Assiduidade e pontualidade: mais do que um compromisso no trabalho

Assiduidade e pontualidade

A assiduidade e a pontualidade são habilidades profissionais essenciais para a boa imagem do colaborador e para a entrega de resultados positivos.

Para que as empresas desempenhem corretamente suas atividades, é fundamental que seus colaboradores se dediquem ao trabalho que foram contratados a fazer. Parece simples, não é mesmo? Mas nem tudo é tão fácil. Quando um colaborador falta ou não chega no horário com frequência, podem haver consequências graves que afetam a entrega de resultados e o sucesso da organização.

Quando uma avaliação de desempenho considera a assiduidade, quer dizer que a gestão irá verificar se o funcionário faltou muito sem uma justificativa plausível, tal como um atestado médico. A avaliação também irá considerar a pontualidade, que quer dizer se o colaborador está chegando no horário estipulado em contrato ou combinado com o gestor.

Saiba como projetar sua imagem, quais habilidades desenvolver e quais aprimorar. Tudo isso através do meu livro “O poder do Autoconhecimento”, é gratuito.

A importância de cumprir com o combinado

Vamos nos aprofundar no entendimento do conceito de assiduidade e pontualidade. A assiduidade diz respeito ao comparecimento contínuo do colaborador em seu trabalho. E a pontualidade se refere ao cumprimento regular da carga horária de trabalho. Se um profissional não consegue desempenhar essas duas funções corretamente, vários problemas começam a aparecer nas entregas, no ambiente de trabalho e na sua carreira.

Falando desse jeito parece que a assiduidade e a pontualidade são tarefas básicas de qualquer funcionário. O mínimo é comparecer no horário combinado. Porém, alguns colaboradores podem inventar ou não prever alguns problemas para chegar tarde. Ou ainda falsificar atestados. Parece absurdo, mas acontece!

Claro que imprevistos acontecem, tais como congestionamentos, emergências familiares ou problemas de saúde. Porém, esses problemas não devem se tornar um hábito. Ter respeito pelo próprio trabalho que realiza, pelos colegas de profissão e pela organização é essencial. Isso não vale só para um emprego, mas para todos os compromissos que você irá assumir na sua vida. Como o velho ditado diz: “cumprir com o combinado não custa caro”.

Como a falta de assiduidade e pontualidade podem ser prejudiciais

A falta da assiduidade e da pontualidade pode ser prejudicial para o colaborador que não os pratica e para a empresa contratante. Confira os principais problemas associados à falta desses dois hábitos no trabalho:

  • Credibilidade: a avaliação de um profissional que não cumpre com algum prazo de entrega sem justificativa é ruim. O mesmo acontece quando ele não cumpre com horário de entrada, duração do almoço, atrasa para reuniões ou falta sem explicação. Os gestores e os líderes passarão a não confiar nesse colaborador.
  • Estagnação: com a imagem prejudicada pela falta de compromisso, o colaborador pode ser colocado de escanteio quando houver oportunidade de crescimento.
  • Influencia: esse comportamento negativo pode acabar servindo como referência para que outros funcionários façam o mesmo. Por isso, é ideal que o gestor tenha uma posição firme ao conversar sobre o comportamento errôneo, mostrando qual é o problema, ajudando a chegar em uma solução e cobrando resultados.
  • Produtividade: atrasos e faltas são os inimigos de uma entrega de trabalho bem feita. A qualidade reside na dedicação e concentração, características que não podem ser alcançadas caso o funcionário não esteja na empresa. A falta de assiduidade e pontualidade podem ter forte atuação na perda de eficiência do profissional, na queda da produtividade e no acúmulo de atividades.
  • Finanças: muitas empresas têm punições severas em relação a atrasos, faltas e não entrega de trabalhos. Algumas organizações têm descontos na folha de pagamento pelas horas não trabalhadas e outras também aplicam multas pelo não cumprimento de prazos.
  • Queda de resultados: a queda de produtividade e ausência do colaborador pode acarretar na saída de alguns clientes e, consequentemente, na diminuição de indicadores da área e da organização. Essas atitudes podem se tornar mais sérias a medida que o tempo passa, podendo trazer prejuízo sério para a saúde financeira da empresa.

Quais são os benefícios de cumprir com as obrigações

Agora também é preciso conhecer o outro lado da moeda, não é mesmo querida pessoa? Conheça algumas das vantagens de ser uma pessoa assídua e pontual abaixo:

  • Imagem: um colaborador que chega no horário, não falta sem justificativa e faz entregas dentro do prazo criará uma boa imagem profissional. Ele será lembrado por ser pontual, entregar trabalhos de qualidade e na data solicitada, ser planejado e organizado e por ter uma boa gestão do tempo. Esse tipo de fama é bom e faz bem a carreira profissional.
  • Respeito: além da boa imagem, é importante pontuar que cumprir com o combinado é uma forma de demonstrar respeito próprio, com o colega e com a empresa.
  • Influencia: agora vou falar da boa influência! Um profissional assíduo e pontual demonstra compromisso, respeito pelos colegas e inspira confiança.
  • Networking: um profissional comprometido e que tem qualidade técnica tem mais chance de aumentar a rede de contatos e ser lembrado quando outros pedirem uma indicação para uma vaga.
  • Reconhecimento: muitas empresas proporcionam prêmios, bonificações e benefícios aos colaboradores que apresentam assiduidade e pontualidade.

A área de gestão de pessoas de uma empresa deve estar atento a todo tipo de comportamento que possa afetar outros funcionários ou a imagem da própria organização. Porém não é a empresa que deve se adaptar para que o profissional adquira e mantenha a assiduidade e a pontualidade. O processo deve ser ao contrário.

O colaborador deve se planejar e ter compromisso e respeito ao seu trabalho, de modo a não prejudicar suas atividades com atrasos e saídas fora de hora. Ter disciplina e responsabilidade são condições que garantem que empresa e colegas tenham uma boa imagem do colaborador.

Saiba como projetar sua imagem, quais habilidades desenvolver e quais aprimorar. Tudo isso através do meu livro “O poder do Autoconhecimento”, é gratuito.

As vantagens para oportunidade de crescimento na vida profissional e reconhecimento são grandes, como já falei. Só que além disso, a vida pessoal também será beneficiada. Lembre-se de que os afazeres do trabalho devem andar em harmonia com as atividades pessoais para que a qualidade de vida seja alta. Somente quando você se torna uma pessoa que efetua as atitudes conforme foi planejado, será conhecido como alguém confiável e leal.

Se você pratica a assiduidade e a pontualidade na sua rotina de trabalho, quais são os métodos que você pratica para manter a disciplina? Comente para trocarmos conhecimento!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: TijanaM / Shutterstock

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010