Como alcançar o crescimento e desenvolvimento profissional dentro de uma organização

Pessoa subindo escadas que representam seu crescimentoO Coach de Carreiras faz perguntas assertivas, com o objetivo de analisar e reavaliar a vida profissional do cliente, evidenciando pontos fortes e eliminando comportamentos negativos.

 

Se você perguntar para qualquer profissional de qualquer empresa o que ele mais deseja conquistar em sua carreira, a resposta será: crescimento. Alcançar o crescimento profissional é um anseio de todas as pessoas. Porém, esse é um processo que exige muita paciência, sabedoria, dedicação e persistência, não basta desejar, é preciso agir.

Além disso, para atingir esse objetivo, é necessário levar em consideração outros fatores que podem contribuir de maneira positiva ou negativa para a ascensão profissional. E que fatores são esses? O que é preciso fazer para alcançar o crescimento profissional? Para saber as respostas para essas e outras perguntas, continue a leitura.

Quer saber mais sobre a metodologia do coaching?

Vamos liberar o acesso para você só hoje!

O que é preciso para crescer profissionalmente?

Como mencionado anteriormente, existem alguns fatores que podem interferir no crescimento profissional, tais como:

  • A empresa nem sempre oferece espaço para desenvolvimento desejado.
  • O mercado de trabalho pode estar em crise.
  • O profissional nem sempre está totalmente disposto a lidar com os desafios desta mudança e assumir maiores responsabilidades.

Para conquistar o sonhado crescimento profissional é importante fazer uma avaliação se existem condições reais para que isso aconteça em sua carreira da forma como ela está atualmente, ou seja, analisar se a empresa oferece oportunidades para crescer ou você terá que iniciar a busca por um novo trabalho para alcançar seus objetivo.

Vale ressaltar que, com a alta competitividade do mercado, é imprescindível que todos os profissionais estejam em desenvolvimento contínuo e, principalmente, permaneçam preparados para as oportunidades que podem surgir ao longo do caminho. Então, independentemente de qual seja o caso, é importante ter sempre o crescimento como meta.

Para que você possa acompanhar e se preparar para as mudanças que ocorrem no mercado, o Coach de Carreira pode ser um aliado poderoso, justamente por ser um profissional especializado em aceleração de resultados e alcance de objetivos em curto espaço de tempo.

“Um coach não indica que caminho seguir. O que ele faz são perguntas assertivas, com o objetivo de fazer o cliente analisar e reavaliar sua vida profissional e seus comportamentos. Deste modo, seu papel está em ajudar o coachee a evidenciar e potencializar seus pontos fortes, e a eliminar aqueles elementos que estão impossibilitando seu desenvolvimento e o alcance de resultados”, explica José Roberto Marques, presidente do IBC Coaching.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Habilidades que contribuem com o crescimento profissional

Buscar o crescimento profissional deve ser feito com o devido preparo e análises pontuais. Existem algumas habilidades que podem se tornar diferenciais para os profissionais que querem crescer dentro de uma organização ou na carreira de modo geral. São elas:

1 – Resiliência e Flexibilidade

Mudanças e adversidades estarão sempre presentes na vida e na carreira. Portanto, a habilidade de lidar bem com situações que lhe tirem da zona de conforto é um fator indispensável. Mais do que isso, é preciso ter a capacidade de evoluir e obter aprendizado com as experiências, por mais desafiadoras que sejam, fazendo delas oportunidades de crescimento.

2 – Foco

Esse é um elemento essencial para o crescimento na carreira e alcance de metas em geral. O profissional pode ser flexível e adaptável às mudanças, mas também deve sempre manter o foco em direção aos seus objetivos, além de conseguir se concentrar nas atividades que o levarão a chegar ao seu destino desejado. Mais adiante você irá conferir dicas poderosas para isso.

3 – Habilidades interpessoais

Busque causar uma boa impressão, seja agradável, colabore com os colegas, tenha uma comunicação efetiva, ouça mais, valorize as relações, seja tolerante, elogie, reconheça e agradeça. Essas habilidades ganham um peso extra quando a função em questão envolve o contato direto com clientes e fornecedores, que são parceiros importantes para qualquer negócio.

4 – Entusiasmo e Motivação

Automotivação e entusiasmo são indispensáveis para o crescimento de qualquer profissional, uma vez que o estimula a cumprir as tarefas com qualidade e efetividade. Além disso, são atitudes que ajudam a tornar o ambiente corporativo mais agradável para todos, melhorando o relacionamento interpessoal e fortalecendo o trabalho em equipe.

5 – Profissionalismo

Encare os desafios, cumpra as demandas, as datas e os prazos com seriedade e dedique-se em desempenhar bem cada tarefa que realizar. Mantenha o foco, evite o excesso de brincadeiras, fique longe de fofocas e evite a utilização de redes sociais durante o trabalho, deixe para fazer isso nos momentos de folga.

