Autoavaliação: caminho para o sucesso

Autoavaliação A autoavaliação é o caminho para o sucesso

 

Para iniciar nossa trajetória rumo ao sucesso é necessário foco, disciplina e acima de tudo, planejamento. Muitas vezes, devido a pressa e ansiedade de chegar ao fim da caminhada, esquecemos que alguns cuidados são fundamentais para alcançar nossas metas e objetivos. E é nessa hora que a autoavaliação é importante. Você tem avaliado suas atitudes e feitos? Para você que ainda não experimentou os benefícios e vantagens da autoavaliação, continue a leitura e saiba mais!

O autoconhecimento é um dos fatores, que o coaching aborda, responsáveis para uma autoavaliação mais eficaz. Acesse nosso ebook gratuito para descobrir como.

Afinal, o que é autoavaliação e porque ela é importante?

A autoavaliação é o primeiro passo para começar uma jornada, principalmente aquelas que são bastante importantes e decisivas.

Ela nos ajuda a evitar alguns obstáculos, problemas, dar passos certos e concentrar no que realmente desejamos. É importante sempre buscar essa disciplina em todas as etapas, não apenas no início do processo. Muitas pessoas começam bem, porém, durante o percurso, abandonam o recurso e consequentemente começam a perder tempo e foco.

Quando se trata de carreira profissional, a autoavaliação é fundamental para melhorar seu desempenho. As organizações auxiliam e estimulam seus profissionais a fazerem esses exercícios. Esse processo faz com que os colaboradores avaliem melhor sua performance e ajuda os gestores a entender e avaliar se a equipe está desenvolvendo bem o seu papel.

Uma outra forma de se autoavaliar é ouvir o que os colegas de trabalho tem a dizer. Muitas pessoas acreditam que a autoavaliação é um processo solitário, mas não precisa ser assim sempre. Portanto, se fizer sentido pra você, escute seus colegas de trabalho, pois as respostas deles podem te ajudar a entender se você está no caminho correto.

Esse feedback de pessoas confiáveis te ajudará a ter forças para manter o foco e continuar. Ouvir quem está próximo é sempre um diferencial, pois sozinho será impossível chegar a um bom resultado. Mas, como fazer uma autoavaliação?

Como fazer uma autoavaliação profissional eficiente

Para te ajudar a fazer autoavaliações com eficácia, confira cinco dicas poderosas para que este processo seja realmente transformador pra você. Confira!

1 – Reflita sobre sua carreira

Na hora de se avaliar, se preocupe em se basear também no plano de carreira a longo prazo e não apenas em seu trabalho. Saber exatamente sua posição e aonde quer chegar ajuda você a se posicionar no mercado e saber o que exigir do seu gestor. Há um ditado que fala “quando não se sabe onde se quer ir, todo caminho serve”. Trilhar qualquer caminho – sobretudo, caminho profissional – não é nada saudável e produtivo.

2 – Tenha um diálogo aberto

A autoavaliação se torna muito positiva quando o diálogo entre as equipes é eficaz. O fato de saber exatamente o seu lugar ajuda na conversa com o gestor. O grande objetivo é que ao trocar essas informações todos os profissionais e as organizações saiam lucrando, pois o diálogo é fundamental para que todos alcancem resultados satisfatórios.

3 – Avalie suas deficiências

Veja quais são suas dificuldades e converse com seu chefe sobre isso. Ele pode te ajudar a desenvolver melhor essas tarefas, te apoiando e auxiliando seu trabalho. Não considere as dificuldades um problema, pois é nesse momento que você tem a oportunidade de melhorar e ter mais força na empresa.

4  – Avalie a sua capacidade

Após identificar suas deficiências e saber o que melhorar é hora de traçar um plano de como chegar lá. Use as oportunidades e as informações para colocar em prática todo o aprendizado que lhe foi passado.

O autoconhecimento é um dos fatores, que o coaching aborda, responsáveis para uma autoavaliação mais eficaz. Acesse nosso ebook gratuito para descobrir como.

Como o Coaching pode auxiliar a autoavaliação

A autoavaliação não é um processo isolado e solitário. Por isso, estar munido de informações e conhecimento para autoavaliar – seja sua vida pessoal ou carreira profissional – faz muita diferença para que as respostas sejam relevantes e tenham sentido.

Diante disso, o Coaching pode ser um poderoso aliado para autoavaliações de sucesso. Com as técnicas e ferramentas, é possível desenvolver habilidades que farão a diferença em sua vida, tais como:

  • Comunicação eficaz
  • Autoconhecimento
  • Inteligência Emocional
  • Ouvir na essência
  • Planejamento estratégico
  • Gestão de tempo
  • Gestão de processos
  • Disciplina
  • Empatia

Vale destacar que o IBC é a única escola de Coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de sua metodologia de ensino.

Utilizando corretamente essa avaliação com certeza você estará a alguns degraus do sucesso. É importante destacar que este é um processo contínuo. Manter essa autoavaliação quando estiver no topo ajuda a refletir sobre todos os momentos e acontecimentos que fizeram você alcançar seus objetivos. Te ajudará ainda a traçar novos objetivos para o seu futuro e assim, evoluir cada vez mais em sua carreira profissional.

Agora, conte pra gente: você já passou por um processo de autoavaliação? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento! Curta este artigo e compartilhe em suas redes sociais.

Copyright: 735715732 – https://www.shutterstock.com/pt/g/adiruch

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010