordinários que desejam.

O que é Autofeedback?

Esta é uma ferramenta que funciona da seguinte maneira: o indivíduo analisa sua vida de forma holística, colocando na balança aspectos como carreira, relacionamentos, vida pessoal e crenças. A partir desta avaliação, suas qualidades, pontos de melhoria, limitações, sentimentos e reações são examinadas, com o objetivo de detectar os aspectos positivos e negativos de cada uma dessas áreas e identificar o que está comprometendo sua evolução individual.

As respostas coletadas neste processo servirão como base para que o indivíduo crie novos comportamentos e novas ações, de modo a provocar as mudanças necessárias para transformar a sua vida. O autofeedback, portanto, não tem o objetivo de identificar os problemas da pessoa, mas de evidenciar as oportunidades existentes e os meios para solucionar as questões consideradas problemáticas.

[php_everywhere instance=”2″]

Como fazer o Autofeedback

O Autofeedback é uma espécie de formulário que você vai responder, elencando todos os pontos relacionados a você mesmo e à sua personalidade. Confira abaixo quais são estes pontos, e, se quiser, já pode inserir as respostas referentes a cada um deles.

Uma frase que identifica você

Muitos de nós nos identificamos com frases, que geralmente nos inspiram e nos motivam a continuar buscando a realização de nossos sonhos. É exatamente isso que você vai responder na primeira pergunta do Autofeedback, ou seja, a frase que você acredita que mais retrata o que e quem você é.

Um livro que faz sentido em sua vida

Livros também são poderosas ferramentas que servem para nos inspirar. Neste ponto você vai descrever exatamente aquela obra que você leu e que te tocou verdadeiramente, e te incentivou a realizar mudanças positivas em sua jornada.

Um filme que trouxe um grande aprendizado no seu processo evolutivo

Não só filmes como séries também, que têm, cada vez mais, surgido com força, não só para nos entreter, mas também para nos motivar a ir além, transformando a nossa jornada e processo evolutivo para melhor. E aí, qual filme ou série serviu como um grande aprendizado para a sua vida?

O que as pessoas que têm veem pela primeira vez pensam/sentem sobre você?

Aqui você vai responder o que você imagina que as pessoas pensam ou sentem. Se você não tiver ideia, o que pode fazer é tentar lembrar e levar em consideração o que você já as ouviu falar sobre você, sua personalidade, perfil, porte físico, entre outros pontos importantes.

Quais seus pontos fortes?

Quais, você acredita, que são os melhores pontos existentes em sua personalidade? E quais são suas melhores capacidades, habilidades e competências, que têm te ajudado a crescer como você deseja, te deixando cada vez mais próximo dos seus objetivos e sonhos?

Quais seus pontos de melhoria?

Agora, responda quais são aqueles pontos que existem em você mesmo e que, por algum motivo, estão te atrapalhando, em todos os âmbitos de sua vida? Podem ser traços de sua personalidade, que você acredita que precisam ser trabalhados, para que assim você consiga evoluir constantemente.

Oportunidades internas e externas

Quais oportunidades internas, ou seja, aquelas que você mesmo acredita que seus pontos fortes e pontos de melhoria podem gerar para você? E quais oportunidades externas você tem enxergado ao seu redor, que podem te beneficiar de forma significativa?

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Dificultadores/Limitadores/Ameaças

Tem alguma dificuldade, algum fator que esteja te limitando ou sendo uma ameaça para você neste momento? Aqui você pode citar a falta de conhecimento sobre determinado assunto, que te impede de crescer profissionalmente, por exemplo, entre muitos outros fatores, que você acredita que estão sendo grandes limitadores ou ameaças para o seu crescimento e evolução na vida.  

Qual o meu grande aprendizado ao fazer o Autofeedback?

Neste ponto você vai descrever o aprendizado que está tirando da experiência de responder e dar a si mesmo este poderoso autofeedback.

O que posso fazer para colocar este aprendizado em prática agora?

Como você acabou de aprender algo novo, como você pode aplicar o que aprendeu em seu dia a dia, assim como a sua vida de forma geral, para torná-la ainda mais leve e fácil de ser conduzida?

O que eu vim buscar aqui?

Mesmo que de forma inconsciente, todos nós fazemos algo por alguma razão. O que você acredita que te motivou a querer fazer o Autofeedback e despertar o seu processo de autoconhecimento?