6 – Trabalho em equipe

Esteja aberto a compartilhar seus conhecimentos, a ouvir na essência e aprender com os colegas e superiores. Evite comportamentos individualistas, colabore com o grupo e esteja disposto a dividir o sucesso dos projetos. Os empregadores desejam, cada vez mais, ter em seu quadro de funcionários profissionais dispostos a se dedicarem juntos a buscar as metas da organização.

7 – Feedbacks

A forma mais eficaz de saber se está alcançando o seu objetivo de crescer dentro da organização para a qual trabalha é pedindo feedbacks aos seus colegas e supervisores. Ouvir o que essas pessoas têm a dizer sobre o seu desempenho pode te ajudar a entender quais são os seus pontos mais fortes e aqueles que precisa desenvolver.

5 Atitudes para aumentar o foco no trabalho e alcançar o desenvolvimento profissional

Para ter sucesso no trabalho é fundamental estar preparado para ignorar as distrações que podem te tirar do foco produtivo. Pensando nisso, selecionamos cinco atitudes que podem te ajudar, confira.

1 – Defina e siga um cronograma de prazos

Você tem resistência quanto a elaborar um cronograma com prazos e datas porque acha que sua rotina ficará muito metódica? Saiba que seguir essa lógica de organização tornará seu cotidiano profissional mais leve, inclusive, abrindo espaço para realizar atividades pessoais e relaxantes.

O ideal é ter sempre um prazo para concluir qualquer tarefa e, se possível, estabelecer datas anteriores aos prazos reais que foram definidos pelo seu chefe. Por exemplo, se você tem um projeto com uma semana de prazo para ser concluído, mas sabe que se for dedicado consegue concluir em 4 dias, deve apostar no prazo mais curto. Quando se tem uma previsão para terminar algo é mais simples se manter focado em fazer aquilo que precisa, evitando a procrastinação.

2 – Reduza o tempo das redes sociais

Se você deseja se tornar uma pessoa produtiva, deve repensar a forma como se relaciona com suas redes sociais em seu dia a dia. Facebook, Instagram, Twitter, entre outras redes, podem consumir um número espantoso de horas da sua rotina se não tomar cuidado. Lembrando que não há nada de errado em ter perfis pessoais para interagir virtualmente com seus amigos, mas é necessário controlar o período gasto nessa atividade.

Quem puder, deve desligar seu celular durante o trabalho e evitar acessar as redes sociais. Se você depende do aparelho para o trabalho, pode instalar aplicativos que bloqueiam o acesso a perfis pessoais durante a jornada, como o AppBlock e o Forest. Tente mensurar o tempo que você permanece com o smartphone em mãos, substitua o aparelho por um livro ou outro passatempo de vez em quando no seu tempo livre.

3 – Organize seu ambiente físico de trabalho

Quando a mesa e o seu entorno estão um caos, fica bem difícil se organizar mentalmente para realizar as atividades que estão na lista de prioridades. Então, dedique algum tempo a colocar seus objetos pessoais e de trabalho em ordem no final do dia. Conforme o tempo vai passando, é natural ir movendo as coisas de lugar sem devolvê-las ao seu espaço original. Ser organizado permite aumentar seu foco em tarefas que exigem mais concentração.

4 – Reduza o tempo dedicado a atividades superficiais

Existem certas atividades do dia a dia de trabalho que não exigem tanta concentração, como ler e responder e-mails. Mesmo que tentador passar boa parte do dia apenas realizando atividades superficiais, não é nada positivo se deseja obter um bom ritmo de trabalho.

Comece a prestar atenção em quantas horas você dedica a abrir e responder e-mails ou mensagens corporativas em aplicativos. O ideal é reservar um tempo no começo e no final da jornada de trabalho somente para essa tarefa. Se acha que pode ser indelicado deixar as pessoas esperando por uma resposta, saiba que na verdade essa é a melhor atitude para ser mais produtivo.

5 – Reconheça a importância do descanso mental

O trabalho focado exige uma atenção demasiada por parte do profissional e, para repor as energias e carregar a sua criatividade, é interessante investir tempo em tarefas que te relaxem em nível cognitivo. O celular não é a melhor opção para te ajudar a relaxar porque oferece uma série de informações que te manterão acordado prolongadamente.

Sendo assim, caminhar, ouvir música, ler, entre outras atividades que não envolvam telas de smartphone e computador, são imprescindíveis para oferecer um descanso mental de qualidade. São experiências que funcionam para recarregar as energias para aplicar em um novo dia de trabalho.

Agora, conte para a gente: como você vê o crescimento profissional? Acredita que já cresceu profissionalmente em sua carreira? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e, também, deixar a sua opinião sobre o assunto. Aproveite e espalhe o conhecimento, compartilhando este artigo em suas redes sociais.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010