Dicas para quem está em busca do primeiro emprego

Entrevista de emprego

Confira aqui algumas dicas para quem está em busca do primeiro emprego.

Hoje em dia, descobrir um novo talento é tão importante para grandes empresas quanto manter um quadro de funcionários estável. O mercado está aberto para os jovens e sabe valorizar essa mão de obra cheia de vitalidade e ânimo para iniciar a carreira. Mesmo sem experiência prévia, um bom currículo, uma boa apresentação e a humildade para se lançar em novos desafios podem levar um jovem profissional ao sucesso.

Apesar disso, essa pode ser uma etapa complicada para muitos recém formados. Para quem ainda está na graduação e já começou a se preocupar com essa situação, o caminho mais simples é conseguir um estágio e ser efetivado. Já para aqueles que terminaram a faculdade, ou mesmo o ensino médio, e estão em busca do primeiro emprego, o jeito é “cavar” essa oportunidade. Como fazer isso? Nós separamos algumas dicas que vão ajudar bastante nesse momento. Continue e saiba mais!

1. Tenha objetivos

Mostre ao empregador que, mesmo sendo jovem, você sabe o que quer. Apresente-se de maneira clara e determinada e mostre que o seu desejo de contribuir com a empresa é verdadeiro. O seu objetivo pode ser um cargo específico, ou ao menos uma área na qual deseje ingressar. Contudo, jamais apresente duas ou mais opções de objetivos ao mesmo tempo, pois isso pode ser interpretado como falta de determinação. Escolha um caminho e lute por ele até conseguir!

2. Cause uma boa impressão

currículo é apenas uma das etapas para causar uma boa impressão. Mais importante do que ele é saber falar bem, compartilhar experiências, mostrar interesse e respeito pela instituição em que pretende atuar, além de ser honesto e verdadeiro nas respostas. Por isso, é importante treinar em casa a sua capacidade de falar de si mesmo, dos seus estudos, dos seus interesses, das suas qualidades etc., de modo que você chegue “afiado” para a conversa.

3. Saiba começar de baixo

Pessoas de sucesso, na maioria das vezes, começaram as suas carreiras ocupando cargos mais baixos. Sonhos megalomaníacos só servem para fechar portas. Vagas temporárias e estágios são, sim, boas oportunidades para criar experiência e mostrar todo o seu potencial aos empregadores. Aproveite essas oportunidades e entenda que o seu crescimento vai ocorrer pouco a pouco, na medida em que você demonstre as suas competências e conhecimentos profissionais. Seja paciente!

4. Conheça a empresa

É muito importante estar bem informado e se identificar minimamente com o local em que você pretende trabalhar. Isso gera empatia no empregador e demonstra que você pode ser a pessoa certa para ocupar determinada vaga. Por isso, conheça a missão, a visão, os valores, os produtos, os serviços e a história da organização. Jamais chegue a um processo seletivo sem ter feito a sua pesquisa. É o mínimo que se espera de um futuro funcionário, além de ser uma demonstração de planejamento e interesse.

5. Seja persistente

Saiba que você vai precisar bater em muitas portas e ter paciência. Vagas de emprego existem, mas também existem muitos bons profissionais concorrendo com você por elas. Quanto mais você conseguir se diferenciar dos outros, maiores serão as suas chances de conquistar uma vaga. Contudo, lembre-se: às vezes, o seu perfil determina mais o sucesso do que o seu currículo. Todos encontrarão o seu espaço. Para isso, nunca deixe de aprender e de mostrar o que sabe!

6. Seja criativo

Se você é jovem, use isso a seu favor! As empresas buscam profissionais com perfil inovador e que têm o potencial de oferecer algo novo à organização. Mostre que você é versátil e tenha pensamento estratégico antes de agir, pois isso fará com que o seu valor seja reconhecido. Se os mais velhos têm a experiência ao seu lado, os mais novos podem ganhar força mostrando a sua vontade de aprender, a sua velocidade de raciocínio e a sua capacidade de dominar tecnologias e de acompanhar tendências.

O currículo para quem busca pelo primeiro emprego

Como nesse momento da vida, você ainda não consegue chamar a atenção do entrevistador com as suas experiências, que ainda são nulas, é preciso usar outras informações para conseguir se destacar. Por isso, as suas qualidades e competências devem ter maior destaque no seu currículo. No entanto, isso deve ser feito com cuidado, de modo que não pareça pedante ou convencido.

Uma boa dica, na hora de organizar as informações que serão colocadas no seu currículo, é “substituir” o campo em que apareceriam as experiências profissionais pelos cursos e qualificações realizados durante o período da graduação ou ensino médio ou técnico. Cursos de idiomas e ligados à área de informática também são bastante apreciados. Todavia, é preciso ser sincero ao dizer o seu nível de conhecimento, pois o entrevistador poderá testá-lo durante a entrevista.

Seja conciso e verdadeiro

É importante lembrar-se de que a pessoa que vai avaliar o seu currículo terá poucos minutos para completar a tarefa. Por isso, é importante ser conciso e direto, sem fazer rodeios na hora de explicar um aspecto da sua trajetória ou das suas metas. Assim, utilize frases e parágrafos curtos e, quando for revisar o texto, corte tudo o que não considerar imprescindível para a mensagem ser entendida. Deixe os detalhes e explicações mais detalhadas para as etapas seguintes do processo seletivo.

Normalmente, o currículo é somente a primeira etapa do processo de seleção para a vaga que deseja. Isso faz com que o entrevistador tenha tempo e diversas chances para checar se as informações que você redigiu são verdadeiras. Sempre que você sentir um impulso de que pode “melhorar o currículo”, pense melhor sobre essa atitude, que pode ser vista como um desvio de caráter pela pessoa que está fazendo a seleção da vaga. Sempre diga a verdade. Ela vai aparecer, cedo ou tarde.

Ao seguir todas essas dicas, quem estiver em busca do primeiro emprego finalmente terá a sua procura encerrada, dando início a uma longa e bem-sucedida carreira profissional.

E você, ser de luz, tem mais alguma dica que gostaria de acrescentar para quem está em busca do primeiro emprego? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63