Outubro Rosa: A importância da prevenção

Outubro Rosa: mês de lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama.

O IBC apoia a campanha “Outubro Rosa”, um movimento muito importante que alerta mulheres e homens de todo o mundo sobre a importância da conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Segundo o Ministério da Saúde, esta modalidade de câncer é hoje a doença que mais causa mortes entre mulheres no Brasil. Existem diversos fatores relacionados ao aparecimento do tumor, entre eles estão o excesso de peso, a falta de exercícios físicos, problemas hormonais, o envelhecimento, o consumo de álcool e histórico familiar de câncer.

Você está infeliz

com seu corpo?

Logo do desafio 21

Temos um desafio incrível que vai te ajudar na conquista da mente necessária para ter o corpo dos seus sonhos.

Este tipo de câncer, além de levar à morte, afeta diretamente o psicológico, a autoestima, a imagem e a sexualidade das mulheres. Porém, quando diagnosticado em sua fase inicial, a chance de cura é bastante alta. O quanto antes descoberto e tratado, maiores as chances do tratamento ser efetivo. Daí a importância, cada vez maior, da prevenção.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, as duas maneiras mais eficazes para a descoberta precoce da doença são o autoexame e a mamografia. Por isso, é fundamental que as mulheres visitem um mastologista e façam o exame das mamas regularmente.

A maior parte das mulheres deve iniciar a mamografia após os 40 anos e, para aquelas com histórico de câncer de mama na família, o ideal é realizar o exame 10 anos antes do caso ocorrido. Mas, é importante lembrar que todas as mulheres, com vida sexual já ativa, podem e devem fazer o exame regularmente também. O quanto antes se prevenirem, maiores são as chances de cura.

Dicas para fazer o autoexame das mamas

O Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer nos informa maneiras importantes de realizar o autoexame. Confira:

No banho ou deitada – Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direita para examinar a mama esquerda.

Diante do espelho – Verifique suas mamas com os braços abaixados; Com os braços levantados, coloque a mão na cabeça e atente-se para mudanças no contorno ou no bico de suas mamas, repita o procedimento também com as mãos na cintura; Por último, aperte delicadamente o mamilo e observe sinais de secreção.

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior.
Quer descobrir qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste!

Através do autoexame pode-se identificar possíveis nódulos e dores nos seios e alterações na região próxima às mamas. Por isso, é muito importante lembrar que ele deve ser feito mensalmente, logo após a menstruação e precisa vir acompanhado da visita ao médico regularmente, verificando alterações ou não nas mamas.

A mamografia é, atualmente, o único método eficaz capaz de detectar precocemente indícios de um possível câncer. Por isso não deixe de se prevenir, faça o autoexame e a mamografia!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63