6 Benefícios da atividade física para a saúde mental

Pessoas fazendo exercícios

Confira os principais benefícios da atividade física para a saúde mental.

Que a atividade física é essencial para a saúde do corpo todo mundo sabe. Porém, você sabia que se movimentar também é importante para sua saúde mental? Exercitar-se contribui para a produção de hormônios e neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.

No decorrer da nossa rotina sedentária, o organismo sofre por ficar sempre nas mesmas posições. Aquela urgência de se mexer tem relação com a necessidade de reequilibrar a produção de dopamina, serotonina e endorfina. O desequilíbrio desses hormônios pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais, em particular a depressão. 

Logo, os exercícios físicos têm um papel preponderante para o bem-estar mental. No artigo a seguir iremos falar sobre os principais benefícios da atividade física para a saúde mental. 

Atividade física: conheça 6 benefícios para a saúde mental

Incluir atividades físicas na sua rotina é essencial para a saúde física e mental. O equilíbrio entre o corpo e a mente é o que nos permite ter uma vida mais plena. A seguir falaremos mais sobre os 6 principais benefícios de fazer exercícios com constância para a saúde mental. 

1. Redução do estresse

O dia a dia pode ser uma fonte habitual de estresse, seja nas atividades pessoais ou profissionais. Se não tem como evitar as fontes de estresse, é importante entender como aliviar o estresse adquirido no decorrer da semana.

Não extravasar esse estresse pode gerar o acúmulo cortisol, o hormônio relacionado a essa sensação. Com o passar do tempo, o hormônio passa por transformações que levam a consequências ruins para o organismo.

O aumento de cortisol no organismo pode gerar dificuldades de aprendizagem, sobrepeso, problemas de memória, redução do apetite, entre outros. A atividade física constante contribui para reduzir níveis elevados de cortisol no organismo. 

No caso de quem tem dificuldades de se desligar dos pensamentos relativos ao trabalho, é indicada a prática de atividades como pilates e ioga. Elas ajudam a controlar o fluxo de pensamentos, limpando a mente. 

2. Sono com mais qualidade

Quem faz atividade física com frequência conquista uma melhor qualidade do sono, reduzindo problemas como insônia, por exemplo. Uma forma prática de controlar questões com o sono é estabelecer horários fixos. Se o seu corpo tem um horário para se exercitar, se acostuma a dormir no horário certo.

Manter-se em movimento contribui para que seu corpo consiga entender quando é o momento de descansar. A privação do sono afeta consideravelmente o humor, uma pessoa que tem dificuldades para dormir tende a ficar mais irritadiça. 

Dormir pouco e/ou mal gera sensação de fadiga, sobrepeso, confusão mental, dores musculares etc. Controlar melhor o seu ritmo de sono com o auxílio de atividades físicas ajuda a melhorar e muito a sua saúde mental. 

3. Equilíbrio da produção de hormônios

A prática constante de atividade física impacta consideravelmente a produção de hormônios do bem-estar. Movimentar-se ajuda a aumentar a produção de serotonina, neurotransmissor que contribui para a sensação de felicidade. Entre os benefícios de ter mais serotonina no organismo está a redução do estresse e redução de enxaquecas.

Os exercícios físicos também contribuem para o aumento da produção de dopamina. Seus principais benefícios são a regulação do humor e a redução do estresse. Também contribui para melhorar as funções motoras e concentração. 

Deixar o sedentarismo de lado também aumenta a produção de endorfina, ajudando a regular as funções do sistema nervoso. Com mais endorfina o corpo fica mais relaxado e menos tenso. Praticar atividades físicas regulares ajuda a aumentar a sensação de felicidade.

4. Mais disposição para as atividades do dia a dia

Lembra que citamos acima que a prática de atividades físicas ajuda a potencializar a produção de endorfina? Esse aumento ajuda também na sua disposição para realizar atividades cotidianas. A produção de endorfina dispara mensagens que fazem o corpo se sentir mais relaxado. 

Sentir-se mais disposto se reflete também na melhora da sua autoestima, pois você passa a sair melhor na realização de suas metas. Se você tem se sentido com dificuldade para realizar suas tarefas diárias, recomendamos que dê início a atividades físicas para se sentir mais disposto. 

5. Prevenção de doenças

Realizar algumas horas de atividade física por semana ajuda na redução dos níveis elevados de colesterol e açúcar no sangue. Além disso, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, dores musculares, câncer e dores musculares. É a velha máxima, corpo são, mente sã. Então, praticar atividades físicas com frequência contribui para reduzir os riscos de desenvolver transtornos mentais. 

A movimentação do corpo leva a uma melhor circulação do sangue, regulação dos batimentos cardíacos e fortalecimento dos músculos. Quando nos sentimos fisicamente bem é natural que isso se reflita em uma sensação maior de bem-estar mental. Se o corpo está com algum problema, por sua vez, é natural se sentir emocionalmente abalado.

6. Redução de alguns sintomas de transtornos mentais

O equilíbrio da produção dos chamados hormônios da felicidade contribui para reduzir os sintomas de alguns transtornos mentais. Entre esses transtornos podemos citar o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Ansiedade, Depressão e Síndrome do Pânico. 

Uma produção elevada de cortisol (hormônio do estresse), privação do sono e sensação de indisposição leva a uma sensação prolongada de estresse. A mente estressada se mantém em alerta constantemente. O indivíduo passa a enxergar ameaças e fontes de irritação em diferentes lugares. O cérebro tende a ficar sobrecarregado com elevados níveis de tensão. 

Realizar atividades físicas ajuda a combater esse estado nocivo, facilitando o controle dos sintomas dos transtornos mentais com o devido acompanhamento. Ressaltamos que as atividades físicas ajudam a potencializar os efeitos dos tratamentos indicados por um profissional de saúde. Sendo assim, é crucial manter o acompanhamento com o seu psicólogo ou psiquiatra. 

Comece hoje mesmo!

Agora que você já conhece os benefícios da atividade física para a saúde mental tem um grande incentivo para começar a se mover. Para começar basta alguns minutos por dia, faça uma caminhada próximo à sua casa ou se matricule em uma academia. Escolha uma atividade que você goste e aproveite os benefícios.

Gostou de conhecer esses benefícios da atividade física para a saúde mental? Comente abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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