O que precisa acontecer, efetivamente e na prática, para saber que alcancei o resultado?

No item acima você falou sobre o objetivo que te motivou a querer ser uma pessoa mais esclarecida sobre si mesma a partir do Autofeedback, certo? Agora, nesta pergunta, você vai responder os indicadores que você terá, a partir deste momento, que vão evidenciar que você verdadeiramente alcançou o objetivo que se propôs.

Qual e o seu epitáfio? (Se fosse hoje)

Eu sei que pode parecer uma perguntando um tanto quanto desconfortável, mas ela tem muito a ver com o legado que você deseja deixar para a próximas gerações que vierem depois de você. Assim, a pergunta serve para que você reflita sobre qual seria o legado que você deixaria hoje, caso partisse.

Qual será o seu epitáfio? (Daqui a 20/30/60 anos)

Agora que você pensou sobre legado, está apto a responder qual é o legado que você quer deixar a partir de agora em sua vida.

Perguntas para gerar conclusões e decisões – Colocando todos estes elementos em uma balança, qual você acha que é a melhor solução?

Visualizando todos estes elementos, quais você acredita que pode ser uma boa solução para te ajudar a se tornar a pessoa que você quer ser e a alcançar seus objetivos e sonhos?

Perguntas para verificar congruência interna – Está OK para você esta solução ou você tem algo que queira considerar/acrescentar nesta reflexão?

Este é o momento em que você vai refletir sobre a resposta que deu e analisar se ela está verdadeiramente de acordo com o que você deseja, ou se são necessárias modificações, considerações ou se você deseja acrescentar algo?

Abaixo compartilho um modelo de formulário de perguntas do Autofeedback, para que você visualize como ele funciona:

formulário autofeedback

formulário autofeedback

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Dicas extras para responder o Autofeedback

  • Tenha em mente que todo comportamento pode ser mudado e, com isso, comece a estimular e implantar novas práticas na sua vida;
  • Faça o máximo de questionamentos a si mesmo. Esta é uma maneira de obter inúmeras respostas a respeito de você;
  • Com base nas respostas obtidas no passo anterior, visualize a maneira como você tem atuado nas mais variadas situações e analise se esta é realmente a atitude mais adequada para seus objetivos;
  • Saia da sua zona de conforto;
  • Reconheça suas qualidades, identifique pontos que precisam de melhoria e descubra maneiras de lidar melhor com as suas questões pessoais.

Benefícios do Autofeedback

Um dos principais benefícios envolvendo a realização do Autofeedback tem a ver, como disse no início do artigo, com a possibilidade de se começar a desenvolver o processo de autoconhecimento de qualquer perfil de indivíduo.

O autoconhecimento é algo que deve fazer parte da vida de todos nós, uma vez que ele nos ajuda a abrir os nossos olhos, no sentido de entendermos os motivos que nos levam a agir de determinada forma e não de outra. Quando tomamos consciência disso, passamos a nos aceitar melhor, exatamente como somos, sem querer mudar, apenas melhorar o que precisa de ajustes, o que é bem diferente de lutar contra si mesmo.

Além disso, por meio de nosso autoconhecimento, conseguimos também olhar as pessoas ao nosso redor de uma forma diferente, sabendo que cada indivíduo é único, dotado de luz e de sombra, ou seja, cheio de qualidades e defeitos. Tudo isso permite que suspendamos todo e qualquer tipo de julgamento, justamente por aceitar cada vez mais e melhor também o outro como ele é.

Assim, quando nos aceitamos e aceitamos o outro, sem julgar, nos colocamos no caminho para a construção de um mundo mais harmonioso, em que todos se respeitam de forma mútua.

Uma pessoa que não desenvolve o autofeedback está sempre esperando pela aprovação dos outros — seja do parceiro, de um amigo, do gestor ou de um familiar. É evidente que todas as pessoas precisam de feedbacks durante a vida, mas isso não deve nortear suas ações.

Nesse sentido, o autoconhecimento precisa ser estimulado para que o indivíduo seja capaz de desenvolver a confiança necessária para que ele não se torne dependente das percepções do próximo.

E você, prefere ser dono das suas ações e percepções ou precisa da aprovação de outras pessoas? Comente no espaço abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais, para que seus amigos também saibam da importância do autoconhecimento.

 

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: madeinitaly4k / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010