Força de vontade: use-a a seu favor e conquiste o impensável!

Homem subindo o topo da montanha

Algumas pessoas são determinadas e cheias de vontades, descubra o que torna isso possível.

Você é do tipo de pessoa que tem uma grande força de vontade, ou do tipo que inventa desculpa com tudo o que acontece na sua vida? “A diferença entre uma pessoa de sucesso e os outros não é a falta de força, nem a falta de conhecimento, mas sim a falta de força de vontade” (Vince Lombardi).

Se fôssemos fazer um resumo sobre a força de vontade, poderíamos dizer que, em vez de desperdiçar a sua energia em ações pontuais e que provavelmente não terão continuidade, é melhor aplicar essa força para modificar o seu ambiente e os seus relacionamentos, de forma que os resultados desejados possam acontecer sem muito esforço.

Mas como fazer isso? O que exatamente é a força de vontade? Como podemos desenvolvê-la no dia a dia? Para saber mais sobre o tema, é só continuar a leitura a seguir!

A importância da força de vontade

A força de vontade é a sua capacidade de começar algo e manter-se engajado ao longo do tempo para que isso aconteça. A força de vontade é capaz de fornecer um turbo temporário, porém intensamente poderoso. É uma concentração de forças, vontades e desejos, a fim de juntar toda a energia para dar um pulo adiante.

Usar a sua força de vontade para conquistar algo inclui escolher um objetivo, criar um plano de ação e colocá-lo em prática. Você tem todo o tempo do mundo para escolher um objetivo e criar um plano de ação, mas, quando chegar a hora de colocá-lo em prática, é preciso agir de maneira rápida e determinada.

Isso não funciona se você estiver pensando em usar a sua força de vontade para lidar com os seus problemas e desafios, já que ela não é sustentável, e, caso você a utilize por muito tempo, essa força vai se esgotar. A sua força de vontade deve ser um nível de energia que pode manter-se por um curto período de tempo, mas que não consiste na motivação principal para as suas ações.

Cultivando a força de vontade

Existem algumas dicas que podem ajudar você a cultivar toda essa energia positiva. Confira-as abaixo!

1. Defina claramente o que você quer

Você só vai saber se está cedendo ou resistindo se souber o resultado do que deseja alcançar. Quando se tem clareza do que se quer, a pessoa evita espaço para negociações. Ser claro a respeito dos seus objetivos ajuda você a definir claramente quais ações deve tomar e quais devem ser evitadas.

Acredite: você pode. Você sabia que as suas forças refletem naquilo que você acredita ser verdade? Ainda não é possível ter o controle de tudo, mas você pode ter o controle sobre o tipo de comportamento que você espera de si mesmo. Aqueles que possuem uma força de vontade extraordinária sabem que vão conseguir, simplesmente porque acreditam, e isso faz com que encontrem caminhos que lhe ajudam nas suas conquistas.

2. Não desista, resolva os problemas

A mudança, para algumas pessoas, pode parecer algo desconfortável. Pensar dessa forma faz com que a maioria delas, quando esbarram em algum obstáculo, encontre uma desculpa. Já as pessoas com paixão, determinação e força, quando se deparam com algum obstáculo, tentam encontrar uma forma de contornar o problema.

Sabemos que a prática leva à perfeição. Logo, qualquer um pode se tornar um solucionador de problemas criativo, o que é bem mais divertido do que chegar bem perto do objetivo desejado e desistir. Portanto, compreenda que os obstáculos fazem parte de qualquer percurso. Quando eles surgirem, lembre-se dos propósitos que estão por trás dos seus esforços. Essa é a melhor maneira de manter-se motivado.

3. Assuma total responsabilidade

É muito fácil ficar preso em hábitos pouco saudáveis e culpar as circunstâncias e as pessoas por tudo aquilo que está fora de controle. As pessoas com força de vontade, entretanto, aceitam que elas mesmas são as únicas responsáveis pelas suas ações, hábitos e crenças, independente da forma como foram criadas ou de como tenha sido o seu dia.

Dessa forma, evite colocar a culpa em alguém ou nas circunstâncias da vida. Mantenha a sua atenção focada em como você pode ter sucesso e em como você pode acompanhar as suas decisões. Se você não conseguiu ir à academia por algum motivo, por exemplo, verifique de que maneiras é possível compensar essa ausência para alcançar os seus objetivos, em vez de desistir de vez de exercitar-se.

4. Disponha-se a pagar o preço

É muito comum o medo da mudança, e isso faz com que fiquemos presos à nossa zona de conforto. Contudo, pessoas com força de vontade extraordinária sabem que vão ter que suportar certo nível de desconforto para alcançarem o que querem. Sair dessa zona, que a princípio parece tão confortável, é um desafio, mas esse desafio vale completamente a pena. O problema é que só é possível perceber isso quando já estamos fora dela!

Os desafios da vida incluem estudar, trabalhar, planejar, poupar dinheiro, lidar com diferentes pessoas e reunir muita coragem para agir diante do desconhecido. Se você errar, não se martirize. Aprenda com os erros e recomece, de um jeito diferente. É errando que aprendemos e que encontramos meios de descobrir o jeito certo de fazer as coisas. Não insista, persista!

Portanto, use a sua força de vontade a seu favor e conquiste mais do que você pode imaginar. Para isso, esteja em dia com as suas emoções, fique em contato com as suas próprias necessidades e desejos e mantenha-se aberto às possibilidades e desafios da vida. No mais, confie em si mesmo e na sua própria força. Sempre somos muito mais capazes do que a nossa mente limitada nos leva a crer. Acredite!

Gostou deste conteúdo? Deseja contribuir com mais alguma informação? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds